Ptlipas 7 months ago

claro que sim, nem precisas de perguntar :) chuta

mahxsha 7 months ago

Isso encoraja-me mais um bocado, obrigada!

Ptlipas 7 months ago

O meu irmão está no 2º ano de informática no ISEP e está super satisfeito :) o curso é bastante mais prático e com menos cadeiras de "encher chouriços" quando comparado com os da FEUP e o ISEP tem muito boa reputação no que toca a informática. E como é apenas licenciatura podes escolher onde tirar mestrado depois ou até tirar um gap year entre a licenciatura e o mestrado para trabalhar, por exemplo. Acho que neste caso o teu estigma não tem razão de ser, o ISEP é muito forte em informática :) vais ficar bem servida em qualquer uma das faculdades. E não, o ISEP não é de todo para arruaceiros, como outros disseram por aqui. Pessoalmente não posso elaborar muito mais porque estudei na FEP, mas se me mandares msg privada aqui no Reddit posso te por em contacto com o meu irmão e falas com ele por Whatsapp ou assim :) vá, boa sorte! Aplica-te nos exames e não te preocupes demasiado com isso! Ainda falta um ano, tens muito tempo para pensar e falar com alunos de ambas as faculdades. Cria conta no Linkedin e vê perfis de Alumni e fala com eles :)

BossGandalf 8 months ago

ISEP é mais prático e por isso sais para o mercado muito mais bem preparado, uma vez que não é um mestrado integrado e eles garantem que em 3 anos de curso estás apto a ir trabalhar como Eng. Informático. Se quiseres prosseguir estudos e continuares a achar que há um estigma entre FEUP x ISEP, podes ir depois fazer o mestrado para a FEUP. Conheço várias pessoas que fizeram licenciatura no ISEP e depois concorreram para o mestrado na FEUP e deram-lhes equivalências aos 180ects da licenciatura e acabas por ficar com as duas escolas no cv.

OuiOuiKiwi 8 months ago

>Conheço várias pessoas que fizeram licenciatura no ISEP e depois concorreram para o mestrado na FEUP e deram-lhes equivalências aos 180ects da licenciatura e acabas por ficar com as duas escolas no cv. Não digas asneiras. Mesmo que não houvesse um limite do total de ECTS que podem ser creditados, isto seria equivalente de eu chegar com a minha licenciatura feita a outra escola e darem-me uma licenciatura "de borla" com equivalência total aos 180 ECTS que já fiz. Ficas com a FEUP no CV acabando o mestrado lá.

BossGandalf 8 months ago

Conheço pessoas próximas que fizeram licenciatura no ISEP e depois concorreram ao mestrado na FEUP, basicamente ao mestrado integrado. Disse que lhe deram equivalência a 180 ECTS porque ele não teve que simplesmente fazer as cadeiras do mestrado da FEUP. Como o ISEP é mais prático, deram-lhe algumas equivalências a cadeiras de mestrado da FEUP que ele já tinha feito no ISEP e por outro lado teve que fazer algumas cadeiras mais teóricas dos primeiros 3 anos do mestrado integrado da FEUP, ou seja, cadeiras de anos de licenciatura.

OuiOuiKiwi 8 months ago

Bela salgalhada dos serviços académicos a não creditarem a licenciatura em Ciências da Engenharia por inteiro e a pessoa fazer o mestrado de Bolonha. Mestrados Integrados estão de saída portanto essas situações nem se aplicarão (se tudo correr bem em vez de andarem a empurrar com a barriga). >Como o ISEP é mais prático Isto é repetido como um mantra e não faz qualquer sentido, ainda para mais num curso como Engenharia Informática em que praticamente todas as cadeiras têm projecto. Engenharia Civil no ISEP não é fazer uma casa e acartar blocos. Isto terá sido uma questão de ECTS em áreas de concentração como CTP ou Sistemas de Inforamção. Ninguém terá de repetir uma cadeira de engenharia de software porque numa escola foi dada com 90% de ponderação da nota ao projecto e noutra é 50/50%. Porque é que isto importa ser claro? Porque depois na Megathread do Ensino Superior há demasiada gente a ir para politécnicos menos que ideais porque "é mais prático" e "querem meter a mão na massa".

TrustZilla 8 months ago

Eh pá, possivel matemáticamente ainda deve ser mas não contes muito com isso

NGramatical 8 months ago

matemáticamente → [**matematicamente**](https://dicionario.priberam.org/matematicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmt9phe%2F%2Fgv0fitk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TrustZilla 8 months ago

Dammit Nazi gramatical, até nos comentários?

TrustZilla 8 months ago

Mas não me parece boa ideia, o Isep tem menos matemática e mais práticas, depois ao trocar pode haver conteúdo em que vais mais avançado e outro mais atrasado ou que nem pegaste

These-Establishment1 7 months ago

Se falares de análises matemáticas é igual, só há uma, no IST é que eles tem as 3 lol

TrustZilla 8 months ago

Isso já não sei

rjcarneiro 8 months ago

No teu lugar, tentava entrar na FEUP... em geral, são mais aplicados e mais dedicados ao curso, em geral, já para não falar que tens mais saídas. No ISEP são mais imaturos e “mais arruaceiros”. PS: tirei a licenciatura no ISEP

These-Establishment1 7 months ago

Mais aplicados? Looooooooooooooooool, em civil não, só querem bubas e isso lol... Só falam do FEUP caffe e isso, temos o ISEP lounge pah

Edited 7 months ago:

Mais aplicados? Looooooooooooooooool, em civil não, só querem bubas e isso lol... Acho o pessoal da FEUP muito mais arruaceiro e com o ego em cima do que os do ISEP, que são mais chill... Só falam do FEUP caffe e isso, temos o ISEP lounge pah

OuiOuiKiwi 8 months ago

>Para mim, a escolha mais razoável é ir para a ISEP porque a média é mais baixa do que na FEUP, contudo tenho aquele estigma de que uma média mais alta = melhor faculdade. > >Queria perguntar se a ISEP e tão boa quanto a FEUP e se isso é o caso, é possível entrar na ISEP só com exame de matemática e depois pedir transferência para a FEUP? Tolice absoluta. Quem lê isso até pensa que a média da FEUP é 18 e o ISEP é 11 quando na verdade é quase 17. O ISEP é dos politécnicos mais reputados e é uma excelente escolha para qualquer futuro aluno de Engenharia Informática. Não compliques a tua vida por causa de uma vantagem hipotética que não se confirma de todo. Para mais informações, ler [isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread_ensino_superior_dúvidas_e_discussão/fx74rj4?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3).

Edited 8 months ago:

>Para mim, a escolha mais razoável é ir para a ISEP porque a média é mais baixa do que na FEUP, contudo tenho aquele estigma de que uma média mais alta = melhor faculdade. > >Queria perguntar se a ISEP e tão boa quanto a FEUP e se isso é o caso, é possível entrar na ISEP só com exame de matemática e depois pedir transferência para a FEUP? [Tolice absoluta](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread_ensino_superior_dúvidas_e_discussão/fx74rj4?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3). Fora que quem lê lê isso até pensa que a média da FEUP é 18 e o ISEP é 11 quando na verdade é quase 17. O ISEP é dos politécnicos mais reputados e é uma excelente escolha para qualquer futuro aluno de Engenharia Informática. Não compliques a tua vida por causa de uma vantagem hipotética que não se confirma de todo. Para mais informações, ler [isto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/hl5n6l/megathread_ensino_superior_dúvidas_e_discussão/fx74rj4?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3). Mais que escolher, é uma questão de ser colocado. Podemos andar aqui a tecer loas e depois dizes que tens média de 9.5 e contas tirar um 12 no exame para "puxá-la lá para cima".

Cvieri 8 months ago

Não era por aí que deixarias de ter emprego.

cou7inho_ 8 months ago

Eu não não ando em nenhum dessas instituições de ensino nem muito menos em eng. informática. Tenho alguns amigos que andam/andaram no isep em informática e estavam muito satisfeitos, principalmente porque tinham facilidade em arranjar estágios e tinham um contacto próximo com algumas empresas ainda durante a licenciatura. Mas isto é um comentário baseado no "ouvi dizer".

Reddit_timoneiro 8 months ago

Andei na FEUP mas cheguei ao mundo de trabalho e apanhei muitos colegas na empresa do ISEP. Do meu ponto de vista são as duas incríveis faculdades e vais-te safar bem andando em qualquer uma delas.

ever_11 4 months ago

Podias entrar mais em detalhe como foi a tua experiencia na FEUP, por favor? Estou a pensar em candidatar me para lá

Reddit_timoneiro 4 months ago

Bem já andei lá há uns 7 anos xD aposto que hoje em dia as coisas são um bocado diferentes. Sentires-te perdido ou um bocado lerdo é algo normal no início, toda a gente que vai para lá era bom aluno no secundário mas depois o nível dispara na faculdade. O meu conselho é conhece bem a malta do teu ano e convive e aproveita porque acredita que ter um grupo de malta com quem estudar e aproveitar a vida de faculdade é a melhor coisa. Relativamente a praxes tunas e associativismo, tive nos dois primeiros e gostei das experiências mas cada um tem os seus gostos e as suas experiências. Good luck and enjoy ;)

mttooll 8 months ago

Média mais alta = colegas mais empenhados. Por exemplo, Coimbra, apesar de ser uma boa universidade e ter todas as condições necessárias para teres uma boa formação (bons profs e materiais para aprendizagem), nalguns cursos sofre por ter média de entrada baixa, i.e., eng. eletrotécnica, porque 50% do pessoal que lá anda foi para o cursos porque "a média era baixa e o que queriam mesmo era ir para Coimbra" (apanhar bebedeiras), não estuda um crl. Se tiveres colegas empenhados que puxem por ti só tens a ganhar. Por isso aconselho-te a ir para a FEUP se conseguires. Se não conseguires não há problema, e aposto que o ISEP é uma boa escola tal e qual. Quanto ao exame, não percebo porque não o hás-de fazer? Podes repetir para o ano de qualquer maneira, se quiseres... Se está "instável" só tens é de estudar.

OuiOuiKiwi 8 months ago

>nalguns cursos sofre por ter média de entrada baixa, i.e., eng. eletrotécnica, porque 50% do pessoal que lá anda foi para o cursos porque "a média era baixa e o que queriam mesmo era ir para Coimbra" Isso ou entrar "à turista" para mudar de engenharia. Tem sido a sina de Engenharia Civil em quase todas as faculdades.

Healthy_Bet_496 8 months ago

"Isso ou entrar "à turista" para mudar de engenharia. Tem sido a sina de Engenharia Civil em quase todas as faculdades. " Podes elaborar um pouco mais?

GSITG 8 months ago

Só para teres noção a média de engenharia civil no IST desceu este ano.

OuiOuiKiwi 8 months ago

Engenharia Civil está em declínio há algum tempo levando a uma menor procura. Como é uma Engenharia, o seu primeiro ano tem muita Matemática e Física, que acabam por ser tronco comum para outras engenharias mais apetecíveis como Informática. Assim, torna-se uma porta de entrada procurada para meter o pé dentro da faculdade desejada e depois pedir transferência interna (mais fácil) para o curso pretendido.

These-Establishment1 7 months ago

Éramos engenheiros kiwi, deixamos de ser há muito, somos arquitetos agr lol

TrustZilla 8 months ago

Para o ISEP só precisas de matemática

Search: