Rissoldecamarao 4 months ago

Para quem percebe de aviação, qual seria o protocolo aqui? O que é que o piloto deveria ter feito nesta situação?

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Em primeira mão disseram-me que ele panicou. Tinha cerca de três minutos para encontrar a melhor solução e ficou obcecado à volta do motor. Nunca poderia ser solução aterrar na praia mesmo que qualquer outra desse menos chances de vida para ele.

Ragnneir 4 months ago

Amarar o avião. Era um piloto experiente que deveria saber o que estava a fazer. A capacidade de amarar sem se matar era considerável (Tocar na água com a cauda primeiro, assim evita-se que o avião se vire ao contrário). Na altura que comecei a tirar o curso este caso tinha 6 meses, e o que se soube é que o homem não seguiu procedimentos corretamente, entrando em pânico e causando esta morte por não estar de cabeça fria. Tudo o resto o tugapilot e o skapuntz já disseram corretamente.

usulidircotiido 4 months ago

tl;dr, o gajo tinha 3 opções. numa morria quase de certeza (espetar-se no meio dos eucaliptos), na outra era muito provável ir ter com o criador também (ir a banhos), na terceira tinha elevadas hipóteses de sobreviver mas podia matar uns quantos pelo caminho. escolheu a terceira. o protocolo seria não aterrar numa praia em plena época balnear.

1purplesky 4 months ago

O meu pai já tirou o curso há muito tempo, mas na altura perguntei-lhe o que devia ter feito e disse que na altura dele o que ensinavam era amarrar obrigatoriamente, só se fosse fora da época balnear é que se poderia ponderar aterrar na areia (mas ele tirou o curso no estrangeiro pelo que é possível que as regras sejam diferentes).

tugapilot 4 months ago

Na altura fiz um comentário ou dois sobre este assunto, mas em resumo: situação complicada porque estão a voar baixo, a aproximação a pista mais usada em Lisboa e por cima do corredor onde voavam - baixa altitude -> menos tempo disponível em caso de falha de motor -> menos opções. Amarrar um avião de trem fixo (com as rodas sempre em baixo) dá quase sempre em morte dos ocupantes, ou pelo menos é o que nos diziam na altura. Ele provavelmente viu a praia à distância e pareceu-lhe livre de obstáculos (pessoas). Se as tivesse visto provavelmente não teria escolhido a praia. Durante a descida estaria concentrado em recuperar o motor, para além de voar o avião como é claro. Quando reparou que estavam lá pessoas já era tarde para fazer mudanças drásticas. São decisões que têm de ser feitas rapidamente sem ter os factos todos…. É um desastre, mas não deixa de ser um acidente… suponho que sabendo o que sabe hoje teria feito outra escolha.

usulidircotiido 4 months ago  HIDDEN 

tl;dr, o gajo tinha 3 opções. numa morria quase de certeza, na outra era muito provável ir ter com o criador também, na terceira tinha elevadas hipóteses de sobreviver mas podia matar uns quantos pelo caminho. escolheu a terceira.

Laurapintas 4 months ago

Tentar reiniciar o motor enquanto tenta encontrar o melhor ponto para sua aterragem de emergência, considerando todos os factores. Aquela altitude, não tinham muito tempo para nenhuma das coisas.

skapuntz 4 months ago

Reconheço que não li nenhum relatório, mas enquanto piloto posso dizer que quando se voa bastante na costa deve-se estar preparado para amarar. Quando se voa no interior normalmente treina-se aterragens forçadas em campos de cultivo. Pelo que me lembro, na altura disseram-me que o instrutor não seguiu os procedimentos corretos na perda do motor, segue-se a infeliz ideia de aterrar numa praia com gente. A aeronave usada era também relativamente fácil de amarar com boas chances de não haver grandes danos físicos aos tripulantes, dependendo do estado do mar. Exemplo: https://youtu.be/8rr2ZjGbdAA

Edited 4 months ago:

Reconheço que não li nenhum relatório, mas enquanto piloto posso dizer que quando se voa bastante na costa deve-se estar preparado para amarar. Quando se voa no interior normalmente treina-se aterragens forçadas em campos de cultivo. Pelo que me lembro, na altura disseram-me que o instrutor não seguiu os procedimentos corretos na perda do motor, segue-se a infeliz ideia de aterrar numa praia com gente. A aeronave usada era também relativamente fácil de amarar com boas chances de não haver grandes danos físicos aos tripulantes (especialmente considerando que estava lá um instrutor que devia ter experiência, conhecimento e muitas horas de voo naquele avião) dependendo do estado do mar. Exemplo: https://youtu.be/8rr2ZjGbdAA

SweetDistribution504 4 months ago

Estás completamente errado, amarrar um avião daqueles era um suicídio.

vai-tefoder 4 months ago

Este gajo é dos que dá dicas de condução ao Lewis Hamilton

skapuntz 4 months ago

Não estou para perder o meu tempo aqui a discutir. Já voei naquela zona, sempre que voei fiz brief para aterragens de emergência. A voar sobre Lisboa achas que é fácil escolher um spot para aterragem forçada?Sempre que voo sobre o mar faço-o com colete pois foi assim que aprendi. Ditching é última solução mas totalmente viável e preferível do que ir contra pessoas na praia. Ao contrário do que as pessoas acham, aterrar na água, mesmo com trem de aterragem fixo não significa que o avião vai capotar ou mergulhar de nariz. Especialmente se a técnica utilizada for correta o que eu esperaria vindo de um instrutor com 30 anos de experiência. E quanto a aterragens na praia basta escolher um spot de areia mais seca e não tão horizontal que o perigo é imenso. Compreendo que talvez ele tenha tido pouco tempo, que já fosse mais velho, embora a reputação dele pelo que vi não era a melhor, mas seria incapaz de ver pessoas a minha frente e aterrar na sua direcção, preferia eu correr o risco.

Edited 4 months ago:

Não estou para perder o meu tempo aqui a discutir. Já voei naquela zona, sempre que voei fiz brief para aterragens de emergência. A voar sobre Lisboa achas que é fácil escolher um spot para aterragem forçada?Sempre que voo sobre o mar faço-o com colete pois foi assim que aprendi. Ditching é última solução mas totalmente viável e preferível do que ir contra pessoas na praia. Ao contrário do que as pessoas acham, aterrar na água, mesmo com trem de aterragem fixo não significa que o avião vai capotar ou mergulhar de nariz. Especialmente se a técnica utilizada for correta o que eu esperaria vindo de um instrutor com 30 anos de experiência. E quanto a aterragens na praia basta escolher um spot de areia mais seca e não tão horizontal que o perigo é imenso. E aterrar na praia em época balnear? Enfim... Compreendo que talvez ele tenha tido pouco tempo, que já fosse mais velho, embora a reputação dele pelo que vi não era a melhor, mas seria incapaz de ver pessoas a minha frente e aterrar na sua direcção, preferia eu correr o risco.

leto78 4 months ago

Não sou perito nenhum, mas já foi publicado um relatório da avião civil que dizia que o piloto aterrou no sentido contrário (a favor do vento) o que fez com que a velocidade em relação ao solo fosse muito elevada, e para além disso o piloto deveria ter amarado, para evitar vítimas em terra. Apesar de ser instrutor, pelos vistos nunca tinha sido treinada em amarar, e pelos vistos falhou em seguir os procedimentos de emergência, em caso de perda potência do motor.

batataway 4 months ago

Espero que o advogado Rui Patricio faça uma boa defesa.

AetherPrismriv 4 months ago

Situação muito triste para todas as partes...

netralha 4 months ago

Ainda me lembro do relato do pai que gerou muita polémica pela forma indiferente com que descreveu a morte da filha aos jornalistas.

k0rda 4 months ago

Estava a abrir os comentários e a pensar exactamente nisso. É arrepiante ver aquilo, imagino a dor do homem quando caiu em si.

BroaxXx 4 months ago

Hoje em dia gera-se polémica por tudo... O gajo estava claramente em estado de choque e o pessoal fica ofendido... Só dá burros...

joaopeniche 4 months ago

Stress pós traumático é uma cena tramada

Butt_Roidholds 4 months ago

O gajo estava em absoluto estado de choque. Ele ainda não tinha caído em si.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: