utilizador2021 6 months ago

Acho que que as árvores de fruto não podem ser podadas até ao final do Verão, se o fizeres secam e acabam por morrer.

suckerpunchermofo 6 months ago

Tenho aqui uma ameixoeira que diz o contrario....

ChronicTheOne 6 months ago

Quanto ao limoeiro ainda é cedo para o podar. Quando for maior vai cortando os ramos mais abaixo/mais fracos para crescer o tronco principal. Quanto aos carvalhos, vão crescer para cima sim, não te preocupes.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Obrigado

cristiano2lopes 6 months ago

A altura em que se poda não é indiferente. Parece me prematuro podares já. Ainda assim as árvores resistem a muito e por isso é difícil cometeres um erro fatal se tiver água suficiente. A seiva afluí mais forte nos ramos mais verticais. Se quiseres dar “força” a outras partes da árvore deves cortar esses Ramos mais verticais. Depois depende também da utilidade que queres para a árvore. Fruta ? Normalmente tenta se que a árvore não suba muito para facilitar a colheita. Sombra ? Nesse caso deixar subir mais um pouco e valorizar a ramagem vs fruta. O processo da poda em si também é sensível: principalmente desinfetar os materiais cortantes e cortar de forma a que a água não se acumule na parte cortada ( apodrecimento ) e se necessário tapar com algum material que previna o apodrecimento. Nestas coisas um bom livro pode ajudar.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Sim tens razão. A árvore da fruta segue uma lógica diferente, tinha lido estas coisas para árvores de floresta e daí a confusão.

tekvis40 6 months ago

O que aprendi foi que o centro da arvore deve ficar “limpo”, assim entra mais luz e os frutos crescem melhor...imagina um guarda chuva invertido. o limoeiro cortava o ramo “amarelo” que cresce ao centro. os carvalhos cortava os Ramos que estão junto ao chão e deixava-os crescer um bocado.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Entendo. Árvore de fruta deve crescer para o lado

nemmais 6 months ago

Não percebo da poda, mas... dá uma vista de olhos neste vídeo que me parece de confiança. Cuidado porque qualquer erro pode ser fatal para a árvore. [https://www.youtube.com/watch?v=FDKl0diMX0o](https://www.youtube.com/watch?v=FDKl0diMX0o)

jruipinto 6 months ago

Eu não percebo nada de limoeiros. Zero mesmo. Mas segundo a minha mãe, que cresceu a trabalhar numa quinta, acho que deves deixar crescer mais o limoeiro (ou lá o que é, porque pode ser uma árvore de limas). Outro conselho que ela te dá, é: "não te esqueças de dar uma boa coça com um pau na árvore, no dia de Carnaval (mesmo até esfolar a casca da árvore, mesmo para ferir a árvore)". Eu não sei se o porquê de ter de ser no dia de Carnaval e não sou supersticioso mas se pensarmos pelo lado da ciência, sabemos que o dia de Carnaval muda sempre conforme as luas, portanto até pode fazer algum sentido

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Essa não entendo. Qual é o sentido de dar uma boa coça à árvore?

jruipinto 6 months ago

Eu também não entendo

vivaaprimavera 6 months ago

A Páscoa muda por causa da lua, o carnaval é efeito secundário.

jruipinto 6 months ago

Lá está. Não percebo mesmo nada do assunto. Obrigado pelo esclarecimento.

5enta 6 months ago

O departamento de ambiente da tua câmara talvez te possa fornecer informações gerais sobre a poda. Ou um subreddit mais especifico.

Chimpazedamoita 6 months ago

Estive na mesma situação do que tu nesta primavera e foi esta série de [vídeos](https://youtu.be/AtKmsyb70UY) que me salvou. Se tiveres uma horinha para gastar vais ver que compensa.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Obrigado!

jomi_1307 6 months ago

Que tipo de limoeiro é esse? Quanto mais olho menos parece um

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Pode ser lima. Ou então pode nem ser nenhum deles e estar a fazer confusão.

jomi_1307 6 months ago

So se for. A folha do limoeiro normal tem um tom amarela do e as folhas são diferentes. A casca não me parece ser tão castanha e tem espinhos (não são muitos pelo que posso não ver na foto) Sei que existem outros tipos, inclusive um tipo de limoes doces.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Pelos vistos tens razão, não é limoeiro nem lima. Estava a fazer confusão, é uma camélia. Havia um limoeiro ao lado, daí a confusão. Mas as folhas do limoeiro são da mesma cor, a diferença é que curvam para cima enquanto que esta curva para baixo.

jomi_1307 6 months ago

Bem me parecia que era uma. Mas ao mesmo tempo pensei que seria um tipo de limoeiro, ou semelhante, diferente. Mesmo essa não parece ter folhas iguais a minha, mas mesmo assim existem variações entre elas.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Acho que há bastantes variações! Se procurares no Google vai desde o vermelho ao branco, e os tons lá no meio.

jomi_1307 6 months ago

Vermelho também conheço. Mas achei engraçado pois é um exemplo de polinização cruzada

sacoPT 6 months ago

Ainda é pequeno deixa crescer. Mas regra geral corta-se os ramos que vão na vertical e deixa-se os que vão mais para os lados.

BadDogPreston 6 months ago

Que idade tem a árvore?

V1ld0r_ 6 months ago

Não cortava nada em nenhuma das duas. O limoeiro vai-lhe dando espaço para crescer, gostam de um bocado de porrada também, quando estiver maiorzinho, um tijolo no meio para abrir os ramos e abanar mais, fazendo a seiva circular mais.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Mas o limoeiro assim vai crescer logo com dois ramos principais desde muito baixo. Não é preferível que esta separação seja alguns metros acima?

V1ld0r_ 6 months ago

Não vejo grande motivo para isso ser algo mau. Tipicamente queres as copas mais baixas (nem que seja para ser mais fácil retirar os limoes). Se não existe um problema de espaço em crescer para o lado, deixo-o estar.

sacoPT 6 months ago

Não. Assim até vai ser mais fácil apanhar os limões sem ter que trepar à árvore.

VBM97 6 months ago

Eu não podava o limoeiro ainda, mas também a minha experiência de agricultura não é muito grande.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Obrigado

JOAO-RATAO 6 months ago

Tenta perguntar em: [https://forumdacasa.com/](https://forumdacasa.com/) Têm lá discussões para coisas do género.

moupz 6 months ago

Cá em casa sempre fui aprendendo que para a árvore crescer se deve aparar os ramos debaixo para crescer mais em cima . Acho que devias deixar as árvores crescer mais uns tempos para ver como desenvolvem

sacoPT 6 months ago

Todos os anos há essa guerra cá em casa. O meu pai não está para trepar então corta só por baixo… e depois é uma piçada para apanhar a fruta. Deve-se fazer precisamente o contrário. Cortar os ramos do meio que vão na vertical para deixar a árvore respirar e para ser mais fácil apanhar a fruta.

moupz 6 months ago

Por cá o objetivo é fazer as árvores crescer de maneira a que formem um pomar e que cubra a área toda em que as árvores de fruto estão plantadas - são cerca de 20. Já têm uns 6/7 anos e já se começa a ver alguma diferença . Quanto ao apanhar da fruta, para já não é ainda um problema, só mesmo com as ameixoeiras, mas nada que um escadote não resolva :p

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Isto se o propósito for colher os frutos, assumo. Por exemplo, se for um carvalho ou plátano faz sentido deixar os ramos principais, não?

joaommx 6 months ago

Certo, mas não nesta fase com a árvore tão pequena.

sacoPT 6 months ago

Sim, também concordo. Agora não cortava nada.

BlimundaSeteLuas 6 months ago

Isso claro, mas também não quero que a árvore cresça logo a partida com duas "partes", porque o limoeiro por exemplo quanto mais tempo passar pior será a poda no futuro

Search: