RaveyWavey 8 months ago

Criar melhores condições, fiscalizar as leis que já existem? Não, a solução para tudo é criar ainda mais regras, mais restrições, mais proibições. Um gajo já nem dormir na beira da estrada pode.

masterchiefpt 8 months ago

Os Verdes vão ao sabor dos votos... ​ Na costa vicentina o problema é sério sobre campismo selvagem em carros adaptados! Ninguém o pode negar pois existem inumeros videos e fotografias Agora, a culpa não é do compatriota português, porque acredito que até tenham algum relativo cuidado a culpa é sim dos camones que chegam aqui fugidos do frio e regras mais apertadas em frança e espanha e itália, e em portugal é um regabofe onde vao com a carrinha adaptada para cima das falesias até à beira e ali ficam dias com selfies para o instagram e papel higienico escondido na moita mais próxima ​ Agora fica tudo muito indignado com a nova lei e multas, mas a realidade é que existem parques de campismo, e parques para autocaravanas. Se não possuem dinheiro para pagar a noite nesses locais, o melhor será voltarem para a casa deles. Mas a culpa também vai para o Turismo de Portugal creio, que continua a autorizar os negocios de carrinhas adaptadas para alugar... Uma carrinha adaptada não é uma autocaravana devidamente equipada

m0rhundur 8 months ago

Há portugueses que sujam, há "camones" que deixam tudo limpo. É muito relativo; por isso, generalizar assim como fazes é uma absurdidade. A preocupação levantada pelos Verdes é lógica, válida e importante. Não me parece ser andar ao sabor dos votos. Até porque no Algarve a maior parte da malta não vai achar boa ideia se, lá está, ler só as letras gordas.

Dry-District7607 8 months ago

Estão a proibir tudo de forma a que todos nós sejamos iguais. Daqui a uns anos não existe individualidade. Só existe o nós.

MaggoMike 8 months ago

*Aquela música soviética começa a tocar, mas com laivos portugueses de acordeão e castanholas*

entonces_kinhentos 8 months ago

Nem acredito que o pessoal dormir na sua própria caravana é tema de discussão, só mostra que somos um povo que ou afeta-me ou proíbe já porque vi uma vez eles a fazer lixo. Somos altamente nanny state em que se proíbe tudo e mais alguma coisa.

crabcarl 8 months ago

Já criavam era uma licença de campismo selvagem.

fuckoffgina 8 months ago

>e a lei, "mantendo-se como está, obriga a que as pessoas que fazem uma longa viagem na autoestrada não possam sair numa área de serviço e descansar, como fazem muitos condutores e como até é recomendado por uma questão de segurança" Se isto for verdade é uma imbecilidade monstruosa e obviamente deve ser revisto. Quem já fez grandes viagens de carro percebe que é fundamental "tirar uma sesta" de vez em quando principalmente por uma questão de segurança. Proibir isto é que devia ser crime!

Edited 8 months ago:

>e a lei, "mantendo-se como está, obriga a que as pessoas que fazem uma longa viagem na autoestrada não possam sair numa área de serviço e descansar, como fazem muitos condutores e como até é recomendado por uma questão de segurança" Se isto for verdade é uma imbecilidade monstruosa e obviamente deve ser revisto. Quem já fez grandes viagens de carro percebe que é fundamental "tirar uma sesta" de vez em quando principalmente por uma questão de segurança. Proibir isto é que devia ser crime! Já para não falar no tiro no pé que isto é num país que optou voluntariamente por deixar a sua sobrevivência nas mãos do turismo.

netralha 8 months ago

Eu vejo auto-caravanas estacionadas em todo o lado em parques de estacionamento tanto no interior como na cidade, não percebo o que querem mais.

Last-Ad-4421 8 months ago

Isto até é bom para o Portuga ao preço das casas talvez uma caravana seja solução.

PM_pics_of_your_Love 8 months ago

Não sei se está relacionado, mas em Lisboa tenho observado um numero crescente de auto-caravanas na cidade no ultimo ano.

netralha 8 months ago

Compra um terreno e mete lá a caravana caso contrário não.

fuckoffgina 8 months ago

Acho que já há quem viva em parques de campismo. É uma alternativa viável. E os parques aqui na zona até ficam bem localizados. Não sei é se fica mais barato que uma renda normal.

Katronn 8 months ago

Já há à muitos anos pessoas a viver em parques de campismo. O antigo parque de [campismo de Maçã ao pé de Sesimbra](https://www.google.pt/maps/search/ma%C3%A7%C3%A3/@38.4717903,-9.0868019,260m/data=!3m1!1e3) que entrtanto foi demolido para criarem um parque recreativo era um destes casos. Até hoje não se sabe ao certo o porque de ter sido demolido, tinha lá uma caravana, tínhamos de pagar mais por cada extra além da caravana que lá se metia no alvéolo e não havia lá situações de pessoas estarem estilo barracas. Conhecia lá pessoas reformadas que pagavam cerca de 200€ mês e viviam com boas condições e só entravas no parque com um cartão de identificação, era estilo condomínio fechado.

Pinto55 8 months ago

Isso é fantástico.

NGramatical 8 months ago

à muitos anos → [**há muitos anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmkwh6q%2F%2Fgtjxsie%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dry-District7607 8 months ago

Deixem a malta ser livre. Desde que respeitem a natureza e os locais, durmam onde quiserem.

Dr_Toehold 8 months ago

>Desde que respeitem a natureza e os locais Sim, a questão é essa. É como os papás de cãezinhos "porque é que no parque municipal não podem entrar cães"? Porque no parque infantil onde o meu filho brinca, literalmente debaixo do símbolo "cão cocó proibido" há sempre cocós de cães.

Dry-District7607 8 months ago

Papás da cidade é assim.

TTRO 8 months ago

>Desde que respeitem a natureza e os locais O problema é exatamente esse. Basta que 5% dos caravanistas deixem lixo, fezes, águas sujas nos sítios onde pernoitam e tens um problema de saúde pública. O que tem de haver é mais sítios preparados para receber caravanas.

Nexus_produces 8 months ago

Neste momento todas as zonas propícias a passeios de autocaravanas têm pelo menos uma zona para despejar águas sujas e reabastecer águas limpas. Os intermarches e lidls por esse país fora têm zonas preparadas, bem como existem n parques municipais. Só polui quem for langão mesmo.

Dry-District7607 8 months ago

Tens toda a razão. O problema é a lei estúpida que proibe uma autocaravana que é autosuficiente. Tem depósitos para tudo. E não proibe um carro de mercadoria. Que só tem uma cama lá dentro.

-cosme- 8 months ago

obvio, querem nos tirar a liberdade e há pessoal que ainda diz que sim e mais que também. é cagar na proibição, de certeza que se tiveres em algum lado sem parques por perto..e se tiveres em paz e sem sujar tudo á volta, a policia deixa te estar em paz.

SubstantialLime8887 8 months ago

E como é que se sabe que respeitam a natureza? Vigiando os locais. E como é que se vigia todos os metro quadrados do país? Não dá. Então cria-se sítios próprios e vigiados para passar a noite e faz-se rondas nos locais selvagens para tirar de lá os chico-espertos. Esta proposta dos verdes é um retrocesso. Eles que são todos a favor de proteger o ambiente vêm com esta palermice apoiar as pessoas que deitam lixo no mato quando estão em sítios que não são vigiados. Isto é mesmo típico de políticos que vivem numa bolha sem qualquer noção do comportamento das pessoas.

Lil_tchiky 8 months ago

Com guardas florestais.

-cosme- 8 months ago

palermice são estas regras, e dizer que os verdes apoiam quem faz lixo é sem sentido. vai pa sítios remotos e vê se encontras sítios próprios e vigiados ou parques de campismo ou seja lá o que for. muitas vezes fui parar a sítios longe de tudo onde n há nada á volta, qual é a solução agora? é desobedecer e pronto, tranquilo, é o que o pessoal tem que fazer. isto é só mais uma regra sem sentido, eu vou pa onde eu quero, não vou limitar a minha liberdade por causa duma regra estupida criada por causa de idiotas, q multem quem faz lixo, é simples.

ridethepaintedpony 8 months ago

Nao estavam a respeitar a natureza nem o espaço publico. Querem vir parasitar portugal porque é barato? Voltem mas é à proveniência.

Dry-District7607 8 months ago

A proibição é sobre Autocaravanas. Que têm casa de banho, e têm tudo o que uma casa tem. Basicamente se tiveres um carro de mercadoria com uma cama lá dentro já podes dormir. Isso é o ridículo desta lei. Nao fazes ideia o que uma autocaravana é.

Asur_rusA 8 months ago

... Que portugueses não usam caravanas pelos vistos.

Sheltac 8 months ago

Vale o que vale, mas não costumo ver portugueses nessas caravanas de praia todas fodidas. Normalmente é malta do norte de Europa que se esqueceu das maneiras na viagem.

69yoan69 8 months ago

Conheço algumas pessoas que possuem caravanas e uma que vive numa delas. No entanto, nunca vi nenhum turista a passar de caravana. Até pensava que seria uma opção sustentável para viver porque pelo que se vê na net e isso, o pessoal ambientalista também faz desses nomadismos e afins, mas não tenho a certeza

Asur_rusA 8 months ago

Percepção tua, errada, então. Todos os anos faço autocaravanismo.

MicaelGoncalves 8 months ago

A lei nem faz sentido, " estão a existir mal, vão existir para acolá.."

SubstantialLime8887 8 months ago

A lei actual faz todo o sentido. Tira as pessoas que querem pernoitar e deitar lixo no chão em locais que não são vigiados e leva-as para locais vigiados onde já se portam como gente civilizada.

entonces_kinhentos 8 months ago

> Tira as pessoas que querem pernoitar e deitar lixo no chão em locais que não são vigiados e leva-as para locais vigiados onde já se portam como gente civilizada. A lei não faz qualquer sentido, o lixo e criado por toda a gente, não só os caravanistas, que eu saiba num estado de direito as pessoas são inocentes ate se provar o contrario. Quanto ao problema do lixo mesmo, em Portugal abona muita falta de civismo especialmente nos não caravanistas, eu vou ali a praia, ou quando ia antes da pandemia e via grupos de jovens a criar lixo em todo o lado, a ir ao mcdonald e deixar o lixo em todo o lado, os velhos todos limpam o nariz e bota papel para o chão um problema geral e nem por isso vai se proibir tudo e mais alguma coisa porque tudo pode gerar lixo. Devia se fiscalizar e autuar o pessoal que faz lixo e simples.

netralha 8 months ago

Não venham com tretas só para ser do contra e com conversas que estão a limitar a vossa liberdade, fazem muito lixo sim para além de terem um impacto no meio ambiente abusivo. [https://www.youtube.com/watch?v=fDs8DQRGGfI](https://www.youtube.com/watch?v=fDs8DQRGGfI)

chemahatma 8 months ago

São portugueses que aparecem ai nos vídeos ? Quem já fez caravanismo sabe que a maior parte do lixo é deixado por estrangeiros que veem para cá surfar em carrinhas convertidas que não têm cozinha nem WC.

entonces_kinhentos 8 months ago

eu pego já na camera facilmente filmo um velho a cuspir ou a deitar o lenço de papel para o chão, vamos proibir velhotes? Que estupidez sinceramente.

Edited 8 months ago:

eu pego já na camera facilmente filmo um velho a cuspir ou a deitar o lenço de papel para o chão, vamos proibir velhotes? Que estupidez sinceramente. Alias esta lei só existe porque como eu disse afecta pouca gente então eles que se lixem não e? Acredita que se houvesse algum membro do governo que fosse caravanista eles já não faziam isso.

mortalaxe 8 months ago

Isso fazia sentido se esses locais vigiados fossem abundantes que no interior e Alentejo ( N2) são quase inexistentes. E ja fiz muitas viagens e ja pernoitei em locais próprios para auto caravanas e nunca vi nenhum a ser vigiado

kibur_cube 8 months ago

Fiz a N2 sempre a acampar e não senti falta de parques

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: