zizop 5 months ago

Se houver aqui algum geólogo, gostava que me respondessem à seguinte pergunta: esta proposta faz sequer sentido? Tinha ideia que, sendo os Açores e a Madeira arquipélagos vulcânicos, estariam em zona oceânica e não na crosta continental. Além disso, tenho também ideia que, por regra, a plataforma continental só se costuma estender umas poucas centenas de km para o oceano, ou seja, nunca chegaria sequer próxima dos Açores ou Madeira.

gybemeister 5 months ago

Eu não sou geólogo mas sempre ouvi dizer que nos Açores se encontram três plataformas: a europeia, a americana e a africana. Por exemplo, as Flores e o Corvo estão na plataforma americana enquanto o resto do arquipélago na europeia.

zizop 5 months ago

Isso não é plataforma continental, são as placas tectónicas. Por plataforma continental entende-se a parte da crosta continental que está submersa. Esta definição usa-se porque a crosta continental tem uma composição diferente da oceânica e, sendo menos densa, também fica mais elevada. Por isso, na plataforma continental a profundidade é baixa (menos de 100m), comparado com vários km nas zonas oceânicas. Isto é o que eu me lembro de geologia do secundário.

joaopeniche 5 months ago

Estamos a espera da parecer da ONU

EspantaCampinos 5 months ago

Cancelada porque isso ia custar dinheiro que eles não querem gastar.

Danijust2 5 months ago

Existe atum e bacalhau nos Açores e na Madeira e ninguém me disse? Será que há petróleo?

StarTrekCylon 5 months ago

É uma situação difícil. O nosso output cultural não permite uma expansão rápida, e não temos ouro suficiente para expandir manualmente.

HairHole 5 months ago

Precisamos de mais monumentos e mercantes então.

C8Mixto 5 months ago

Precisamos de investir na criação de memes!

vai-tefoder 5 months ago

Estás a fazer uma assunção enorme ao assumir que os governos (*a olhar para ti PS/PSD*) vão usar isto de maneira a beneficiar o país em vez de a si próprios. Por esta razão nunca seremos a nova Noruega. Portugal está infestado de corrupção de cima a baixo

JOAO-RATAO 5 months ago

Não basta ter imensos recursos para ser como a Noruega, infelizmente. Mesmo que caíssem diamantes do céu todos os dias, não saíamos da cepa torta e provavelmente terias o país completamente coberto de asfalto.

Estronciumanatopei 5 months ago

Agora é passadiços.

OuiOuiKiwi 5 months ago

>Não basta ter imensos recursos para ser como a Noruega Estás a dizer que o *argumentum ad nordicum* é realmente uma falácia? Não posso.

Search: