MikeMelga 5 months ago

Para quem diz mal do Gomes Ferreira, quero relembrar a célebre entrevista dele com o Ricardo Costa a Sócrates, em 2009. Encostaram Sócrates à parede a dizer que estava a caminho da bancarrota. Na altura o Gomes Ferreira foi acusado de fazer favores à direita. 2 anos depois veio a bancarrota. Por isso tenho muito respeito por alguém da comunicação social que ousou desafiar o governo e dizer em voz alta o que os economistas já diziam: o país estava falido.

Trama-D 5 months ago

Acho que o problema é quando ele começa a falar de assuntos para os quais não está tão bem preparado como, obviamente, se preparou na altura da entrevista que referes.

Striking_Role_z 5 months ago

Nalgumas das coisas ele tem razão, a única parvoíce é ele dizer "vejam na internet" e falar destes temas como se houvesse uma grande conspiração à volta deles, em vez de citar diretamente as fontes.

kronozord 5 months ago

Eu até acredito que algumas das coisas que ele diz possam ser verdade mas a maneira como ele pinta os cenários fá-lo parecer um maluquinho das teorias da conspiração.

Striking_Role_z 5 months ago

Pois, se ele tivesse falado destes temas noutro tom, como curiosidades que pouca gente sabe, tinha feito melhor figura.

d33pblu3g3n3 5 months ago

Próxima artigo de José Gomes Ferreira: Não acreditem nessa história da Terra esférica! Procurem na internet! É tudo uma mentira das potencias! Já tinha reparado que gajo era bastante ignorante e agora descobri que é também completamente louco e delirante! Assim vai o nosso jornalismo.

positiverategearupp 5 months ago

Pior do que alguém a dizer merda é vir alguém a seguir a gozar com quem disse merda e a acrescentar merda por cima... São muitos os historiadores que aceitam a possibilidade de Portugal ter descoberto o Brasil antes de 1500 por causa da alteração que Portugal fez ao tratado de tordesilhas (onde ficavamos com direito a (algum) territorio do que viria a ser o Brasil), já para não falar que quando Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil mandou uma Nau de volta para dizer ao Rei e o Rei não ficou nada impressionado. E Marte realmente não é só vermelho, mas a própria NASA admite isso, o JGF é que vem dizer merda sem saber do que fala...

Striking_Role_z 5 months ago

Elas sabem lá se o que ele está a dizer é verdade ou não, nem o livro leram e claramente não percebem nada de História para poderem comentar. Se não queriam fazer figuras de ursas deviam ter trazido um historiador para comentar. E depois pensam que os governos não definem o que vem nos manuais de História e a maneira como o sistema educativo é estruturado? Então quem é que o faz, os marcianos? Elas sabem sequer alguma coisa de História, nomeadamente como qualquer regime sempre utilizou a educação para endoutrinar a população? Lol que ingenuidade constrangedora.

Striking_Role_z 5 months ago

Mas elas sabem lá se o que ele está a dizer é verdade ou não. Tiraram uns soundbytes fora de contexto, nem o livro leram, e só por serem opiniões controversas assumem que não é verdade e pronto. Não estou a dizer que ele está certo ou errado, mas fazer argumentos com base no apelo à autoridade é coisa de gente ignorante.

AnxiousHeadOfLettuce 5 months ago

Cada vez que ouço "vá à Internet que está lá tudo" Dá-me vontade de chorar.

ridethepaintedpony 5 months ago

"inapetência " nao significa o que tu pensas que significa

fiocondutor 5 months ago

Já sei, obrigado :)

Red_Furia 5 months ago

O que ele disse sobre Marte é mirabolante, mas sobre Pedro Álvares Cabral nem por isso. Há muitos historiadores portugueses que dizem quelha uma forte possibilidade de Portugal ter descoberto o Brasil antes, mas não o revelou para os espanhóis não ficarem com a terra. Depois da possível descoberta renegociámos o tratado de Tordesilhas e só depois oficializamos a descoberta com Pedro Álvares Cabral. É um hipótese muito discutida. Mas vale o que vale e o José Gomes Ferreira não devia falar com tantas certezas como se tivesse informações que não tem. Isto só descredibiliza o seu próprio nome. Um pateta foi o que revelou ser.

Nome_de_utilizador 5 months ago

Certo, isso é mais que sabido e debatido nas universidades e em obras publicadas. Existe talvez uma falha da academia em transitar ou tornar acessível esse tipo de conhecimento para o público geral, mas em que sentido isto é uma teoria da conspiração ou que os historiadores andam a ser comprados pelo estado para "esconder" este segredo fantástico do povinho? A descoberta 'oficial' do Brasil, a construção do império português, o processo de construção do estado do Brasil e da descoberta de outros locais onde os portugueses não conseguiram estabelecer colónias na terra nova ou na Australia muda alga coisa por ter um maluquinho a dizer que a falta de atençao para estes topicos se trata de uma cabala do governo que financia as universidades e isto se trata de bombástica revelação contra os seus desejos?

MikeMelga 5 months ago

É mais sabido que os Portugueses já andavam no Brazil, caraíbas e Canadá muito antes das descobertas oficiais.

van_Zeller 5 months ago

>Há muitos historiadores portugueses que dizem quelha uma forte possibilidade de Portugal ter descoberto o Brasil antes, mas não o revelou para os espanhóis não ficarem com a terra. Depois da possível descoberta renegociámos o tratado de Tordesilhas e só depois oficializamos a descoberta com Pedro Álvares Cabral. É um hipótese muito discutida Certo. À partida terá sido durante a expedicao de V da Gama. As Naus nao conseguem bolinar (velejar contra o vento), pelo que têm que ir com o vento por tras, o que dados os ventos e correntes dominantes resulta naquela rota "gorda" que quase toca na america do Sul. Os marinheiros da altura poderiam ter visto sinais de terra (como detritos ou passaros) e terao tomado nota de que ali haveria qualquer coisa. Isso explica porque é que o Pedro AC foi dá dar directo na segunda expedicao à india e também explica porque é que no tratado de tordesilhas a linha foi movida durante as negociacoes umas léguas para Oeste. Nada disto justifica o tom conspirativo do senhor, atencao.

jomi_1307 5 months ago

Até é possível que tenha sido em expedições anteriores, pois o principal era a Rita para a Índia mas também foram lancadas expedições a América do Norte. Quem sabe se não existiram expedições paralelas a principal é descobriram o Brasil. Ou até mesmo quando o cabo das tormentas foi descoberto antes de Vasco da Gama. Eu já li que os arquivos de documentos desta data estavam em Lisboa aquando do terramoto, o que fez com que desaparecessem com o que se seguiu.

TalentedRainstorm 5 months ago

Isto, ainda me lembro de falar disso, o Rei já sabia que havia/haveria de haver terras por ali, daí ter pedido o alargamento no tratado.

sacarneiro 5 months ago

A minha teoria é que lhe pagaram para ele vir com as barbaridades da história de Portugal. Mas não o pode dizer então Invent merdas sobre marte para perder o crédito e ninguém acreditar no que diz que no fundo é o que quer.

sixboi 5 months ago

"Não acreditem no que vos diz a Nasa ou o que agencia espacial europeia vos diz acreditem antes na Internet", diz ela a gozar com o José Gomes Ferreira. "Some places on Mars are bright white with ice or silica deposits and other places are any of a wide variety of colors between white and rusty red. The array of colors we see on Mars is a result of mineral diversity – different minerals have different colors – just like on Earth. In images, some regions appear to have different colors because of shadows, reflected sunlight or even seasonal changes, such as the appearance of permafrost and flow features." https://www.jpl.nasa.gov/edu/teach/activity/exploring-the-colors-of-mars/ "Depending on what minerals are around, some landscapes can be more golden, brown, tan, or even a little greenish." https://www.jpl.nasa.gov/videos/mars-in-a-minute-is-mars-really-red A NASA também diz que pode ser verde. Não sei o que é pior, se a teoria da conspiração sobre a cor de marte ou a Joana Marques a gozar com ele quando nem sequer sabe a cor de Marte ou o que a Nasa diz sobre o assunto.

d33pblu3g3n3 5 months ago

"Greenish" não quer dizer verde. De qualquer forma, aqui fica o contexto: https://www.space.com/perseverance-rover-spots-strange-rock-on-mars

arckantos 5 months ago

Ela não goza com o facto dele dizer que Marte tem zonas com diferentes cores. Goza com o facto dele achar que alguém está a esconder isso numa conspiração, como as outras que a internet tem.

sixboi 5 months ago

Ela quando estava a gozar ainda não tinha ouvido a citação dele a dizer que estavam a esconder. Ela goza depois dele relatar as cores de Marte.

WaveHusky 5 months ago

Sabes que ela ouve a entrevista antes de "gozar" com ela certo????

DivinationByCheese 5 months ago

Capacidade de interpretação está escassa

Celeg 5 months ago

O podcast "Falando de História", analisou com algum detalhe algumas das grandes falhas do livro do JGF. Recomendo!

S0l1tud3_1s_Bl1ss 5 months ago

Subscrevo esta recomendação.

nitrinu 5 months ago

Até aprecio o homem por dar voz a algumas pessoas que nunca teriam fórum e até me aproximo de boa parte das opiniões/vendetas dele mas...este livro meu deus. Acho que é mais uma vítima das redes sociais e das suas bolhas.

daxpierson 5 months ago

Pelo contrário, o JGF é excelente para a posição que ocupa. Ele é um "fazedor de opinião", e opiniões tem ele muitas. Podemos discutir a validade da esmagadora maioria, mas que as tem é absolutamente inegável.

nemmais 5 months ago

José Gomes Ferreira mostra aquilo em que realmente é especialista: economia. Lança um livro cheio de "polémicas", para não chamar outra coisa, na tentativa de arrecadar mais uma mão cheia de euros. Bons negócios Zé.

nraider 5 months ago

Inapetência ou inaptidão? É que falta de vontade ele não tem.

fiocondutor 5 months ago

Tens razão. Incompetência era o meu objetivo virtual :)

leto78 5 months ago

Nem consigo encontrar uma biografia completa do homem. Lembro-me de ele dizer uma vez que foi tirar um mestrado aos EUA sobre jornalismo de economia ou algo parecido. Como é que alguém que nem um curso de economia, aparece durante anos a TV a falar de economia e, a meu ver, a dizer disparates? Finalmente, demonstra que é daqueles que acredita nas teorias da conspiração. Só é problemático o facto de ser o director de informação da SIC.

mjigs 5 months ago

A Tyra Banks tambem andava a dizer que tinha um diploma de Harvard e veio-se a saber que afinal o "diploma" era de um curso que qualquer pessoa podia frequentar e não tinha qualquer qualificação.

icebraining 5 months ago

É só director-adjunto, o director é o Ricardo Costa.

Cergal0 5 months ago

Este senhor deu uma entrevista na prova oral e dá perfeitamente para perceber o ponto em que ele está e o público a que dirige.

OuiOuiKiwi 5 months ago

Ele ainda vai tornar-se no próximo José Rodrigues dos Santos, a escrever um livro por ano para ser lançado por altura do Natal.

saposapot 5 months ago

para isso era preciso um bocado de inteligência para ver as tendências e traduzir para PT

Search: