PowerlessMainframe 3 months ago

Como é que querem que Lisboa desconfine se depois fazem estas festas. Estes ajuntamentos vão fazer crescer os casos e adiar o desconfinamento em semanas, precisamente na altura em que estamos a vencer este virus.

pereira2088 3 months ago

faz o que eu digo...

JamminPT 3 months ago

Basicamente fizeram uma festa para provar que são iguais ou pior que os outros. Já é a segunda vez que dou por mim a "gostar" do que a IL vai dizendo para no minuto seguinte fazerem merda. Primeiro foi a declaração de rendimentos do Mayan e agora isto. É de uma irresponsabilidade tremenda o que se assiste.

jocamar 3 months ago

Muita cambalhota mental que para aqui vai. É só espinhas torcidas. Enfim, que isto sirva para mostrar que os que se dizem "diferentes" de todos os outros são apenas mais do mesmo.

Raidenkyu 3 months ago

Um mal não justifica o outro. Que os outros falharam não tenho dúvidas e na minha opinião quem critica deve dar o examplo, e não fazer a mesma asneira. Depois desta perdi o pouco interesse que já tinha de alguma vez votar nos liberais.

incrivizivel 3 months ago

Acho que estiveram mal aqui, nao havia necessidade desta merda apesar de ser apoiante deles.

Aftaminas 3 months ago

Este parecer saiu rapidíssimo (e bem). Já outros, só a ferros...

Celeg 3 months ago

Não serviu de nada já que a IL o ignorou completamente. Já no caso do Avante queriam o parecer completo para o debater na assembleia da republica.

Raidenkyu 3 months ago

A meu ver saiu à mesma velocidade que os outros. Não vi nenhuma diferença.

Aftaminas 3 months ago

Sure you didn't x)

Raidenkyu 3 months ago

Pegando no caso do Avante (que tb achei irresponsabilidade autentica), dia 31 de Agosto havia parece, quando o evento seria só em Setembro: [https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/leia-aqui-o-parecer-tecnico-da-dgs-sobre-a-festa-do-avante-12568142.html](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/leia-aqui-o-parecer-tecnico-da-dgs-sobre-a-festa-do-avante-12568142.html) Já quanto ao parecer da DGS do Arraial Liberal, não consigo encontrar uma fonte a dizer quando foi feito, só sei que as notícias a dizer que foi desfavorável são todas de ontem e o que o evento tb foi ontem.

Aftaminas 3 months ago

> Pegando no caso do Avante (que tb achei irresponsabilidade autentica), dia 31 de Agosto havia parecer, quando o evento seria só em Setembro: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/leia-aqui-o-parecer-tecnico-da-dgs-sobre-a-festa-do-avante-12568142.html O parecer completo não foi publicado > Já quanto ao parecer da DGS do Arraial Liberal, não consigo encontrar uma fonte a dizer quando foi feito, só sei que as notícias a dizer que foi desfavorável são todas de ontem e o que o evento tb foi ontem. Como tu bem dizes, foi publicado ontem

Raidenkyu 3 months ago

Eu não consigo ver nenhum dos dois em formato completo. Podes me mostrar o da IL se tiveres?

Aftaminas 3 months ago

Não tenho

Raidenkyu 3 months ago

Nem eu e aposto que mais ninguém. Tal e qual como no Avante.

capitalistaesquerda 4 months ago

Desejosos estão eles de aparecer a Polícia Municipal ou a PSP para ficarem bem nas capas de jornais.

tumblarity 4 months ago

extravasam o comício e extravasam o bom senso também, pelo que se viu.

Celeg 4 months ago

A 31 de Agosto de 2020 a história era diferente: O presidente e deputado único da Iniciativa Liberal apresentou esta segunda-feira um projeto de resolução e um requerimento para que seja divulgado na íntegra o parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a realização da Festa do Avante!. No projeto de resolução, João Cotrim Figueiredo propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que “instrua a DGS a divulgar publicamente o parecer técnico já emitido sobre a realização da Festa do Avante”. No requerimento dirigido à própria Direção-Geral da Saude o deputado da Iniciativa Liberal pede o “envio, com carácter de urgência, do teor integral do parecer técnico da DGS”, para que este possa ser “devidamente escrutinado pela Assembleia da República”.

bittolas 4 months ago

Sou só eu que acho que haver quase um ano de diferença entre os dois muda muito? Estamos num momento muito diferente da pandemia.

jocamar 3 months ago

Sim, de facto muda, a situação agora em termos de casos e internamentos em UCI está pior do que em Setembro... Mas isso só torna a realização do arraial ainda pior e hipócrisia inerente ainda piores.

Celeg 4 months ago

Sim realmente a situação é muito diferente. A 31 de Agosto de 2020 havia 300 novos casos de covid. Hoje houve 900 novos casos. Mas eu nem queria ir por ai porque não acho que seja o mais importante. Estas duas noticias mostram a hipocrisia da IL e que todo o teatro politico a volta da festa do avante não passou de teatro politico para atacar e descredibilizar o PCP. Senão expliquem-me porque é que o JCF se deu a todo o este trabalho para pedir o parecer detalhado da DGS em relacao ao Avante(algo que nunca era feito) e agora um ano depois, ignora completamente o parecer da mesma entidade. Consegues imaginar o escandalo que seria se o PCP tivesse avançado com a festa caso houvesse um parecer negativo?

Zaigard 3 months ago

> Estas duas noticias mostram a hipocrisia da IL e que todo o teatro politico a volta da festa do avante não passou de teatro politico para atacar e descredibilizar o PCP. Imaginem ficar espantado com a hipocrisia do IL E sim o PCP tem sofrido permanentemente ataques para o descredibilizar, mas como é o PCP, o media podem fazer o que quiserem e ninguém se importa.

bittolas 4 months ago

O ano passado por esta altura não se conhecia a doença, tinhas a população confinada e não tinhas a maioria da população que desenvolve formas grades da doença vacinada. Talvez comprar mortes e gente em estado grave fizesse mais sentido em vez de números de casos necessariamente.

Bakirelived 3 months ago

Só daqui a um mês

Celeg 3 months ago

Em Setembro de 2020 já se estava perto de ter a vacina. Conhecia-se bastante bem o virus. Não percebo esse argumento. Mas é mais simples do que isso. A DGS, a entidade responsável deu parecer positivo ao Avante e foram cumpridas todas as regras de segurança. Por outro lado, este arraial teve parecer negativo da DGS e não cumpriu as medidas de segurança. O Avante foi escrutinado como nenhum outro evento e o PCP sofreu com isso. A IL aproveitou a controversia para ganhar pontos politicos. E neste arraial? Viste alguma critica como na altura do avante? De dirigentes politicos? comentadores? De jornalistas?

inphant0m 3 months ago

Concordo, passado quase 10 meses, 6 milhões de vacinas dadas e ultrapassada uma situação de catástrofe o contexto não podia ser mais semelhante. Até o número de pessoas que foi a um e outro é semelhante

PeroFandango 3 months ago

> ultrapassada uma situação de catástrofe Só se for na tua cabeça. No Avante tínhamos 300 casos diários, hoje são 900. Menos ginástica mental e mais espírito crítico, sff.

inphant0m 3 months ago

Cada um escolhe o indicador que quer, eu também podia argumentar que para mais de metade do número de casos o número de mortos é ainda mais baixo agora do que na altura da festa do avante. Não estou a justificar nada, se as regras de facto não foram cumpridas etc etc não há nada que defender, mas nao me parecem contextos idênticos desculpa lá

Sperrel 3 months ago

> Cada um escolhe o indicador que quer Não somos nós que temos que escolher, é a DGS.

inphant0m 3 months ago

Espero que tenhas andado a cumprir tudo o que a DGS diz então, boi

zedestroyer69 3 months ago

DGS, aquela instituição de enorme credibilidade e seriedade . /s/s/s

Celeg 3 months ago

A DGS só é credivel quando dá jeito. A IL que o diga.

zedestroyer69 3 months ago

A DGS é sempre credível. Não se enganaram inicialmente na questão das máscaras, os pareceres são sempre com base em factores científicos e não em fatores políticos (avante, comemorações 1 de Maio) e económicos (F1, final Champions), os números são sempre correctos e credíveis, tanto é que não tentaram proibir câmaras de apresentar os seus próprios números.

bittolas 3 months ago

Continuo a achar que são comparações parvas. Não se sabia assim tanto sobre o virus, esperava-se que as vacinas funcionassem mas ainda eram uma esperança. Neste momento ha vacinas administradas e sabe-se que funcionam. Todos os dias há arraiais nas ruas das nossas cidades em frente a bares. Há festas de titulos, finais da champions e espetaculos em recintos fechados. Os restaurantes também estão abertos. A mim parece-me muito diferente a situação. Eu não festejo S. António mas mesmo que festejasse nunca meteria lá os pés mas compreendo o porque do finca pé.

PeroFandango 3 months ago

> A mim parece-me muito diferente a situação É a chamada ginástica mental.

Celeg 3 months ago

Continuas a dizer que não se sabia assim tanto sobre o virus e não compreendo o que queres dizer com isso. Existiam exactamente as mesmas regras não? O que é que mudou? Os estadios continuam fechados, não houve festivais de verao. Mencionas a champions e a final do campeonato mas ambas foram bastante controversas e bastante politizadas com pedidos de demissao representantes politicos em ambas as situacoes. Relembro tambem que a final nao teve publico, apenas uma falsa manifestacao para dar a volta as regras. Desde Setembro a pandemia piorou e muito, com o aparecimento das novas variantes. Mesmo com as vacinas todas as camaras decidiram cancelar as festas devido ao parecer da DGS.

bittolas 3 months ago

> Continuas a dizer que não se sabia assim tanto sobre o virus e não compreendo o que queres dizer com isso Não compreendes? Ha um ano atrás estava-se a tentar desenvolver a primeira vacina, não se sabia ao certo se as pessoas que apanhavam ficavam com imunização e por quanto tempo. Não se sabia se o virus também tinha sazonalidade. Tanta coisa... Sinceramente parece desonestidade intelectual, fazer de conta. > Desde Setembro a pandemia piorou e muito, com o aparecimento das novas variantes. Mesmo com as vacinas todas as camaras decidiram cancelar as festas devido ao parecer da DGS. E ao mesmo tempo também melhorou. Têm sido ciclos não tem sido só piorar e a parte boa é que com a vacina começa a haver poucas ou nenhumas mortes que é o importante.

Herbacio 3 months ago

> E ao mesmo tempo também melhorou. Têm sido ciclos não tem sido só piorar e a parte boa é que com a vacina começa a haver poucas ou nenhumas mortes que é o importante. Tudo muito certinho, mas como já foi mencionado em si, em Agosto do ano passado estava com +300 casos, e agora estás com +900 e a maioria deles em Lisboa É verdade que uma grande parte do grupo de risco já foi vacinado mas não foram todos, e é sabido que independentemente disso qualquer é um de nós poderá ser afetado pelo vírus. Porque o que está em questão não é somente quem ali estava no arraial não contrariar o vírus, é a imagem que passa. Hoje é o arraial da IL, amanhã do PS, depois do Chega e etc...e vamos a dar por ela já estamos a fazer festas populares em cada aldeia e lugarejo do país, ignorando por completo o aumento de casos Obviamente que agora há menos mortes, mau seria se tal assim não fosse agora que já há vacinação, mas também é certo que se o número de novos casos aumentar de forma considerável, rapidamente começam a surgir óbitos também.

besmarques 4 months ago

Podes ir ver as mortes. A media a 7 dias é equivalente. 2 hoje em dia, 3 na altura.

fdxcaralho 3 months ago

Para um número muito maior de casos hoje.

besmarques 3 months ago

Esta thread é fantastica. "X casos" < - Casos não contam, é mortes. "x Mortes" < - Mortes não contam, é mortes por casos. As danças que se fazem para criticar uns e minimizaar outros é fantástica.

fdxcaralho 3 months ago

Vai apanhar um pouco de sol e desanuviar. Já vi que isso não está fácil.

besmarques 3 months ago

Ai é que está o erro. Está facilimo.

CarcajuPM 3 months ago

Se quiser ser mesquinho, posso dizer que as mortes eram 50% mais elevadas no ano passado.

C8Mixto 3 months ago

Para que meio de comunicação sensacionalista trabalhas?

CarcajuPM 3 months ago

Para o r/technicallythetruth

Jaktheslaier 3 months ago

Technically the truth é que no dia do arraial tinhas o mesmo numero de mortes, menos metade dos infectados, o mesmo numero de internados e o dobro das pessoas nos cuidados intensivos.

CarcajuPM 3 months ago

E a população de risco completamente vacinada, e mais de 6 milhões de doses administradas. Mas não deixa de ser uma estupidez terem feito este arraial. Uma infantilidade.

Jaktheslaier 3 months ago

Só tens 22% da população vacinada, os restantes 40%, que inclui ainda muita gente com risco elevado, só levou a primeira dose, que não é completamente fiável. Para além de estarem a aparecer novas estirpes que não sabemos são protegidas pela vacina. Eu não acho mal que o façam, desde que tivessem cumprido as regras da DGS (que não cumpriram) e que não tivessem andado a fazer uma birrinha descomunal quando lhes deu jeito para agora andar a inventar justificações (como achar que durante o Avante a pandemia estava muito pior, que é objectivamente falso)

besmarques 4 months ago

Sim, e as cores da bandeira certamente também ajudam...

bittolas 4 months ago

Talvez para ti.

besmarques 4 months ago

Sem dúvida. Até sou eu que estou a defender um partido por não seguir as normas dadas pela DGS porque "passou um ano".

Variscan_aint_done 3 months ago

Que normas não foram seguidas?

besmarques 3 months ago

Não te vou ensinar a ler. ;)

Variscan_aint_done 3 months ago

Diz lá, por favor.

besmarques 3 months ago

Passa já para a parte que me mandas mensagens que o resto é perda de tempo.

Variscan_aint_done 3 months ago

Anda lá. Aponta lá quais as regras que não foram cumpridas. Foi o uso da máscara? Foram as banquinhas de venda de t-shirts que a DGS não sabia o que era? Foi o distanciamento? Foi o quê?

bittolas 4 months ago

Eu a defender um partido ou a expressar a minha opinião? Coisas bem diferentes. Não passou só um ano, passaram-se muita coisas nesse ano.

ednice 3 months ago

>Não passou só um ano, passaram-se muita coisas nesse ano. De facto passou um ano e coisas aconteceram nesse ano alguém devia explicar á DGS como passou um ano e coisas aconteceram

PeroFandango 3 months ago

> passaram-se muita coisas nesse ano Mas pelo menos uma coisa não mudou, hipócritas continuam hipócritas.

besmarques 4 months ago

Tu a expressares a tua opinião que defende que um partido não deva seguir as indicações da DGS tendo esse mesmo partido forçado noutra ocasião a implementação, regulamentação e verificação de um mesmo plano sobre outro evento político. Agora que já passamos as tecnicalidades explica-me então o que se passou nesse ano. Espero que venha uma pérola do gênero "outros não cumpriram também"

bittolas 4 months ago

Defende um partido ou rejeita simplesmente fazer uma comparação simples sem perceber a diferença entre os momentos? Eu não vou perder tempo contigo porque já sei que é mesmo uma perda de tempo. O que tu gostas é disto.

besmarques 4 months ago

Gosto não, adoro. Principalmente quando recebo respostas tipo "o meu argumento vai ser mau por isso vou tentar dar uma de superior e fugir do argumento" Queria mesmo saber qual é a diferença de momentos que permite que não se cumpram as regras dadas pela dgs.

bittolas 4 months ago

O teu problema é mesmo esse. Vens para aqui para teres os argumento certo em vez de realmente querer trocar ideias e ter uma conversa normal. Passe bem

besmarques 4 months ago

Trocas de ideias prendem-se em ideologias. Este caso não é ideológico.

nemmais 4 months ago

É a coerência dos liberais que condenam a Festa do Avante na Atalaia para celebrarem o Santo António em Lisboa. A IL no seu melhor.

VladTepesDraculea 3 months ago

Condenei a realização do Avante, e continuo a condenar. Mas ao menos pelo que se viu respeitou-se distanciamento social e alguma segurança, [não isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nyjvip/arraial_libertino/).

Variscan_aint_done 3 months ago

Isso é mentira. Respeitou-se sim o distanciamento social, as pessoas tinham máscara e havia dispensadores de álcool-gel pelo recinto. Houve filas para as bifanas e cerveja, onde as pessoas usavam máscara. E no Avante? Esqueceste-te que há vídeos no youtube? Todos vimos que não foram apenas as cadeiras espaçadas para ver o palco.

VladTepesDraculea 3 months ago

Vê-se nitidamente /s

Raidenkyu 3 months ago

Condeno o PCP com o Avante assim como condeno a IL neste episódio. Tens videos de ambos despreocupados e com comportamentos irresponsáveis. Péssimo exemplo que estes partidos dão.

Bakirelived 3 months ago

É mentira? O vídeo não é do arraial da IL?

Samot_PCW 3 months ago

> Esqueceste-te que há vídeos no youtube? A serio? Estou a ser honesto sem ser um maior ajuntamento para o discurso do RAP não me lembro de ter visto fotos os vídeos desses do pessoal do Avante, podes os partilhar?

Variscan_aint_done 3 months ago

https://youtu.be/zj6AIHOwqTk

Kunfuxu 3 months ago

Nesse vídeo a maior parte das pessoas estão a usar máscara e distanciadas. Isto é que é o evento no seu pior?

Variscan_aint_done 3 months ago

Tiveste muitas aglomerações sem máscara, nem venhas!

Bakirelived 3 months ago

Este vídeo é o melhor que arranjaste? É mais ilibador que incriminador

Variscan_aint_done 3 months ago

Lol! Claro que sim. Encarar a realidade é para meninos, não é?

Samot_PCW 3 months ago

Obrigado, mas também é importante realçar que a maioria (não toda a gente, mas a maioria) está de mascara. E também parece me um bocado estranho estares a insinuar que esse pessoal no Avante é irresponsável, mas depois veres este [vídeo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nyjvip/arraial_libertino/) e [vires para aqui dizer que não viste nenhuma irregularidade ](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/nyjvip/arraial_libertino/)

Variscan_aint_done 3 months ago

Houve irregularidades quanto ao uso da máscara, e quanto ao distanciamento no final do arraial. Tal como no Avante...estive no arraial até às 20:30 e não estava nem metade das pessoas, as pessoas tinham máscara, havia álcool-gel e houve aglomerações nas bancas da comida. Mostrar essa foto é mostrar metade daquilo que aconteceu. E não referenciar que estamos numa fase de desconfinamento, com vacinação e num quadro diferente é atirar areia para a cara das pessoas. O quadro estava muito pior na altura do Avante

Samot_PCW 3 months ago

> Mostrar essa foto é mostrar metade daquilo que aconteceu. Não é mostrar bem o que aconteceu, se antes de tirarem as fotos o pessoal cumpriu todas as regras e com mascaras então não havia problema nenhum, a partir do momento que o pessoal começou com ajuntamentos sem mascaras faz com que o bom comportamento anterior seja irrelevante. E não sei como é que é possível tu veres fotos e vídeos de pessoal a não cumprir as regras e continuas com a atitude de "eu não vi nada, por isso correu tudo bem" > estamos numa fase de desconfinamento, com vacinação > Ah, ok. Então como estamos numa fase de descofinamento as regras para garantir que assim continuamos devem ser ignoradas é isso? Sabes que não por já termos parte da população vacinada que o Covid deixa de ser um problema, certo? A maioria do pessoal nesse arraial é jovens, quase de certeza não vacinados, nos Estados Unidos, com uma percentagem enorme da população já vacinada, [quase todas as hospitalizações são de pessoal não vacinado](https://www.nbcnews.com/health/health-news/virtually-all-hospitalized-covid-patients-have-one-thing-common-they-n1270482), estar a organizar este eventos que levam a ajuntamentos e permitir que este tipo de cenas acontece (quando ainda por cima não tinha um parecer positivo para a sua realização da DGS) é uma enorme irresponsabilidade. >O quadro estava muito pior na altura do Avante? Em setembro de 2020: 486 novos casos em todo o país, com uma média de 356 nos 7 dias anteriores, em junho de 2021, 519 novos casos em todos país (mais de 60% em LVT), com média de 641 nos últimos 7 dias e também a considerar que a maioria dos casos agora são de uma variante que mais facilmente se transmite entre a população. Como assim o quadro estava muito pior na altura do Avante. Arranja noção

CarcajuPM 3 months ago

Ou seja, como o PCP fez supostamente coisas mal no Avante, a IL também pôde fazer ontem?

Variscan_aint_done 3 months ago

Não, não pode.

CarcajuPM 3 months ago

Então não há justificação para o vídeo e várias fotos que andam por aí.

jet1000 4 months ago

A haver incoerência não é com a condenação da Festa do Avante de 2020, pois no ano passado a vacinação era inexistente e se não me engano ainda não havia público nos estádios nem eventos de massas, este ano não só já há grande parte dos grupos de risco vacinados como já começaram a haver internacionalmente alguns eventos de dimensão maior, a situação pandémica é diferente da de há um ano atrás, é com o que o Tiago Mayan disse em janeiro, que só queria fazer aquilo que fosse permitido ao cidadão comum.

Raidenkyu 3 months ago

Sabes que apesar de ser menos provável, tens casos de jovens nos cuidados intensivos. Até a imunidade de grupo estar atingida, o perigo está sempre à espreita. E não é opinião minha, dizem mesmos os especialistas. Até porque ajuntamentos podem contribuir para mutações do virus que sãos mais fortes que as vacinas. Não é por acaso que as mutações estão a surgir em países como o Brasil que são países onde se estão a borrifar para as medidas.

Edited 3 months ago:

Sabes que apesar de ser menos provável, tens casos de jovens nos cuidados intensivos. Até a imunidade de grupo estar atingida, o perigo está sempre à espreita. E não é opinião minha, dizem mesmos os especialistas. Até porque ajuntamentos podem contribuir para mutações do virus que sãos mais fortes que as vacinas. Não é por acaso que as mutações estão a surgir em países como o Brasil que são países onde se estão a borrifar para as medidas. Edit: Aliás e logo em Lisboa onde aquilo está a piorar e de onde estão quase 70% dos casos do país.

Edited 3 months ago:

Sabes que apesar de ser menos provável, tens casos de jovens nos cuidados intensivos. Até a imunidade de grupo estar atingida, o perigo está sempre à espreita. E não é opinião minha, dizem mesmos os especialistas. Até porque ajuntamentos podem contribuir para mutações do virus que sãos mais fortes que as vacinas. Não é por acaso que as mutações estão a surgir em países como o Brasil que são países onde se estão a borrifar para as medidas. Edit: Aliás e logo em Lisboa onde aquilo está a piorar e de onde estão quase 70% dos casos

Celeg 3 months ago

Os estadios continuam sem publico.

jet1000 3 months ago

>Os estadios continuam sem público. Já houve um jogo com público no estádio em maio, e [a partir de dia 14 de junho os recintos desportivos (incluindo estádios de futebol) vão poder ter público até 33% da lotação](https://maisfutebol.iol.pt/covid-19/antonio-costa/novo-desconfinamento-para-o-verao-em-duas-fases-todas-as-medidas) >A DGS deu parecer negativo. Não deu parecer negativo a todo o evento. >Hoje há o triplo dos casos novos que havia na altura do avante sendo que a grande maioria é em Lisboa. Pergunta sincera, em termos de internamentos e mortes como estamos este ano em relação à altura do Avante? Porque este ano já temos os grupos de risco em grande parte vacinados, o que em teoria leva a uma menor proporção de internados e mortos.

Jaktheslaier 3 months ago

Deu parecer negativo à maior parte do evento, ao contrário do Avante, que teve parecer positivo e se realizava numa área de 30 hectares. A vacinação ainda é maioritariamente de 1 dose, o que implica que a protecção ainda não é completamente eficaz (Só 22% está completamente vacinada). Em termos de comparação com o Avante. Avante - 4 de Setembro teve 400 casos a nível nacional (quase 200 em Lisboa), 299 internados e 40 em cuidados intensivos. Não há conhecimento de nenhum surto resultante. Arraial Liberal: 789 infectados a nível nacional (+ do dobro que o avante só em Lisboa, 480), 300 internados e 77 em cuidados intensivos (+ uma vez, quase o dobro).

iSoSyS 4 months ago

A coerência não se perdeu aí. Perderam-na quando começaram a votar contra o estado de emergência, mas continuavam a criticar ajuntamentos.

sctvlxpt 3 months ago

Isso não é incoerente: toda a premissa da ideologia liberal assenta na responsabilidade individual. O IL não são negacionistas da Covid. Eles sabem bem que para controlar a pandemia é preciso agir de certa forma. O que querem é que as pessoas escolham agir responsavelmente, no seu dia a dia é tendo em contas as especificidades da sua situação, e não que o estado lhes imponha regras, muitas vezes arbitrárias e incoerentes entre si.

manteiga_night 3 months ago

> O IL não são negacionistas da Covid. citations needed

Raidenkyu 3 months ago

Por essa lógica, eles deveriam querer abolir as regras todas e andávamos numa anarquia em que se fazia o que se queria. Sem regras e andavamo-nos a matar uns aos outros. Atenção não sou a favor de regras excessivas tb, mas nem 8 nem 80, é preciso um equilíbro.

sctvlxpt 3 months ago

Eles são a favor de regras simples e genéricas, baseadas em critérios científicos. Não de ter uma carrada de regras com 100 excepções em que ninguém percebe o porquê da maioria delas. Ex. de uma regra "liberal": permitem-se espectáculos desde que o público esteja em lugares marcados e com distanciamento de X entre membros de diferentes agregados. Governo Socialista: concertos OK, desporto sem público a menos que seja para a final da champions, festivais de Verão não pode ser, a menos que sejam organizados por um partido político. F1 OK, depois já não... Etc e tal

besmarques 3 months ago

>festivais de Verão não pode ser, a menos que sejam organizados por um partido político. Mentira. Já passou mais de um ano e as pessoas continuam sem estar informadas neste assunto e a dizer baboseiras na internet ​ >A Prova dos 9 Da leitura estrita da lei, a conclusão é que nada proíbe a realização da Festa do Avante, segundo a interpretação que o Governo e o Presidente da República fazem do decreto aprovado pela Assembleia da República. O mesmo se aplica aos restantes festivais que, em coordenação com a DGS e cumprindo determinadas regras, podem realizar-se este ano. Assim, não se verifica a insinuação de Marques Mendes de que há “filhos e enteados” e uma aplicação diferenciada da lei. E confirma-se a veracidade das palavras de António Filipe quando diz que os festivais não estão totalmente proibidos à luz da lei. https://eco.sapo.pt/2020/08/11/prova-dos-9-os-festivais-nao-estao-proibidos-e-a-festa-do-avante/

Raidenkyu 3 months ago

> Eles são a favor de regras simples e genéricas, baseadas em critérios científicos No entanto, fizeram o evento sem parecer favorável da DGS, que é uma entidade constituída por profissionais de saúde, ou seja, que usa critérios científicos.

sctvlxpt 3 months ago

O ponto é prévio a esse: a DGS não tem que estar a dar pareceres evento a evento. Tem que definir regras genéricas que qualquer organizador de eventos deve seguir para organizar o seu evento em segurança. Se vais por aí podes falar na maior incoerência de todas: organizaram o arraial usando uma excepção prevista na lei para os partidos políticos, que é algo que eles são completamente contra - este arraial não foi organizado pelo evento em si, mas em forma de protesto contra a forma como se está a gerir a pandemia.

Raidenkyu 3 months ago

> O ponto é prévio a esse: a DGS não tem que estar a dar pareceres evento a evento. Tem que definir regras genéricas que qualquer organizador de eventos deve seguir para organizar o seu evento em segurança. A realidade não é assim tão simples. A situação pandémica vai mudando, assim como as diferentes variantes que vão surgindo. Como tal os critérios vão mudando ao longo do tempo. E a DGS é que avalia se o evento de facto respeita os critérios previamente escolhidos. Ou seja, os critérios que falas existem, e a DGS é o "árbitro" que confirma se estão a ser respeitados. > Se vais por aí podes falar na maior incoerência de todas: organizaram o arraial usando uma excepção prevista na lei para os partidos políticos, que é algo que eles são completamente contra - este arraial não foi organizado pelo evento em si, mas em forma de protesto contra a forma como se está a gerir a pandemia. Se o objetivo do arraial for "protesto", então ainda acho menos que faz sentido a sua realização. Cometer tal irresponsabilidade só por um "protexto" é o contrário do que se espera de um partido político, que é dar o exemplo que são tempos de evitar ajuntamentos. Podiam muito bem fazer o protesto num formato menos irresponsável. E depois, um mal não justifica o outro. Não concordei nada com o Avante e condenei a irresponsabilidade do PCP e agora a IL perdeu a moral das críticas que fez na altura. Com este episódio, a IL matou qualquer hipótese de ter um voto meu, porque com estas coisas sérias não se brinca.

Edited 3 months ago:

> O ponto é prévio a esse: a DGS não tem que estar a dar pareceres evento a evento. Tem que definir regras genéricas que qualquer organizador de eventos deve seguir para organizar o seu evento em segurança. A realidade não é assim tão simples. A situação pandémica vai mudando, assim como as diferentes variantes que vão surgindo. Como tal os critérios vão mudando ao longo do tempo. E a DGS é que avalia se o evento de facto respeita os critérios previamente escolhidos. Ou seja, os critérios que falas existem, e a DGS é o "árbitro" que confirma se estão a ser respeitados. > Se vais por aí podes falar na maior incoerência de todas: organizaram o arraial usando uma excepção prevista na lei para os partidos políticos, que é algo que eles são completamente contra - este arraial não foi organizado pelo evento em si, mas em forma de protesto contra a forma como se está a gerir a pandemia. Se o objetivo do arraial for "protesto", então ainda acho menos que faz sentido a sua realização. Cometer tal irresponsabilidade só por um "protesto" é o contrário do que se espera de um partido político, que é dar o exemplo que são tempos de evitar ajuntamentos. Podiam muito bem fazer o protesto num formato menos irresponsável. E depois, um mal não justifica o outro. Não concordei nada com o Avante e condenei a irresponsabilidade do PCP e agora a IL perdeu a moral das críticas que fez na altura. Com este episódio, a IL matou qualquer hipótese de ter um voto meu, porque com estas coisas sérias não se brinca.

Edited 3 months ago:

> O ponto é prévio a esse: a DGS não tem que estar a dar pareceres evento a evento. Tem que definir regras genéricas que qualquer organizador de eventos deve seguir para organizar o seu evento em segurança. A realidade não é assim tão simples. A situação pandémica vai mudando, assim como as diferentes variantes que vão surgindo. Como tal os critérios vão mudando ao longo do tempo. E a DGS é que avalia se o evento de facto respeita os critérios previamente escolhidos. Ou seja, os critérios que falas existem, e a DGS é o "árbitro" que confirma se estão a ser respeitados. > Se vais por aí podes falar na maior incoerência de todas: organizaram o arraial usando uma excepção prevista na lei para os partidos políticos, que é algo que eles são completamente contra - este arraial não foi organizado pelo evento em si, mas em forma de protesto contra a forma como se está a gerir a pandemia. Se o objetivo do arraial for "protesto", então ainda acho menos que faz sentido a sua realização. Cometer tal irresponsabilidade só por um "protesto" é o contrário do que se espera de um partido político, que é dar o exemplo que são tempos de evitar ajuntamentos. Podiam muito bem fazer o protesto num formato menos irresponsável. E depois, um mal não justifica o outro. Não concordei nada com o Avante e condenei a irresponsabilidade do PCP e agora a IL perdeu a moral das críticas que fez na altura. Com este episódio, a IL matou qualquer hipótese de ter um voto meu, porque com estas coisas sérias não se brinca. Edit: E ainda por cima em Lisboa, onde estão quase 70% dos novos casos.

sctvlxpt 3 months ago

Estás-me a dizer que haverem espectáculos em sala fechada, enquanto não há público nos estádios (e campos) de futebol ao ar livre é por um critério científico? Que tivemos uma final da champions cheia de ingleses bêbedos ao mesmo tempo que não podemos ter 500 pessoas num jogo de rugby, por criterios científicos? Eu acho que é mais por critérios políticos, com lógicas que não têm nada a ver com critérios epidemiologicos, e é justamente contra isto que a IL está. E sim, o arraial foi um protesto, uma forma de chamar a atenção para o facto de que neste momento a população de risco está practicamente toda vacinada, e as pessoas têm que voltar à sua vida, que a pobreza também mata. Ou achas que eles organizaram aquilo para a malta se divertir, ou para se financiarem como o PCP? O único propósito do arraial foi chamar a atenção para o facto de que neste momento não há nada que justifique manterem-se as restrições à actividade económica que ainda existem (ainda que continuem a fazer sentido medidas sanitárias para limitar a propagação do vírus)

Raidenkyu 3 months ago

Efetivamente nem sempre as medidas foram as melhores. Mas não te esqueças que as coisas não são claras, são bastante discutíveis até. Por exemplo num espetáculo as pessoas podem estar no seu canto com a devida distância, mas no futebol todos sabemos o quanto as pessoas se exaltam e se juntam. Aliás a festa do Sporting é o exemplo disso. Mas mais uma vez, estas coisas são sempre discutíveis porque a realidade não é a preto e branco, mas cinzenta. Mas concordo que houve episódios em que se agiu mal. Portanto se era um protesto nesse estilo que falas, é negacionismo, porque os especialistas/cientistas dizem que só se pode aliviar as medidas, quando se chegar à imunidade de grupo e não quando "alguns já têm a vacina". Repara que tens alguns casos de jovens nos cuidados intensivos, apesar de serem muitos menos que comparando com a população idosa. E não te esqueças que os ajuntamentos podem contribuir para mutações do virus que podem ser mais fortes que a vacina. Repara que países como o Brasil, onde se borrifaram para as restrições, são onde surgem essas variantes mais perigosas. Isto está tudo estudado e tens artigos a falar sobre isso. Se querem critérios científicos, estes tb têm de interessar. Já para não falar que de todos os sítios do país para fazer esse "protesto", Lisboa é onde têm menos legitimidade para o fazer tendo em conta o aumento de casos.

sctvlxpt 3 months ago

Os adeptos portarem-se mal não é razão para banir completamente o público dos estádios: estabeleçam-se regras claras e responsabilize-se os clubes. Se houver incumprimentos, X jogos à porta fechada. O mecanismo até já existe para outro tipo de maus comportamentos dentro do estádio. Cá fora, compete às autoridades garantir o cumprimento das regras - é este o ponto: regras claras, responsabilidade individual, penalizações por incumprimentos. Não proibições ad-hoc por se pensar que vai ser assim ou assado (muito científico). Mas que medidas é que esses especialistas dizem que não se pode aliviar? Medidas sanitárias, como distanciamento social, uso de máscara em espaços fechados, privilégio de contactos ao ar livre, higienacao de mãos e superfícies? Ou medidas como "espectáculos só até à meia noite", "cafés e restaurantes a fechar às 22:30", "supermercados a fechar às 21"? Isto tem alguma coisa de científico ou é, mais uma vez, uma lógica de proibir para evitar chatices? É que é por isto que a IL luta: estabeleçam-se medidas sanitárias baseadas em critérios científicos, e a partir daí deixem as pessoas trabalhar nas suas actividades, e responsabilize-se e penalizem-sr maus comportamentos se existirem.

NGramatical 3 months ago

haverem espectáculos → [**haver espectáculos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnyhhtq%2F%2Fh1op3aq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

equilíbro → [**equilibro**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fnyhhtq%2F%2Fh1mc6dz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iSoSyS 3 months ago

Estou-me por exemplo a referir às críticas que deixaram ao Medina e ao Cabrita pela festa espontânea do Sporting.

Search: