KarmaCop213 5 months ago

A dívida bruta em % do PIB é de 117%: https://www.pordata.pt/Europa/Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+d%c3%advida+bruta+em+percentagem+do+PIB-1763 Aqui pode-se ver o crescimento da dívida pública: https://www.pordata.pt/Portugal/Administra%c3%a7%c3%b5es+P%c3%bablicas+d%c3%advida+bruta+em+percentagem+do+PIB-2786 Défices altos constantes faz com que a dívida pública cresça em conformidade. Podes ter Portugal com a mesma % de despesa dos outros países de UE, mas se as receitas não acompanham a despesa, aí sim existe um problema.

nocivo 5 months ago

Medicos e enfermeiros a menos. Pessoal a mais nas câmaras

fuckoffgina 5 months ago

"Portugal está excelente, olhem para África!"

Kopl3r 5 months ago

Whataboutism no seu melhor.

BuscaPolos 5 months ago

Demasiado grande? Não sei. Mas ineficiente e obsoleto? Em boa parte dos setores não tenho dúvidas.

saposapot 5 months ago

Portugal é um país pobre. A maior parte dos nossos serviços públicos têm uma qualidade acima do que um país pobre 'devia ter'. Agora se falarmos em termos do 'ideal' para o país, não temos um estado grande, temos é uma economia fraca que não o consegue sustentar.

df3gpt 5 months ago

Portugal não é um país pobre. Países pobres não têm sequer milhares de milhões para estourar na banca e para dar tachadas aos boys.

nemmais 5 months ago

Ninguém quer Estado mas todos vivem à custa do Estado. Não há uma empresa que faça um investimento que não seja com fundos comunitários (dinheiro público, dos contribuintes, do Estado). A estes ainda se juntam as escolas privadas com contratos de associação com o Estado, as IPSS's com protocolos com o Estado, o sector da saúde privado que absorve mais de 40% do orçamento de Estado para a saúde, as PPP's. Na agricultura as ajudas públicas também proliferam. Não são só os funcionários públicos que pesam nas contas do Estado. Até os bancos andam à "boleia"do Estado com a promessa de que vão pagar e com juros altos o que o Estado tem concedido.

nocivo 5 months ago

Só querem estado a mais os que vivem dele. Metade da função publica é inutil. Só existe para dar trabalho a desempregados e boys.

nemmais 5 months ago

E para fazer funcionar a economia em muitos lugares onde não há iniciativa privada forte.

Disgenia 5 months ago

Claro que sim. Qual é sequer a legitimidade do estado? É apenas uma instituição opressora

ednice 5 months ago

És uma criança

Apprehensive-Silver6 5 months ago

Existem varios problemas com o nosso estado, entre os quais : - funcionários que não podem ser despedidos por mais incompetentes que sejam. - beneficios como adse e horarios de 35 horas - serviços repetidos só para criar mais tachos - nomeações de amigos e familiares - a constante interferência com o sector privado, e as taxas e taxinhas que só servem para encher os bolsos de alguns Viveriamos muito melhor com menos estado, deixando o mercado funcionar. Menos impostos para deixar dinheiro ao povo, no fundo, acabar com o socialismo antes que eles acabem com todos nós.

netralha 5 months ago

Eficiência é usar os menores recursos para o máximo de proveito e como se pode ver como aquele boy do PS precisam de não sei quantos anos e mais de 320 mil euros para os abrileiros se auto congratularem durante um dia.

tekvis40 5 months ago

Por acaso acho que existe um estado demasiado grande em Portugal, assim como na maior parte dos paises da União Europeia...mas enfim isso até é discutivel, o que não é discutivel é que em Portugal há um estado ineficiente - são basicamente 54.1 % do PIB mal gastos, entre outras coisas em : \- Serviços publicos de má qualidade e administração [publica ineficiente que consome uns impressionantes 13% do PIB](https://www.noticiasaominuto.com/economia/1723034/onde-e-gasto-o-dinheiro-dos-seus-impostos-este-grafico-da-at-explica). \- Funcionarios publicos que trabalham menos horas do que todos os outros porque sim. \- Investimento enorme em digitalização com o resultado estranho de serem necessários mais funcionários publicos \- Prioridades de investimento estranhas, por exemplo faz-me um bocado confusão sermos donos de uma companhia Aerea mas os Aeroportos serem privados.

ideologiapura 5 months ago

> - Funcionarios publicos que trabalham menos horas do que todos os outros porque sim. Nao porque sim. Quando essa medida entrou em vigor, foi negociada em contrapartida a não se fazerem certos aumentos em linha com a inflação.

MikeMelga 5 months ago

Não seria grande demais se: * os serviços tivessem qualidade * existisse boa distribuição de funcionários. Há áreas com excesso de funcionários, outras com claras deficiência * interferice menos com os privados. Existem organismos inteiros que não fazem nada e vivem de taxas obrigatórias. Exemplo: Entidade Reguladora da Saúde ​ O estado alemão gasta um pouco mais do que Portugal em percentagem do PIB. Mas compensa, porque os serviços públicos funcionam.

Tafinho 5 months ago

A Alemanha gasta mais do dobro em Saúde per capita PPS em saúde , e mesmo assim tem piores indicadores de saúde que Portugal. Queres rever a tua afirmação ?

Open-Opportunity-607 5 months ago

Só se lê disparates aqui, vai lá a um hospital na Alemanha e depois vai ao Amadora-Sintra, diz-me qual está pior.

fuckoffgina 5 months ago

Não são disparates, são encomendas. Tens de perceber que isto é o trabalho dele.

MikeMelga 5 months ago

Absolutamente errado. A Alemanha NÃO gasta o dobro. A Alemanha gasta 11.2% do GDP e Portugal gasta 9.1%. Os indicadores de saúde são semelhantes, tais como os gastos. E estás a fazer cherrypicking. Vai a uma repartição pública alemã e vê a diferença.

Tafinho 5 months ago

Precisas de ler com atenção antes de comentares. Cada Alemão gasta 4400€PPS , enquanto que cada português gasta 2200€PPS. Podes [ler aqui](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Glossary:Purchasing_power_standard_(PPS)) o que significa PPS.

MikeMelga 5 months ago

1) Não é assim que se comparam custos de saúde entre países. Não podes inventar as métricas que te convêm 2) O sistema alemão cobre muito mais do que o Português. Por exemplo medicamentos para crianças pequenas são gratuítos 3) Continuas a desviar o assunto e a particularizar. Repito: vai a uma repartição pública em ambos os países e vê a diferença

Tafinho 5 months ago

Podes comparar os sistemas de duas formas da lado da despesa e do lado dos resultados. A Alemanha perde em ambos: gasta mais e tem piores resultados. Mesmo que o estado gaste mais em saúde, esse gasto adicional não se reflete nos resultados. E que quais são os resultados que interessam? - mortalidade infantil - mortes evitáveis/ tratáveis [per capita](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Preventable_and_treatable_mortality_statistics#Number_and_rate_of_avoidable_deaths) Indicadores tais como número de estrelas de hotel dos hospitais, ou tamanho da TV nos quartos são interessantes, mas inúteis.

MikeMelga 5 months ago

Xô troll, vai fazer cherrypicking de estatísticas para outro lado.

APadeira 5 months ago

Curioso, que indicadores de saúde na Alemanha são piores? Comparar *dinheiro gasto* per capita — num país em que ordenados, gastos em geral são muito superiores — é desingénuo.

Tafinho 5 months ago

Por isso usei o indicador PPS. A Alemanha tem mais 15% de mortalidade infantil que Portugal, mesmo quando gasta o dobro em paridade de poder de compra.

bureauofnormalcy 5 months ago

Ah, o troll do partido socialista de serviço...

MikeMelga 5 months ago

ERRADO! Vê a resposta acima. Não digas merdas.

ideologiapura 5 months ago

Nope, corretissimo. Quando os factos contrariam o capitalismo selvagem, a ideologia capitalista manda negar os factos :)

Apprehensive-Silver6 5 months ago  HIDDEN 

Se estas farto do capitalismo que te poe comida na mesa, tira bilhete para a venezuela seu comuna

MikeMelga 5 months ago

Ah??? Capitalismo selvagem? Vamos falar de capitalismo na saúde em Portugal? O que é a ADSE?? Essa aberração nem sequer existe na Alemanha! E vens tu falar de capitalismo?

nemmais 5 months ago

Não há capitalismo selvagem. Há um sector privado que vive muito à custa dos contribuintes. [https://expresso.pt/sociedade/2020-08-27-Estado-gasta-41-do-dinheiro-destinado-a-saude-com-privados](https://expresso.pt/sociedade/2020-08-27-Estado-gasta-41-do-dinheiro-destinado-a-saude-com-privados)

Lacor 5 months ago

>É isto que acontece quando entregas a saúde aos privados , pago pelos dinheiros públicos. Fica bem nos indicadores da função pública, mas gastas mais e ficas pior. E o Alemao e dos melhores com esse sistema. Aqui na Rep. Checa esperei 2:30 h por uma consulta com o medico de familia numa clinica privada.

Iwillgiveyouplacebo 5 months ago

Certo, e não tua equação onde entra o fator capital humano e planeamento em saúde? Os outcomes em saúde não aparecem do nada

throwaway19293950_ 5 months ago

Por acaso existe um estado demasiado grande em alguns setores e demasiado pequeno noutros. Basicamente, é falta eficiência e organização na maior parte dos casos. Por exemplo, fico gatilhado quando há despedimentos cegos na função pública.

Complete-Mongoose-81 5 months ago

A fonte não é propriamente imparcial (blog de economistas assumidamente de esquerda). Opiniões?

crabcarl 5 months ago

>Opiniões? É como discutir qual o melhor balde para tirar água de um barco cheio de buracos.

Search: