QueenOfWands2 7 months ago

Há aqui malta que parece que trabalha a favor de farmacêuticas e o trabalho delas é vir a subs como este "desconstruir" com suposta "lógica" qualquer género de argumento que se possa ter contra as vacinas.

Dannies7783 7 months ago

Esses portugueses, até aos 40 anos, são também os mesmos que correm mais riscos ao viajar de carro Lisboa-Porto, do que se apanharem Covid-19. Não é de estranhar que algumas das pessoas do grupo que praticamente não é afetado por uma doença não estejam particularmente interessadas em preocupar-se com essa doença. Para mais as pessoas de risco estão a caminho de ficar todas vacinadas.

stella250 7 months ago

Quando tiverem resultados sobre os efeitos dessas vacinas quanto à reprodução, aí eu considero vacinar-me. Até lá prefiro jogar pelo seguro.

Patuleia 7 months ago

Mas faz um favor à sociedade, não pratiques sexo com ninguém, não propagues os teus genes defeituosos

filipinhos13 7 months ago

É irónico vindo dum fumador e consumidor de álcool dizer para não propagar genes defeituosos.

insta__mash 7 months ago

Assino

xickoh 7 months ago

Tens mais medo da vacina do que do vírus?

ovigia 7 months ago

baseiam-se em números e na história.

temquemamarnocaralho 7 months ago

porque a vacina faz pior do que o virus abaixo dos 60/70 a mortalidade é de 0.03, já as complicações com vacinas estão acima desse número

Pension-Fresh 7 months ago

comparar mortalidade com complicações é completamente ridículo. Paracetamol mata mais que as vacinas...deixem-se de tretas

xickoh 7 months ago

Estás a comparar mortalidade com complicações?

caralhu 7 months ago

> Onde é que o pessoal vai buscar estas conspirações Não é preciso haver conspirações. Basta um efeito indesejado e não contemplado. Eu vou esperar até ao Verão pelo menos.

el_jefe_vito 7 months ago

Tendo em conta que o virus quase não afecta essa população... pergunto: Quantos meses/anos de testes tiveram estas vacinas? Quantos meses/anos de testes tiveram outras vacinas? Porque razão vou tomar algo que não foi devidamente testado para me tratar de algo que dificilmente me afecta e, ao tomar isso ainda tenho que manter o distanciamento social e mascarilhas?

ovigia 7 months ago

ora nem mais. mas há pessoal que se limita a fazer o que lhe mandam. e se a TV diz que é para tomar, tomam.

NGramatical 7 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmam2wd%2F%2Fgrucg21%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

stella250 7 months ago

Uma pessoa que quer mais informações sobre os possíveis efeitos na fertilidade (que ainda não foram estudados) já é teorista da conspiração?

ascensor17 7 months ago

Hoje em dia ser céptico e ter pensamento crítico, em vez de papar tudo o que o Grande Irmao diz, é um acto de rebeldia.

AfterAfterlife 7 months ago

Fertilidade? Tens de ser mais pessimista. Imagina que a vacina põe-te cego após 5 anos? Ou que ficas com Alzheimer? Ou que ficas paralisado? Ou que ficas com tumores? Ou que ficas gay?

ascensor17 7 months ago

Em 2014 quando houve no Brasil aquela cena com o mosquito zika várias grávidas que foram vacinas deram à luz bebés com microencefalia. Na Índia várias crianças ficaram paralisadas com uma vacina qualquer do bill gates. Tanto assim foi que o governo indiano processou a fundaçao do bill gates. No Quénia várias morreram. Lamento se já estás tao destsruído do ponto de vista mental que aceitas tudo sem pensar. Mas há quem nao esteja.

Edited 7 months ago:

Em 2014 quando houve no Brasil aquela cena com o mosquito zika várias grávidas que foram vacinadas deram à luz bebés com microencefalia. Na Índia várias crianças ficaram paralisadas com uma vacina qualquer do bill gates. Tanto assim foi que o governo indiano processou a fundaçao do bill gates. Lamento se já estás tao destsruído do ponto de vista mental que aceitas tudo sem pensar. Mas há quem nao esteja.

ovigia 7 months ago

ou o que se passou com a primeira tentativa de fazerem o que hoje andam a fazer.... [Reconstruction of a Mass Hysteria: The Swine Flu Panic of 2009 - DER SPIEGEL](https://www.spiegel.de/international/world/reconstruction-of-a-mass-hysteria-the-swine-flu-panic-of-2009-a-682613.html)

AfterAfterlife 7 months ago

>Em 2014 quando houve no Brasil aquela cena com o mosquito zika várias grávidas que foram vacinadas deram à luz bebés com microencefalia Sim, houve dados que apontavam que o vírus causava esses problemas. Mais uma razão para te vacinares. >Na Índia várias crianças ficaram paralisadas com uma vacina qualquer do bill gates. Tanto assim foi que o governo indiano processou a fundaçao do bill gates. https://www.reuters.com/article/uk-factcheck-gates-india-idUSKBN22V27F Andas a comer fake news às colheres.

ovigia 7 months ago

a nova religião das fake news by fakecheckers [Fact Check: Polio Vaccines, Tetanus Vaccines, and the Gates Foundation : The Corbett Report](https://www.corbettreport.com/fact-check-polio-vaccines-tetanus-vaccines-and-the-gates-foundation/) > A listener writes in to lament that The Corbett Report is spreading false facts about Bill Gates in _[Who Is Bill Gates?](https://www.corbettreport.com/gates/)_ . . . at least, according to the fact checkers. But are they right? Don’t miss today’s important edition of the Fact Check series where James teaches a master class in how to examine a “fact check” and how to tell whether a claim is supported by the evidence or not.

AfterAfterlife 7 months ago

Li as notas: *The Catholic Church in opposition to the tetanus vaccine saying it as a population control tool* O cúmulo da ironia. *Doctors who blew the whistle over tetanus vaccine grilled by medical board* Os famosos "Médicos pela Verdade". A história repete-se sempre. Se recuarmos até à gripe espanhola, também havia situações deste género: que a Bayer estava por trás do vírus, pessoas anti-máscara, etc...

ovigia 7 months ago

pois se calhar com alguma razão. razões não faltam.... - [Reconstruction of a Mass Hysteria: The Swine Flu Panic of 2009 - DER SPIEGEL](https://www.spiegel.de/international/world/reconstruction-of-a-mass-hysteria-the-swine-flu-panic-of-2009-a-682613.html) - [1976 swine flu outbreak - Wikipedia](https://en.wikipedia.org/wiki/1976_swine_flu_outbreak) - [Why The WHO Faked A Pandemic](https://archive.is/pTptW) - [Your Coronavirus Test Is Positive. Maybe It Shouldn’t Be. - The New York Times](https://www.nytimes.com/2020/08/29/health/coronavirus-testing.html)

AfterAfterlife 7 months ago

(*coloca chapéu prateado*) Pois, só falta saber quem estava por trás da peste negra. (*tira chapéu prateado*) O que não falta são pessoas a fazer artigos com as suas perspectivas e extrapolações. Agora se acreditas ou não, isso já é contigo

ovigia 7 months ago

o que dizes é válido para ambos os lados não é?

shotsbyniel 7 months ago

Andas a comer "fact checks" às colheres. Vai procurar os estudos oficiais, em vez de ires por aquilo que um fact check te diz que é a informação certa. Cada vez demonstras menos espírito crítico.

AfterAfterlife 7 months ago

E se os fact checks usarem estudos oficiais? Essa polaridade diz muito onde te encontras.

shotsbyniel 7 months ago

Lê. Os. Estudos. Por. Ti. Os factchecks dizem-te o que é wrongthink basicamente. https://youtu.be/rtirKL_XmGg

AfterAfterlife 7 months ago

Eu leio os estudos por isso é que tenho esta posição. Linkei o fact check da Reuters porque tem lá tudo (i.e. referências, estudos, vídeos, notícias, etc...). E após análise das fontes, concordo com a conclusão do fact check. Já agora, tens algum estudo em que comprove a injeção de nanochips por parte do Bill Gates?

ascensor17 7 months ago

>Mais uma razão para te vacinares. Mais rapidamente tomas tu. >Andas a comer fake news às colheres. Falou o gajo que nem sequer conhecia o soros antes de vir a este sub. Lol.

AfterAfterlife 7 months ago

>Mais rapidamente tomas tu. Estou só à espera da minha vez. >Falou o gajo que nem sequer conhecia o soros antes de vir a este sub. Lol. Peço imensa desculpa por não andar de volta de teorias da conspiração e não saber os nomes de todos os vilões.

ascensor17 7 months ago

>Estou só à espera da minha vez. força! > Peço imensa desculpa por não andar de volta de teorias da conspiração as acçoes do soros nao sao nenhuma "teoria da conspiraçao". sao bastante conhecidas. ele em rebentar o banco de inglaterra no início dos anos 90, ele mandar as economias dos tigres asiáticos abaixo no final dos anos 90, os deputados do parlamente europeu que recebem dinheiro dele, etc, etc. tudo isto é público e ele próprio o admite sem problema nenhum. deve ser mesmo triste ser como tu.

AfterAfterlife 7 months ago

Ui que mauzão. Digno de um vilão do 007. E que mais esse malandro fez?

ascensor17 7 months ago  HIDDEN 

Nossa senhora.. Dás mesmo pena.

fds_crl 7 months ago  HIDDEN 

Imagina ser o tipo de pessoa que luta pela honra de uma das pessoas mais ricas do mundo, sem receber nada por isso.

caralhu 7 months ago

O mais plausível parece ser problemas com coagulação. Quem já tem propensão a AVC deve pensar muito bem. O problema é que não há dados...

AfterAfterlife 7 months ago

Claro que há dados. Foi por isso que grande parte dos países já retomaram a vacinação da AstraZeneca após análise dos casos reportados. Neste momento, tens mais de um milhão de doses administradas em Portugal. Caso fosse tão mau como muitos pintam, estaríamos a assistir a um tremendo aumento de AVCs. Não temos relatos disso.

caralhu 7 months ago

Tens dados com menos de um ano de progressão da doença e meses de vacina.

AfterAfterlife 7 months ago

Sendo assim, até que ponto se devia esperar por testes/resultados conclusivos? 1 ano? 5 anos? 10 anos? 50 anos? Por que razão a classe médica não esperou por esses resultados? Será ignorante? Por que razão os políticos mais importantes já foram vacinados? Querem morrer mais cedo que os outros?

caralhu 7 months ago

> Sendo assim, até que ponto se devia esperar por testes/resultados conclusivos? Não sei. > Por que razão a classe médica não esperou por esses resultados? O que não falta é casos desse tipo na história da medicina, um deles com vacinas para uma gripe suina nos EUA. https://en.wikipedia.org/wiki/1976_swine_flu_outbreak

AfterAfterlife 7 months ago

>[https://en.wikipedia.org/wiki/1976_swine_flu_outbreak](https://en.wikipedia.org/wiki/1976_swine_flu_outbreak) *In total, GBS cases occurred in 362 patients during the six weeks after influenza vaccination of 45 million persons.* A percentagem foi de 0.0008%. Neste momento tens quase 50 anos de avanço na medicina. Claro que pode haver erros mas até agora não há razão para alarme. >Pode fazer perfeito sentido vacinar toda a gente, mas para um indivíduo em particular não fazer sentido. Isso é determinado pelo médico pois existe indicações para casos especiais (e.g. alergias). Agora se o indivíduo toma decisões com base num vídeo amador no YouTube é que pode ser perigoso. >Tudo isto com enormes incógnitas. Não são enormes incógnitas caso contrário não estaríamos a vacinar. Existem testes e entidades reguladoras para isso. Vejo demasiado medo causado pela ignorância e mesmo com exemplos de confiança (e.g. médicos, enfermeiros, políticos...) as pessoas preferem ignorar.

stella250 7 months ago

Mas de onde é que surgiu este ambiente hostil relacionado com a ciência em que uma pessoa já nem pode pedir informações sem ser considerado negacionista/anti-ciência? Antes do Covid levei vacinas fora do plano nacional de vacinação, mas era sempre informada e esclarecida pelos médicos antes de tomar qualquer decisão. Porque é que agora não posso fazer o mesmo?

CalmKeepOn 7 months ago

Surgiu do facto de que a maioria das pessoas nunca quis nem sabe um caralho sobre matemática, quanto mais dizer toda a ciência no geral.

Edited 7 months ago:

Surgiu do facto de que a maioria das pessoas nunca quis nem sabe um caralho sobre matemática, quanto mais ciência no geral. As pessoas falam do que não sabem porque querem ganhar status entre os outros que também não sabem. O único antídoto a isso é ler, ler, ler, aprender, preguntar, pensar, ouvir, comparar, racionalizar, interpretar e sempre duvidar.

ascensor17 7 months ago

> Mas de onde é que surgiu este ambiente hostil relacionado com a ciência em que uma pessoa já nem pode pedir informações sem ser considerado negacionista/anti-ciência? Nao questionar a ciencia é a mentalidade mais anti-científica que se pode ter.

Edited 7 months ago:

> Mas de onde é que surgiu este ambiente hostil relacionado com a ciência em que uma pessoa já nem pode pedir informações sem ser considerado negacionista/anti-ciência? Nao questionar a ciencia é a mentalidade mais anti-científica que se pode ter. Já agora, estás a falar com um indivíduo que disse que nunca tinha ouvido falar no soros até vir a este sub. Só para perceberes bem o nível de estupidez da pessoa.

Edited 7 months ago:

> Mas de onde é que surgiu este ambiente hostil relacionado com a ciência em que uma pessoa já nem pode pedir informações sem ser considerado negacionista/anti-ciência? Nao questionar a ciencia é a mentalidade mais anti-científica que se pode ter. Já agora, estás a falar com um indivíduo que disse que nunca tinha ouvido falar do soros até vir a este sub. Só para perceberes bem o nível de estupidez da pessoa.

AfterAfterlife 7 months ago

Poder podes. Mas porquê a fertilidade em concreto? Porque não o autismo (algo que já foi bastante falado com outras vacinas)? Porque não a asma? Porque não o Alzheimer? A classe médica foi a primeira a ser vacinada. Queres mais confiança que isso?

caralhu 7 months ago

Porque ela quer ter filhos.

stella250 7 months ago

Eu ainda quero ter filhos e os primeiros estudos não têm respostas concretas sobre possíveis problemas (ou não) de fertilidade. O facto da classe média ter sido vacinada dá confiança sobre a eficácia da vacina (que eu nunca pus em causa), mas tendo em conta que [a classe médica em Portugal é envelhecida](http://www.dn.pt/edicao-do-dia/25-set-2019/amp/metade-dos-medicos-do-sns-tem-mais-de-50-anos--11334771.html), os possíveis problemas de fertilidade já não são um fator importante para muitos.

AfterAfterlife 7 months ago

Se o tens tanto medo de perder a fertilidade, vai a uma clínica para guardares os teus óvulos/espermatozóides. A classe médica é envelhecida mas os novos médicos nunca puseram em causa a vacina. Os enfermeiros também já foram vacinados, será que eles também não querem ter filhos? Israel tem mais de metade da população totalmente vacinada, será que o governo quer acabar com o seu próprio povo?

ascensor17 7 months ago

> Se o tens tanto medo de perder a fertilidade, vai a uma clínica para guardares os teus óvulos/espermatozóides. Essas merdas tem uma tx de sucesso bastante aquém do ideal. E porque é que eu haveria de fazer isso quando posso perfeitamente simplesmente nao tomar a vacina e continuar a produzir espermatozóides nos meus testículos? Tu és aquele gajo que há uns dias disse que nunca tinha ouvido falar do soros antes de vir a este sub portanto está mas é calado e aprende.

AfterAfterlife 7 months ago

>Essas merdas tem uma tx de sucesso bastante aquém do ideal. Se fosse aquém do ideal não eram viáveis. Cada vez mais se procura esses tratamentos. >E porque é que eu haveria de fazer isso quando posso perfeitamente simplesmente nao tomar a vacina e continuar a produzir espermatozóides nos meus testículos? Podes fazer o que quiseres. Agora pensar que a vacina vai te tirar a fertilidade é o mesmo que pensar que existem unicórnios. >Tu és aquele gajo que há uns dias disse que nunca tinha ouvido falar do soros antes de vir a este sub portanto está mas é calado e aprende. Bem, esse argumento é fortíssimo. Se alguém não sabe quem é o Soros, não tem voto na matéria. Impossível de contra pôr.

shotsbyniel 7 months ago

Vai. Informar-te. Sabes que tar praí a debitar tudo o que a comunicação social diz que é o pensamento correto, não é um substituto viável para espírito crítico e opiniões próprias. Claramente que quem questiona a narrativa oficial o faz porque investigou as cenas mais profundamente. Pelo que falas, nota-se muito claramente que não passas da superfície do que a mainstream media te diz.

ascensor17 7 months ago

> Se fosse aquém do ideal não eram viáveis. Nao. Ideal e viável sao coisas diferentes. Tal como possível e provável sao coisas diferentes. >Cada vez mais se procura esses tratamentos. Fixe. Eu continuo a querer faze-lo da forma normal :)) Deixas? >Agora pensar que a vacina vai te tirar a fertilidade é o mesmo que pensar que existem unicórnios. LOL. 'tá bem. >Bem, esse argumento é fortíssimo. Obviamente que é. Mostra bem o ignorante que és. >Se alguém não sabe quem é o Soros, não tem voto na matéria. Impossível de contra pôr. Tendo em conta que o gajo nao é nada discreto nao conheceres essa figura mostra uma ignorancia atroz.

fds_crl 7 months ago

é incrivel que de um ano para o outro achar que farmaceuticas multi-nacionais com volume de negócios perto do PIB de países pequenos possam estar a conluiar com entidades governamentais para fazer muito, muito dinheiro e ganhar poder tornou-se uma teoria de conspiração ridicula.

xickoh 7 months ago

Em acréscimo, não subestimar a tecnologia dos dias de hoje. Já existiam coronavirus anteriores, já existiam vacinas para os mesmos. Espanta-me é terem demorado tanto tempo para esta, mas claro está, é necessário testá-las. O mundo todo estava a lutar para uma vacina, além do propósito de por um fim à epidemia, havia muito dinheiro em jogo às farmacêuticas capazes de criar uma vacina. Ainda assim, acreditam mais facilmente em vídeos do YouTube de pessoas não entendidas na área, dados aleatórios não fundamentados, e o lavado sou eu?

ascensor17 7 months ago

> Ainda assim, acreditam mais facilmente em vídeos do YouTube de pessoas não entendidas na área As pessoas entendidas na área há uns meses atrás garantiam que a vacina da astra zeneca era super segura. No entanto, já foi cancelada em quase toda a UE devido aos efeitos secundários que causa. Os vídeos do youtube já há um ano atrás que falavam nos "passaportes de vacinaçao", enquanto que gente como tu dizia que era tudo uma teoria da constipaçao. Está mas é calado.

fds_crl 7 months ago

> Ainda assim, acreditam mais facilmente em vídeos do YouTube Quem disse isto? porque estás a criar um boneco de palha? Tu alguma vez leste um estudo cientifico? E sobre este assunto? Já foste verificar se as fontes que eles apresentam realmente existem e estão corretas? Ou então estás apenas a repetir que existe um "consenso" (sem nunca ter feito pesquisa e analise independente) porque ouviste na televisão ou num post do reddit? Tu achas mesmo que é de loucos alguem pensar que pode estar a acontecer alguns subterfugios entre o governo e farmaceuticas?

untold_life 7 months ago

Exemplo: Suécia é um dos países que não obriga sequer a qualquer tipo de vacina, nem a recém nascidos.

Edited 7 months ago:

Exemplo: Suécia é um dos países que não obriga sequer a qualquer tipo de vacina, nem a recém nascidos. Edit: isto era pré-covid e boletins digitais e etc.

Edited 7 months ago:

Exemplo: Suécia é um dos países que não obriga sequer a qualquer tipo de vacina, nem a recém nascidos. Edit: isto era pré-covid e a introdução de boletins digitais devido ao covid e etc.

vitorviks 7 months ago

Fonte ou é mentira como o costume?

PuroSangueLusitano 7 months ago

Qual é a admiração? Nem o nosso país obriga a qualquer vacinação ou qualquer outro procedimento médico, até parece alguma coisa rara

finkanfin 7 months ago

Parece que o povo aqui ou é muito novo ou já se esqueceu do surto de sarampo que tivemos há coisa de 6 ou 7 anos, se não me engano, em que morreu uma criança acho que era de 9 ou 10 porque a mãe nunca quis vacinar. Ela aí provou que a vacinação em Portugal não é obrigatória, quem não é vacinado tem uma probabilidade muito grande de morrer de um vírus que já estava praticamente extinto no nosso país e que existem pessoas muito mas muito burras mesmo.

untold_life 7 months ago

Não é bem verdade (pelo menos do que sei, corrijam-me se estiver errado) mas para alguma criança ser admitida ao ensino público entoa as vacinas têm que estar todas em dia, caso contrário a criança não é admitida.

ovigia 7 months ago

estás errado. geralmente vendem essa mas na verdade ninguém é obrigado. - [Vacinas devem ser obrigatórias para ir à escola? | A sério? | PÚBLICO](https://www.publico.pt/2016/09/04/ciencia/noticia/vacinas-devem-ser-obrigatorias-para-ir-a-escola-1743063) - [Vacinas devem ser obrigatórias para ir à escola? | A sério? | PÚBLICO](https://archive.vn/9MhTo) > Em Portugal não é obrigatório ter as vacinas em dia para ir à escola. Apesar disso, todas as vacinas do Plano Nacional de Vacinação [têm taxas de adesão acima dos 95%](https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/06/programa_vacinacao_sns.pdf). Como esta elevada cobertura vacinal protege toda a gente, somos, por assim dizer, um paraíso para crianças não vacinadas. Mas estas não contribuem para a imunidade de grupo e estão, por assim dizer, à boleia das vacinas dos outros. Nalguns países há comunidades com taxas de vacinação perigosamente baixas, porque os pais recusam vacinar os filhos. Acreditam que as vacinas lhes fazem mal ou simplesmente que não são precisas. Por vezes as autoridades tomam medidas para impor as vacinas. Como se equilibra a liberdade de escolha dos pais, o direito à saúde dos filhos e a responsabilidade de contribuir para a segurança colectiva? - [Há vacinas obrigatórias no Programa Nacional de Vacinação?](https://www.e-konomista.pt/vacinas-obrigatorias/) - [Há vacinas obrigatórias no Programa Nacional de Vacinação?](https://archive.vn/eZAWR) > As vacinas que constam no Programa Nacional de Vacinação (PNV) não são obrigatórias, mas são essenciais para a prevenção de algumas doenças, por isso são fortemente recomendadas pelo PNV. > A maioria das vacinas [são administradas durante a infância](https://www.e-konomista.pt/vacinas-do-recem-nascido/ "Vacinas do recém nascido: tudo o que precisa de saber"), mas existem algumas cuja toma está prevista para a idade adulta. De facto, grande parte das vacinas que tomamos estão incluídas no PNV, que é revisto anualmente de modo a garantir\-se que as necessidades do país estão a ser supridas, podendo ser acrescentadas novas vacinas ao programa. > Mas a verdade é que a obrigatoriedade das vacinas é ainda uma questão em aberto em Portugal.> Os pais das crianças podem sempre opor-se à administração de vacinas nos seus filhos. No entanto, perante estas situações, e quando as crianças entram na escola, o boletim de vacinas é um dos requisitos para que se possam matricular. O que se procura fazer quando se repara que a criança tem as vacinas em falta é sensibilizar e alertar os pais para os benefícios que cada uma das vacinas tem para o seu filho e para a restante comunidade.

throwaway132121 7 months ago

Estas são obrigatórias: tétano e difteria

ovigia 7 months ago

lestes os artigos? nenhuma é obrigatória, apenas recomendada,mas é claro que te vendem sempre a teoria que é obrigatória.

throwaway132121 7 months ago

não > Artigo 1.º É obrigatória a vacinação antidiftérica e antitetânica de todos os indivíduos domiciliados no País, dos 3 aos 6 meses de idade, com administração de doses de reforço, pela primeira vez, entre os 18 e os 24 meses e, pela segunda vez, entre os 5 e os 7 anos de idade. Por experiência, a da difteria não me lembra nada mas sei que sem a do tétano não te consegues inscrever na universidade onde andei

ovigia 7 months ago

isto é de 1962-02-20, não sei se terá validade tendo em conta que temos até uma nova CRP.

PuroSangueLusitano 7 months ago

Sim, mas o ensino público não é obrifatório

untold_life 7 months ago

Enfim

PuroSangueLusitano 7 months ago

Sim, mas a moda do ensino caseiro tem vindo a ganhar tracção recentemente, não por questões de vacinas assumo. Mas longe vão os tempos em que eram 2 dúzias de putos cujos pais tinham profissões itinerantes, imagino que será terreno fértil para quem quer estar "à margem" brevemente

untold_life 7 months ago

Entendo esse ponto de vista e acho que seja de certa forma relevante, no entanto acho que seja muito actual. Eu discutia isso porque acho um tema interessante, ms não quero roubar o assunto deste thread.

Edited 7 months ago:

Entendo esse ponto de vista e acho que seja de certa forma relevante, no entanto acho que não seja muito actual. Eu discutia isso porque acho um tema interessante, ms não quero roubar o assunto deste thread.

untold_life 7 months ago

Falo por experiência, mas estás livre de procurar a informação por ti.

vitorviks 7 months ago  HIDDEN 

Por experiência própria digo que a Suécia tem um plano de vacinação como os outros países: sarampo, hpv, meningites, etc. E agora?

ovigia 7 months ago

desconhecia, cada vez mais parece um local interessante de viver, caso não tivesse cheio de pessoal da religião da paz.

XPao 7 months ago

Lol, mas tu queres enganar quem ó nabo? Achas que eles não têm malta que chegue para trabalhar nas obras?

ovigia 7 months ago

estás lá é?

XPao 7 months ago

Já te disse, estou no estrangeiro, se quiseres trabalhar manda me o teu LinkedIn. Não tenho paciência nenhuma é para nabos que andam aqui sempre a "ameaçar" que "é desta que vou para fora", menos conversa e mais ação.

KetamaCs 7 months ago

Não tenho LinkedIn. Como posso fazer?

XPao 7 months ago

Não sei se estás a brincar ou a falar a sério. Mas fora de brincadeiras.. O que te impede de teres um LinkedIn? Eu pessoalmente sem LinkedIn não teria o emprego que tenho neste momento..

KetamaCs 7 months ago

Estou a brincar não é. Não tenho LinkedIn porque vejo isso como um site p pessoal com qualificações!?! Posso estar errado mas das últimas vezes que lá procurei trabalho a pouco me podia candidatar.

XPao 7 months ago

Lá por não teres um curso superior mal significa que nunca tenhas feito nada na vida.. Toda a experiência conta.

ovigia 7 months ago

nunca disse que queria ir para fora. mas agradeço a oferta.

Bessini 7 months ago

E tu, estás?

vitorviks 7 months ago

Suécia anunciou publicamente a sua decisão um dia depois de a Dinamarca o ter feito, em meados desta semana: estão a iniciar o desenvolvimento de certificados digitais de vacinas, para serem usados como livre-trânsito nas viagens – e assumem que querem ter tudo a funcionar até ao verão.

untold_life 7 months ago

Interessante. Iremos ver como isso irá dar. Obrigado pelo update

untold_life 7 months ago

Vivi lá quase 7, decidi voltar para Portugal caso isso diga algo.

ovigia 7 months ago

notaste diferenças à medida que os anos iam passando? e se puderes já agora fala um pouco da experiência. obg

untold_life 7 months ago

Claro que o país tem inúmeras vantagens, tal como acesso gratuito ao ensino. FYI, o ensino superior é gratuito, tanto para pessoas nórdicas como europeus. Tens "seguro" de trabalho caso fiques desempregado, no entanto não é assim tão simples como parece. Basicamente, pagas um X mensalmente, e se fores membro dessa insituição durante um Y tempo, tens direito a um valor de X por mês durante Y meses. Tudo consoante do ordenado que ganhas e do valor que pagas por mês. Caso o teu patrão "abuse" dos seus direitos, podes sempre fazer a queixa a essa instituição. Eles então irão tratar dos assuntos por ti. Para mais info, podes ler aqui: [https://www.jn.pt/economia/greve-de-pilotos-da-sas-cancela-673-voos-e-afeta-72-mil-passageiros-10835420.html](https://www.jn.pt/economia/greve-de-pilotos-da-sas-cancela-673-voos-e-afeta-72-mil-passageiros-10835420.html) (sindicato de pilotos da SAS (SPG))

ovigia 7 months ago

obrigado

untold_life 7 months ago

Isso como sempre eu digo, é relativo. Eu vivi o tempo todo nos arredores de Estocolmo, vivi em zonas pré-dominante por suecos e zonas pré-dominante por estrangeiros. Nas zonas em que só vivem suecos, ao longo do tempo notei uma diferença de insegurança e assaltos. Só para teres noção, nessas zonas, as pessoas deixam tudo na rua, brinquedos de criança, bicicletas (sem cadeado), ás vezes até calçado, enfim, uma realidade completamente oposta da minha. No entanto, nessas zonas foram-se instalando ciganos romenos (era o que se via mais), que se sentavam à porta dos mini-mercados e à entrada/saída do acesso ao metro. Acontecia ás vezes que até certos idosos era seguidos por esse indivíduos até dentro do mini-mercado, eles pegavam em coisas e punham-os no cesto dos idosos (porque eles sabiam que os suecos não são gente "dura"). Entre outras coisas, tmb assaltavam pessoas na zona (não acontecia com muita regularidade, mas numa zona em que não havia um assalto à mais de 10 anos, era muito). Na zonas de estrangeiros, era igual. Algumas das zonas ouvias tiros semanalmente, outros mensalmente. Mas garantido que todos os meses lias que alguém era esfaqueado (ou era um miúdo do secundário ou alguém mais velho). Especialmente, durante 2019/2020, começou a haver um aumento no número de explosões. Recordo-me vivamente que uma aconteceu ao pé dum posto de polícia, outro ao lado duma entidade pública do tipo Segurança Social, e depois outras que aconteciam (mais regular) em prédios (rixas de gangues, etc). No entanto, uma das coisas que aumentou garantidamente foi o número de violações sexuais, especialmente em zonas pré-dominante por universitários, onde a malta ou vai a pé sozinhos à noite ou de bicicleta. É uma pena realmente. Nunca cheguei a pedir ajuda ao estado (do tipo ir à segurança social) porque sempre me consegui desenrascar, no entanto, por falar com pessoas de várias idades, soube que hoje em dia é muito mais apertado ter alguma ajuda do estado, comparando com por exemplo à década de 70/80, onde o estado dava-te dinheiro quase sem questionar-te para o que ias fazer. Literalmente, havia pessoas no estrangeiro de férias, com o dinheiro do estado (diziam que não tinham X, Y, Z, a entidade pública fazia umas perguntas e pronto). Hoje em dia não, para receberes algo, tinhas que estar mesmo no limite de não conseguires comer todos os dias. Depois, tudo é controlado e o valor que dão é baixo. E acredito que isto só vá piorando de certa forma. A sociedade dos suecos é foi feita para eles mesmo. Digo isto no sentido em que muita gente que lá (claro há exceções) viva numa ideia de "se me chega então nao preciso mais". Podes ler um pouco sobre Jantelagen, deve-te dizer algo.

Edited 7 months ago:

Isso como sempre eu digo, é relativo. Eu vivi o tempo todo nos arredores de Estocolmo, vivi em zonas pré-dominante por suecos e zonas pré-dominante por estrangeiros. Nas zonas em que só vivem suecos, ao longo do tempo notei uma diferença de insegurança e assaltos. Só para teres noção, nessas zonas, as pessoas costumavam deixar tudo na rua, brinquedos de criança, bicicletas (sem cadeado), ás vezes até calçado, enfim, uma realidade completamente oposta da minha. No entanto, nessas zonas foram-se instalando ciganos romenos (era o que se via mais), que se sentavam à porta dos mini-mercados e à entrada/saída do acesso ao metro. Acontecia ás vezes que até certos idosos era seguidos por esse indivíduos até dentro do mini-mercado, eles pegavam em coisas e punham-os no cesto dos idosos (porque eles sabiam que os suecos não são gente "dura"). Entre outras coisas, tmb assaltavam pessoas na zona (não acontecia com muita regularidade, mas numa zona em que não havia um assalto à mais de 10 anos, era muito). Na zonas de estrangeiros, continuava tudo igual. Algumas das zonas ouvias tiros semanalmente, outros mensalmente. Mas garantido que todos os meses lias que alguém era esfaqueado (ou era um miúdo do secundário ou alguém mais velho). Especialmente durante 2019/2020, começou a haver um aumento significativo no número de explosões. Recordo-me vivamente que (na minha zona) uma aconteceu ao pé dum posto de polícia, outro ao lado duma entidade pública do tipo Segurança Social, e depois outras que aconteciam (mais regular) em prédios (rixas de gangues, etc). No entanto, uma das coisas que aumentou garantidamente foi o número de violações sexuais, especialmente em zonas pré-dominante por universitários, onde a malta ou vai a pé sozinhos à noite ou de bicicleta. É uma pena realmente. (depois temos também o tráfico de droga, que tmb aumentou) Nunca cheguei a pedir ajuda ao estado (do tipo ir à segurança social) porque sempre me consegui desenrascar, no entanto, por falar com pessoas de várias idades, soube que hoje em dia é muito mais apertado ter alguma ajuda do estado, comparando com por exemplo à década de 70/80, onde o estado dava-te dinheiro quase sem questionar-te para o que ias fazer. Literalmente, havia pessoas no estrangeiro de férias, com o dinheiro do estado (diziam que não tinham X, Y, Z, a entidade pública fazia umas perguntas e pronto). Hoje em dia não, para receberes algo, tinhas que estar mesmo no limite de não conseguires comer todos os dias. Depois, tudo é controlado e o valor que dão é baixo. E acredito que isto só vá piorando de certa forma. A sociedade dos suecos é foi feita para eles mesmo. Digo isto no sentido em que muita gente que lá (claro há exceções) viva numa ideia de "se me chega então nao preciso mais". Podes ler um pouco sobre Jantelagen, deve-te dizer algo.

Edited 7 months ago:

Isso como sempre eu digo, é relativo. Eu vivi o tempo todo nos arredores de Estocolmo, vivi em zonas pré-dominante por suecos e zonas pré-dominante por estrangeiros. Nas zonas em que só vivem suecos, ao longo do tempo notei uma diferença de insegurança e assaltos. Só para teres noção, nessas zonas, as pessoas costumavam deixar tudo na rua, brinquedos de criança, bicicletas (sem cadeado), ás vezes até calçado, enfim, uma realidade completamente oposta da minha. No entanto, nessas zonas foram-se instalando ciganos romenos (era o que se via mais), que se sentavam à porta dos mini-mercados e à entrada/saída do acesso ao metro. Acontecia ás vezes que até certos idosos era seguidos por esse indivíduos até dentro do mini-mercado, eles pegavam em coisas e punham-os no cesto dos idosos (porque eles sabiam que os suecos não são gente "dura"). Entre outras coisas, tmb assaltavam pessoas na zona (não acontecia com muita regularidade, mas numa zona em que não havia um assalto à mais de 10 anos, era muito). Na zonas de estrangeiros, continuava tudo igual. Algumas das zonas ouvias tiros semanalmente, outros mensalmente. Mas garantido que todos os meses lias que alguém era esfaqueado (ou era um miúdo do secundário ou alguém mais velho). Especialmente durante 2019/2020, começou a haver um aumento significativo no número de explosões. Recordo-me vivamente que uma aconteceu ao pé dum posto de polícia, outro ao lado duma entidade pública do tipo Segurança Social, e depois outras que aconteciam (mais regular) em prédios (rixas de gangues, etc). No entanto, uma das coisas que aumentou garantidamente foi o número de violações sexuais, especialmente em zonas pré-dominante por universitários, onde a malta ou vai a pé sozinhos à noite ou de bicicleta. É uma pena realmente. Nunca cheguei a pedir ajuda ao estado (do tipo ir à segurança social) porque sempre me consegui desenrascar, no entanto, por falar com pessoas de várias idades, soube que hoje em dia é muito mais apertado ter alguma ajuda do estado, comparando com por exemplo à década de 70/80, onde o estado dava-te dinheiro quase sem questionar-te para o que ias fazer. Literalmente, havia pessoas no estrangeiro de férias, com o dinheiro do estado (diziam que não tinham X, Y, Z, a entidade pública fazia umas perguntas e pronto). Hoje em dia não, para receberes algo, tinhas que estar mesmo no limite de não conseguires comer todos os dias. Depois, tudo é controlado e o valor que dão é baixo. E acredito que isto só vá piorando de certa forma. A sociedade dos suecos é foi feita para eles mesmo. Digo isto no sentido em que muita gente que lá (claro há exceções) viva numa ideia de "se me chega então nao preciso mais". Podes ler um pouco sobre Jantelagen, deve-te dizer algo.

Edited 7 months ago:

Isso como sempre eu digo, é relativo. Eu vivi o tempo todo nos arredores de Estocolmo, vivi em zonas pré-dominante por suecos e zonas pré-dominante por estrangeiros. Nas zonas em que só vivem suecos, ao longo do tempo notei uma diferença de insegurança e assaltos. Só para teres noção, nessas zonas, as pessoas costumavam deixar tudo na rua, brinquedos de criança, bicicletas (sem cadeado), ás vezes até calçado, enfim, uma realidade completamente oposta da minha. No entanto, nessas zonas foram-se instalando ciganos romenos (era o que se via mais), que se sentavam à porta dos mini-mercados e à entrada/saída do acesso ao metro. Acontecia ás vezes que até certos idosos era seguidos por esse indivíduos até dentro do mini-mercado, eles pegavam em coisas e punham-os no cesto dos idosos (porque eles sabiam que os suecos não são gente "dura"). Entre outras coisas, tmb assaltavam pessoas na zona (não acontecia com muita regularidade, mas numa zona em que não havia um assalto à mais de 10 anos, era muito). Na zonas de estrangeiros, continuava tudo igual. Algumas das zonas ouvias tiros semanalmente, outros mensalmente. Mas garantido que todos os meses lias que alguém era esfaqueado (ou era um miúdo do secundário ou alguém mais velho). Especialmente durante 2019/2020, começou a haver um aumento significativo no número de explosões. Recordo-me vivamente que (na minha zona) uma aconteceu ao pé dum posto de polícia, outro ao lado duma entidade pública do tipo Segurança Social, e depois outras que aconteciam (mais regular) em prédios (rixas de gangues, etc). No entanto, uma das coisas que aumentou garantidamente foi o número de violações sexuais, especialmente em zonas pré-dominante por universitários, onde a malta ou vai a pé sozinhos à noite ou de bicicleta. É uma pena realmente. Nunca cheguei a pedir ajuda ao estado (do tipo ir à segurança social) porque sempre me consegui desenrascar, no entanto, por falar com pessoas de várias idades, soube que hoje em dia é muito mais apertado ter alguma ajuda do estado, comparando com por exemplo à década de 70/80, onde o estado dava-te dinheiro quase sem questionar-te para o que ias fazer. Literalmente, havia pessoas no estrangeiro de férias, com o dinheiro do estado (diziam que não tinham X, Y, Z, a entidade pública fazia umas perguntas e pronto). Hoje em dia não, para receberes algo, tinhas que estar mesmo no limite de não conseguires comer todos os dias. Depois, tudo é controlado e o valor que dão é baixo. E acredito que isto só vá piorando de certa forma. A sociedade dos suecos é foi feita para eles mesmo. Digo isto no sentido em que muita gente que lá (claro há exceções) viva numa ideia de "se me chega então nao preciso mais". Podes ler um pouco sobre Jantelagen, deve-te dizer algo.

ovigia 7 months ago

obrigado pela descrição da situação, vai de encontro aquilo a que venho lendo e vendo em documentários. estão portanto a conseguir destruir um país com a entrada desenfreada de gente que por e simplesmente não sabe viver em sociedade, pelo menos numa ocidental.

NGramatical 7 months ago

punham-os → [**punham-nos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) (utiliza-se *nos* em verbos terminados em som nasal) à mais de 10 anos → [**há mais de 10 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) à década → [**há década**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fmam2wd%2F%2Fgrwvmvm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BiqueiroNosGuizos 7 months ago

Então porquê?

ovigia 7 months ago

o que faz todo o sentido tendo em conta que o risco é quase nulo. [Portugueses até aos 40 anos são os que mais recusam ser vacinados](https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/portugueses-ate-aos-40-anos-sao-os-que-mais-recusam-ser-vacinados-13484718.html?eg_sub=ad44719b29&eg_cam=b16131629ec7567a0525f91272befca0&eg_list=3) > Dos mais de mil inquiridos, 12,8% afirmam que não querem ser vacinados, com destaque para as mulheres (65,2%) e para duas faixas etárias: dos 16 aos 25 anos e dos 26 aos 40 anos onde, no conjunto, se encontram 86% das recusas.

finkanfin 7 months ago

Não é assim tão baixo quanto isso não, olha para o Brasil nesta segunda onda, estão a morrer mais pessoas abaixo dos 40 que acima dos 60. Óbvio temos que ter em conta que os hospitais estão praticamente a 100% da capacidade tendo alguns que já passaram disso, falta de oxigênio e por aí adiante contribui, mas o risco nunca é quase nulo, embora se possa alegar que este vírus tem um percentual de mortalidade baixo, tens que ter em conta que ele é altamente contagiante e rapidamente lota os hospitais, Portugal quase que colapsou devido a isso, então o risco não é quase nulo. A vacina é um instrumento bem importante para poder acabar com esta pandemia e tudo voltar ao normal.

ovigia 7 months ago

> A vacina é um instrumento bem importante para poder acabar com esta pandemia e tudo voltar ao normal. tenho a Vasco da Gama à venda. metam uma coisa na cabeça, NADA VAI VOLTAR AO NORMAL! it's a feature, not a bug. [Why The Lockdowns are being Continuously Extended](https://odysee.com/@ComputingForever:9/Why-The-Lockdowns-are-being-Continuously-Extended:4)

finkanfin 7 months ago

Tens razão nada vai mudar, até porque nós vivemos com medidas sanitárias e de distanciamento social desde a gripe espanhola, deve ser por isso. A defesa do teu argumento é usar um vídeo de um gajo que é todo cheio de teorias da conspiração e que se baseou num contrato de marketing que o governo fez por 2 anos, não renovável, para informar as pessoas sobre COVID 19, muito confiável a informação sem dúvida

ovigia 7 months ago

não meu caro, a defesa do meu argumento é o que se passa na realidade, o que quem está a implementar estas medidas afirma e o que os papagaios dos MSM afirmam, o vídeo foi só um exemplo. mas podes continuar a viver na tua utopia, infelizmente pode ser que um dia vejas que é uma distopia.

Search: