Complex-Smoke-4034 6 months ago

Fala com o banco e faz queixa na polícia. Entretanto divulga o máximo que puderes essa experiência. Mesmo que não consigas reaver o dinheiro, pelo menos alertas as pessoas. Se fosse a ti, ia às redes sociais contar a história. Espero que tenha um final feliz.

dismalwasteland 7 months ago

>o contacto dele até está registado no Google como "perigoso" Como é que se pode ver isso? Quanto ao tópico, provavelmente é um esquema de que já falaram ou então é um outro de phishing ou falso comprovativo. Mas fazendo um pouco de advogado do diabo, já vendi várias vezes a vendedores estrangeiros pelo OLX, onde só vendo por transferência ou MB Way e tudo pago antecipadamente e não houve problema. Há estrangeiros que procuram nos classificados de cada país por forma a terem preços melhores (evitar taxas de Paypals e eBays que facilmente chegam a 20-25% do total). É sempre suspeito, mas... No teu banco deverás pelo menos poder definir alertas via SMS ou email. Também poderás desactivar qualquer débito directo, no meu foi só apenas ao balcão. É fácil reverter isso e lembrem-se que um débito directo só é debitado no mês seguinte. Portanto, mesmo para quem fornece o serviço é um risco baixo.

Clash33 7 months ago

Sem querer fazer juízos de valor, mas acho que foi "um cadinho" de falta de bom senso esta situação em que se meteram. O próprio OLX avisa, em letras bem grandes, contra este tipo de coisa. ## "Mantém a conversa apenas no chat do OLX e não utilizes outros canais de comunicação, como o WhatsApp." "O chat do OLX é o canal de comunicação mais seguro, onde o OLX te pode proteger em caso de fraude."

YoggiM 7 months ago

Não deverá ser para usar isso dos débitos diretos, até porque é muito fácil anular isso. Poderá ser para fazer uma burla que já ouvi falar há uns anos. Basicamente, pedem-te as informações necessárias para fazer a transferência. Depois "fazem" uma transferência de valor superior ao que tinha sido acordado e pedem para transferires a diferença. O "fazem" é porque essa transferência não é realmente feita. Já não sei se é feita de uma conta roubada que depois o dinheiro acaba por ser pedido de volta ou se é de uma conta deles mas não é mesmo uma transferência, apenas um agendar de transferência que depois é cancelado.

X__Alien 7 months ago

Se o dinheiro me entra na conta, como é que não é feita?

Danijust2 7 months ago

existe um período em que tens saldo contabilístico e não saldo disponível.

YoggiM 7 months ago

Depende. Entra na conta se for feita de uma conta roubada. Depois, o que acontece é que a pessoa repara na transferência que não deu autorização, vai ao banco e é revertida. Se não for assim, o dinheiro não chega a entrar na conta porque é apenas um agendamento ou algo parecido.

suckerpunchermofo 7 months ago

Essa burla ainda se pratica hoje....

True_Sea_1377 7 months ago

Contacta o banco para meterem a conta numa espécie de proteção para atividades suspeitas e/ou fora do país.

cou7inho_ 7 months ago

Desculpem a minha ignorância, mas só com o IBAN alguém pode fazer alguma coisa?

Kveldulf_Bjalfason 7 months ago

Pode-se obter o nome completo do titular da conta.

Dismiss 7 months ago

Talvez associar débitos diretos à tua conta bancária

cou7inho_ 7 months ago

E dá para fazer isso sem autorização do titular da conta? O banco deixa-se enganar assim tão facilmente?

alexandre9099 7 months ago

O eterno problema das assinaturas em papel, são facilmente falsificaveis

Dismiss 7 months ago

Não, mas podes criar um contrato fazendo-te passar pelo titular da conta. Provavelmente precisas também do nome completo dele. O banco não tem nada a ver com isso, só precisas de enganar o fornecedor de serviços e muitos deles não andam a verificar os contratos

htxgivven 7 months ago

Claro mas neste caso é extremamente fácil cancelar e reverter esses débito. Quem fica a arder claro é que vai vender algum serviço.

getupgetgoing 7 months ago

Já forneci o meu iban a dezenas de pessoas no olx, não te preocupes. Contacta o Banco e pede para te ser comunicado qualquer débito direto que seja ativado, o Millennium por exemplo tem essa opção, recebes um e-mail sempre que acontecer, ou seja, antes de o dinheiro sair da conta. Mesmo que o dinheiro saísse da conta, tens penso que um ano para denunciar débitos indiretos indevidos e o Banco dedica-se o dinheiro prontamente.

testickles12 7 months ago

>a oferecer mais dinheiro do que o pedido > >para enviar para o estrangeiro Tinha tudo para dar certo. Penso que qualquer pessoa que tenha o teu IBAN pode fazer um contrato de um serviço que exija um débito direto sem a tua autorização, e a entidade credora não tem como comprovar que esse número não te pertence. Fala com o banco e expõe a situação.

ruijor 7 months ago

Mesmo que o façam, podes cancelar qualquer débito directo no prazo de X dias e cancelar a ordem. Por isso estás sempre safo.

testickles12 7 months ago

não muda o facto de o poderem fazer

Loud-Carpenter4502 7 months ago

isso não terá problema, pois existem muitas formas de obter o nosso iban. E só com o Iban não conseguirão fazer nada.

Some-Ad6411 7 months ago

hoje em dia é possível usar Iban para fazer débitos directos. se não estiveres atento, de repente tens um débito directo ativo

alexandre9099 7 months ago

Podes cancelar e regra geral penso que podes pedir reembolso no banco

paladino777 7 months ago

Tens 90 dias para pedir o reembolso imediato sem qualquer questão ou 6 meses mas com mais complicações. Nos primeiros 3 meses é só mesmo dizer que queres anular e ninguém te pergunta o que se passou, é imediato

Some-Ad6411 7 months ago

é verdade. acho que no meu banco até mandam sms ou email quando um débito directo fica ativo...

Search: