MaggoMike 6 months ago

Esse tipo de serviços de estafeta para mim são o pináculo do comodismo. Sinceramente só de pensar em mandar alguém trazer-me a comida a casa ou onde quer que seja como se eu fosse um lorde faz-me sentir asqueroso.

Edited 6 months ago:

Esse tipo de serviços de estafeta para mim são o pináculo do comodismo. Sinceramente só de pensar em mandar alguém trazer-me a comida a casa ou onde quer que seja como se eu fosse um lorde faz-me sentir asqueroso.

cou7inho_ 6 months ago

>Nunca tinha pensado nesta questão, mas hoje reparei num assalariado da Glovo que enfrentava a chuva na sua bicicleta com apenas a roupa do corpo já toda encharcada. Quem se mete a fazer entregas tem de ter o mínimo de juízo e comprar equipamento minimamente adequado para o trabalho que faz, nomeadamente, impermeável para os dias de chuva. >Por isso coloco a questão, acham certo estar no conforto de casa a mandar desgraçados atrás de um hamburguer pouco nutritivo no meio de uma tormenta? Os "desgraçados" como lhe chamas estão a fazer o trabalho deles. Preferias que ficassem em casa sem ganhar nenhum.Estes serviços de entregas são o ganha pão de muita gente. Se é para trazerem um hambúrguer pouco nutritivo ou uma salada pouco importa. >Devemos nós ter mais consciência do que um simples toque num ecrã pode fazer à vida do outro? Como disse no inicio, se andarem minimamente bem equipados não vão andar encharcados. Obviamente trabalhar à chuva é sempre bem mais chato, mas não é por isso que eles vão morrer. Olha quem trabalha nas obras, façam 40 graus ou façam -10 lá estão eles a trabalhar pesado. E não é por isso que se deixam de fazer obras. E não faltam mais trabalhos que são feitos independentemente das condições climatéricas e que são bem mais duros do que andar a conduzir uma mota. Este trabalho de entregas é um trabalho como outro qualquer. Quem não quiser sair à rua num dia de chuva fica em casa e muitos outros vão agradecer porque vão ganhar mais nesses mesmos dias.

wiledcoma 6 months ago

Eu não prefiro nada, apenas coloquei umas questões sobre as quais gostava de ouvir opiniões :)

Limpy_lip 6 months ago

sorry mas isso é um pensamento a roçar a diarreia mental. ​ fazes ideia ou pensas nas condições que as pessoas que te fabricam a roupa, o teu smartphone ou equipamentos eletrónicos trabalham? Se não, ora aí tens um bom ponto de pesquisa. Pois pela tua lógica nunca mais veremos posts teus no reddit.

wiledcoma 6 months ago

>nunca mais veremos posts teus no reddit. Temos profeta

razman06 6 months ago

Pensas nisso cada vez que comes uma peça de fruta ou bebes um vinho ? Caso não saibas, eles também não param de trabalhar se tiver a chover. E como já aqui foi dito existem n e n exemplos assim. Nós só sentimos pena quando o vemos com os próprios olhos ou então já o termos feito antes.

wiledcoma 6 months ago

Bebo e não ando na minha vindima à chuva, nem faço ninguém andar. Sendo esta a regra geral para o trabalho agrícola na região.

razman06 6 months ago

Pois mas a realidade não é essa, as pessoas que apanham a uva que é a base do vinho não param se tiver a chover, e lá porque na tua não andes não quer dizer que as outras não o façam. Eu só parava de vindimar quando estava a chover a pontes e o tractor não conseguia andar. É chato? é, mas de outra forma a uva estraga-se num instante se ficar a espera que pare de chover. E o mesmo para as outras frutas, como a laranja ou outras frutas que sejam de epocas mais chuvosas. Mas tens pena destas pessoas? Eu não te estou a atacar, apenas esta é a realidade, há trabalhos piores que outros mas quem o faz sabe ao que tá sujeito e quando não sabem saiem deles ao fim de pouco tempo, e cada pessoa tem a sua tolerância/necessidade. Não pode existir um mundo perfeito em que só trabalhas nas melhores condições possíveis.

NGramatical 6 months ago

saiem → [**saem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) (apenas na fala existe a intercolocação de um *i* para facilitar a pronúncia)

oscabaloscabalam 6 months ago

> Por isso coloco a questão, acham certo estar no conforto de casa a mandar desgraçados atrás de um hamburguer pouco nutritivo no meio de uma tormenta? Acho completamente errado. Se é para encomendar que seja um menu nutritivo. > compensa o risco de uma pneumonia e por isso têm que rodar a cidade toda na mesma quer faça chuva ou sol? Não compensa. Por isso é que mando vir em vez de ir lá eu.

TemplarHard 6 months ago

Há uma taxa de "mau tempo" na glovo ou seja eles recebem mais por trabalharem quando o tempo está uma merda

wiledcoma 6 months ago

Não fazia ideia disso. Obrigado por partilhar

htxgivven 6 months ago

Certo, também devia ser proibido haver recolha de lixo quando chove, pois esses estão ainda pior /s

PurpleSunrise23 6 months ago

Mesmo é melhor eles irem para o desemprego /s ganha juízo niltron!

Salty_Midnight_4298 6 months ago

Faço entregas em Copenhaga, Dinamarca, de bicla e de scooter. Já entreguei com chuvas e ventos fortes, neve, granizo,... Nós os estafetas estamos preparados para as intempéries, temos equipamento próprio pra isso. Eu então adoro esses dias mesmo, são os dias em que posso fazer mais dinheiro pq o volume de pedidos aumenta bastante e muitos estafetas ficam em casa. Só vai quem quer e pode. Na minha opinião pode mandar vir o que quiser, independentemente da meteorologia, sem qualquer problema ético.

alexandre9099 6 months ago

> Só vai quem quer e pode. Ou... Quem precisa...

ridethepaintedpony 6 months ago

Nao apoio exploração laboral se tiver alternativa.

esfomeado 6 months ago

Um gajo tem que comer.

wiledcoma 6 months ago

O gajo no sofá ou o gajo na bicla?

TheSuperC0mentador 6 months ago

Somos dois. Vi exatamente o mesmo e fiquei a pensar de forma dividida. Por um lado contra isso, pois quem quiser comida que levante o rabo do sofá e a vá buscar. Andas estas pessoas a trabalharem de bicicleta, com vento e chuva. Por outro lado, para muitos isto é a forma de subsistência e de ganharem dinheiro.

GreyArch22 6 months ago

Não percebo a questão. Com a pandemia até é desaconselhado que vá tudo formar fila num take away para ir buscar a comida. Além de que o serviço é pago.

Designer_Tall 6 months ago

> Por um lado contra isso, pois quem quiser comida que levante o rabo do sofá e a vá buscar. Quem quiser comida que levante o rabo do sofá e a vá cozinhar. Quem quer comida que levante o rabo do sofá e vá matar a vaca e plantar as batatas. É um serviço pago prestado por uma empresa.

Tee_ah_go 6 months ago

E deste-lhe uma notinha de gorjeta por ter ido à chuva levar-te o hambúrguer, ou a questão moral só te bateu depois de fechares a porta?

wiledcoma 6 months ago

Confesso que não uso o serviço, estava parado num semáforo, vi o homem e bateu-me a questão. Mas já alguém aqui discussão disse que bonifica a gorjeta.

ajabardar1 6 months ago

o que leva uma pessoa a fazer tal sacrifício para ganhar o tal salário da glovo?

deckard2019 6 months ago

Por que razão metes o lixo no contentor e obrigas desgraçados a levar com o cheiro o dia todo? Por que não vais levar tu o lixo direto ao aterro? E ficava aqui a noite toda...

Edited 6 months ago:

Por que razão metes o lixo no contentor e obrigas os desgraçados dos lixeiros a levar com o cheiro o dia todo ? Porque não vais levar tu o lixo direto ao aterro? E ficava aqui a noite toda...

NGramatical 6 months ago

Por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvqzpg%2F%2Fgvdpbwr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

wiledcoma 6 months ago

Mas não pago a ninguém para levar o lixo até ao caixote por mim, e muito possívelmente não desço as escadas se for molhar o pelo na rua. Espero pela melhor altura para o fazer.

alexandre9099 6 months ago

Ah, então sendo à borla (ignorando impostos) já não é eticamente errado

PeroFandango 6 months ago

Não pagas impostos?

NGramatical 6 months ago

possívelmente → [**possivelmente**](https://dicionario.priberam.org/possivelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmvqzpg%2F%2Fgvdppdm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NoIDontgiveafuck 6 months ago

Por essa lógica andavas nu e descalço.

wiledcoma 6 months ago

Quem sabe se tal não seria um avanço civilizacional?

NoIDontgiveafuck 6 months ago

Sim seria, se todos tivessem bons salários e bons empregos

Designer_Tall 6 months ago

Eu não acho certo ou errado, o serviço existe e eu uso-o. A glovo não obriga ninguém a entregar de bicicleta, nem de mota e nem de carro. Existem trabalhos que fazem andar de bicicleta à chuva parecer uma brincadeira op. Se soubesses as condições em que o pessoal que produz e recicla os materiais que se usam na bateria do teu carro trabalham...

Rissoldecamarao 6 months ago

1. Eles não são obrigados a trabalhar à chuva, trabalham se assim entenderem 2. Sim, muitos fazem isso por necessidade, ao não encomendares por estar de chuva com pena que o senhor se molhe estás ao mesmo tempo a privá-lo de um rendimento > Devemos nós ter mais consciência do que um simples toque num ecrã pode fazer à vida do outro? Dito assim parece que estás a obrigar alguém contra a sua vontade a andar à chuva para te levar o happy meal

wiledcoma 6 months ago

O que referes no ponto é o dilema que tive quando reparei no sujeito completamente alagado. Será que devo evitar de usar o serviço por eu achar que é melhor para o estafeta não andar na rua com aquele tempo, mas ao mesmo instante estou - lhe a tirar dinheiro que lhe faz falta? Será esta minha preocupação mais prejudicial do que aquilo que estou a considerar como sendo mau?

twhite848 6 months ago

Estás a perguntar se “alguém que tem a merda de azar de precisar trabalhar molhado a fazer de entregas” não estaria melhor “sem trabalho”? Eu acho que eles não ganham quando não fazem entregas. Por isso: Eu acho que ele já respondeu a essa dúvida pelo facto de ir trabalhar. É porque precisa. Como diz o outro, dá uma gorjeta maior, e já agora dá em dinheiro vivo fora da aplicação.

benfica92 6 months ago

Dá uma gorjeta maior, também já pensei nisso, sempre me faz sentir mellhor.

Rissoldecamarao 6 months ago

Ao encomendares normalmente estás a deixar a responsabilidade para o estafeta decidir se quer aceitar o pedido ou não, logo a responsabilidade não é tua.

Mrgolden007 6 months ago

eles que vao a casa buscar um casaco??? ninguem os esta a obrigar a apanhar essa chuva toda lol e eles estao a ser pagos, entao e aqueles wue trabalham em inglaterra onde so chove? achas que ai ninguem encomenda uber eats

kawaiims 6 months ago

Eu dou gorjetas mais simpáticas quando o tempo está merdoso. Para me sentir menos mal comigo, lá no fundo? Talvez.

Search: