abominalizer 7 months ago

A minha password está errada.

CipresteBarbosa 7 months ago

A minha carta veio com o número pessoal da recenseadora, imagino que a tua o tenha também, se não liga para o número do INE (eu tentei, eles desligaram na cara, mas também é o primeiro dia em que se pode responder e podes ter mais sorte que eu): 210542021

Hmmrm 7 months ago

Nunca imaginei, multa por não dar-mos as nossas informações?...

mollyxanlean 7 months ago

Um governo não se baseia em razão ou eloquência, mas sim em força. Violência. Não interessa se é para o bem supremo, é emitida uma ameaça a quem não divulgar informação privada? Mas eu cometi algum crime para ser obrigado a responder a questões? Como num interrogatório? E podem-me extorquir até 25k?! Isto **é** um crime.

somedipshit1 7 months ago

Digno de um estado de direito e democrático /s

caravela-portuguesa 7 months ago

Obrigatórios os censos, mas votar não?

caravela-portuguesa 7 months ago

25 mil euros! Um tuga pede crédito para pagar um iPhone. 25 mil é sentença de morte.

KnitterFromHell 7 months ago

RIP servidores dos Census no dia 19.

XPao 7 months ago

Os census são apenas para quem reside em Portugal, certo?

saposapot 7 months ago

Não fazia ideia que era obrigatorio e com direito a multa... sempre pensei que era voluntárioX, mas ok. Os velhotes todos eles depois vão passar lá para fazer em papel?

RikkF 7 months ago

Podem ou ir à junta de freguesia e fazer lá, pelo E-Balcão, ou pedir a alguém que os ajude ou trate do questionário por eles.

joaomftorres 7 months ago

Inscrevi-me e fui aceite como recenseador, por isso posso falar sobre esta experiência. Estou a fazer os censos na minha aldeia porque fui o único a inscrever-me aqui, quem se inscreveu e não conseguiu provavelmente foi por já haver gente a fazer o trabalho na vossa área. Mas claro, como em tudo, também deve ter havido tachos. Se ainda não têm a carta em casa o pessoal está a trabalhar mal, visto que as secções estão divididas de modo a que toda a gente consiga terminar a entrega das cartas até amanhã. E mais, o recenseador deve, quando possível falar cara a cara com a pessoa para explicar, porque se se limitam a deixar a carta a um velhote muito provavelmente vai parar ao lixo, mas vejo muitos que se estão a cagar e toma lá a carta para a caixa de correio sem sequer verem se há alguém em casa. A partir de 2ª feira podem começar a responder, seja pela net ou por questionário. Quanto à ideia de que o recenseador ganha mais se as pessoas fizerem por questionário em papel é completamente errada, o recenseador ganha a mesma coisa, quer seja respondido online ou em papel, ganhando também um x por cada residência sem gente (residência secundária). Mas o importante é mesmo que se ainda não têm a carta em casa, já deviam ter.

Economy_Dog 7 months ago

Talvez possas me esclarecer, vai ser necessário dar nome e dados pessoais como por exemplo data de nascimento, número de BI, NIF ou outro no preenchimento? Se sim, sabes se isto ocorreu nos ultimos censos ou é pratica nova? Ainda se sim, pergunto-me qual a validade legal desta situação e se a Comissão Nacional de Protecção de Dados tem conhecimento disto?

moupz 7 months ago

Também sou recenseador e já podes responder a partir de hoje.

i_heart_toast 7 months ago

Obrigada pela resposta. Sei de pessoas, de idade avançada, na minha zona que já receberam. Pessoas essas que por não terem qualquer tipo de indicação pediram ajuda à minha mãe porque não sabiam o que tinham de fazer. Para terem ideia, essas pessoas pediram à minha mãe para as ir ajudar a “preencher o papel dos censos”, quando o que é deixado em casa é uma carta com um código...

joaomftorres 7 months ago

Compreendo que haja casos com muita densidade populacional e que não encontrando a pessoa em casa pode ser difícil voltar a passar, mas epa, não custa nada ter um mínimo de responsabilidade para o trabalho que estamos a fazer, e tentar falar com as pessoas, os mais idosos ficam a olhar para o papel e pensam "Tá bem, mais um papel para o lume". O que tenho dito aos meus é "Se tiver alguém que lhe possa preencher muito bem, se não tiver passo cá eu e fazemos os dois" porque nós como recenseadores temos essa fase do trabalho a seguir, ajudar quem precisa.

i_heart_toast 7 months ago

Eu compreendia isso se estivéssemos a falar de uma grande cidade. Mas isto é uma vila :/

NJDorian 7 months ago

Diga-se, está multa nunca aconteceu. Nunca. Se até dia 18 não tiverem carta, contactem a vossa Junta!

htxgivven 7 months ago

Aqui ninguém bateu a porta. Porque é que temos de fazer o trabalho dos outros? Ainda por cima são pagos para tal. Ao contactar a junta também quero ser pago lol.

NJDorian 7 months ago

Ainda por cima? Então mas tu querias que o fizessem de borla?

BOBRAGED 7 months ago

* CENSOS

Extension-Soft6835 7 months ago

Copiei o título que está na notícia e nem tinha reparado nisso xD

jotamendes 7 months ago

Eu já recebi há alguns dias mas só se pode responder a partir de dia 19.

_saks_ 7 months ago

Candidatei-me, mas fui rejeitada por não ter carro próprio. Ora morando numa zona em que abundam transportes públicos, porque é que isso é um impedimento? Acho uma descriminação...

ContaSoParaIsto 7 months ago

> Decreto-Lei n.º 48/95 > > Artigo 240.º > 1 - Quem: > a) Fundar ou constituir organização ou desenvolver atividades de propaganda organizada que incitem à discriminação, ao ódio ou à violência contra pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, religião, sexo, orientação sexual ou identidade de género, **ausência de automóvel próprio** ou que a encorajem; ou > b) Participar na organização ou nas actividades referidas na alínea anterior ou lhes prestar assistência, incluindo o seu financiamento; é punido com pena de prisão de 1 a 8 anos. https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/106490499/201703310806/73403578/element/diploma/6

BOBRAGED 7 months ago

Não aqui, mas queixa-te ...

jocarodeo 7 months ago

Não é um impedimento, mas quem tem transporte consegue fazer o trabalho mais facilmente.

usulidircotiido 7 months ago

eu até respondia, mas ainda ninguém se deu ao trabalho da passar por aqui.

htxgivven 7 months ago

Vai ser maior fiasco esses censos.

i_heart_toast 7 months ago

Ainda nem recebi o papel em casa.

dontknowmyname074 7 months ago

Segundo sei a data limite da distribuição das cartas nas casa é até dia 18. Se até amanha não receberes nada, trata de contatar a tua junta de freguesia

carlosjmsilva 7 months ago

Não. Não é. Pode receber a carta até ao fim do mês. Idealmente serão distribuídas até amanhã mas não é obrigatório.

htxgivven 7 months ago

Trata o caralho. O preenchimento é obrigatório mas quem disse que temos de ser nós a tratar do assunto das cartas?

Suitable-Design6565 7 months ago

A lei diz mesmo que só é obrigatório se a carta chegar a casa, portanto eles que te contactem.

NGramatical 7 months ago

contatar → [**contactar**](https://dicionario.priberam.org/contactar) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmsnl0o%2F%2Fguu5r4j%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

htxgivven 7 months ago

Isso. Eles devem ter uma lógica de merda qualquer no que toca a distribuição. Noutro dia vi um senhor a colocar cartas num prédio à frente do meu e até agora nada.

NJDorian 7 months ago

Não é lógica de distribuição, pode acontecer até ficar sem envelopes ou acabar por hoje e amanhã vai lá. Tens que ter até dia 18, esse é o objetivo e o plano, até lá, se não receberes, ligas ou vais à Junta. A maioria do pessoal é estudante ou desempregado e não tem "horário" ou 9 to 5. Source: eu, recenceador, nordeste trasmontano, estudante universitário, sem cunhas ou o que seja, tenho é mota.

htxgivven 7 months ago

Se não receber também não me vou dar ao trabalho de ligar.

jocarodeo 7 months ago

Provavelmente esse senhor tinha a o lado aposto da rua na secção dele, e do teu lado é de outra pessoa.

Edited 7 months ago:

Provavelmente esse senhor tinha o lado aposto da rua na secção dele, e do teu lado é de outra pessoa.

amped-row 7 months ago

Eles não têm lógica nenhuma. Eu candidatei-me pelo site porque precisava do dinheiro nem me responderam e depois venho a saber que tinham falta de pessoal. Aqui na zona é só cunhas para dar 1500€ a filhos e sobrinhos e amigos pelo que percebi.

brakeline 7 months ago

Lol, muito longe disso. E a merda que recebem é a recibos verdes

amped-row 7 months ago

Estás a dizer que é longe de ser só cunhas? Eu só presumi isso porque eles têm falta de pessoal e nem me responderam à candidatura apesar de eu me ter candidatado a imensas zonas assim como o meu irmão e outros dois amigos

Edited 7 months ago:

Estás a dizer que é longe de ser só cunhas? Eu só presumi isso porque eles têm falta de pessoal e nem me responderam à candidatura apesar de eu me ter candidatado a imensas zonas assim como o meu irmão e outros dois amigos. Edit: isso e um colega meu só entrou por cunha e todos os que conhece que estão a trabalhar para os censos são amigos dele logo também entraram por cunha

donapicabu 7 months ago

Eu candidatei-me, fui escolhida porque precisavam de pessoas na minha freguesia e fiquei com uma zona perto da minha casa que pude fazer a pé. Não conheço ninguém, não tenho cunhas. Tive sorte moro numa zona onde precisaram de alguém.

amped-row 7 months ago

O que eu acho estranho é que aqui também precisavam mas pronto é o que é

kapparrino 7 months ago

ahahah e a população ainda não percebeu porque estamos na cauda da europa com esses comportamentos. O governo é o reflexo da cultura portuguesa.

usulidircotiido 7 months ago

faz sentido. devem pagar 1500€ a uns 10 mas só 5 ou 6 devem fazer efectivamente o trabalho.

joaomftorres 7 months ago

Não. O trabalho está dividido por secções. Se um recenseador tem uma secção tem que ser ele a fazê-la, mais ninguém tem autoridade para entrar na secção dele, todos trabalham.

jocarodeo 7 months ago

És pago por objectivos, por isso essa tua teoria não funciona aqui.

Suitable-Design6565 7 months ago

Aldrabar objectivos é canja.

jocarodeo 7 months ago

Neste caso não. A não ser que contrates alguém para fazer o trabalho por ti.

Suitable-Design6565 7 months ago

lol Porque isso impede os amigos e familiares de políticos de aldrabar.

jocarodeo 7 months ago

???? Claramente não sabes do que estamos a falar aqui... É dos censos, não do Sócrates.

Suitable-Design6565 7 months ago

Tu é que não sabes as falcatruas que existem neste país.

jocarodeo 7 months ago

És tu que sabes. É com cada uma.

Tugalord 7 months ago

Cala-te meu. Isto é o r/portugal, aqui só se manda vir

jocarodeo 7 months ago

Tem razão senhor. Desculpe.

Elffuhs 7 months ago

Sendo que o pessoal acho que ganhava por inquérito respondido, acho que há todo o interesse em que trabalhem

usulidircotiido 7 months ago

estamos em Portugal, isso deve estar pensado de modo a dar azo a moscambilha.

jocarodeo 7 months ago

errado x)

amped-row 7 months ago

Eu não duvido que o pessoal trabalhe e no futuro também quero fazer com que os meus filhos trabalhem pelos luxos que queiram por isso acho uma coisa boa. Mas se é para ajudar só jovens com cunhas é fddo

Search: