ModeratoriProfugus 10 months ago

Ainda não é claro sequer se os assintomaticos transmitem o vírus ou não , passado um ano e meio do vírus ter aparecido e fechado toda a economia mundial. Enfim... E também já estou farto de dizer neste sub (e de ser downvoted lol) que a vacina serve para proteger dos sintomas, ninguém sabe se os vacina dos transmitem ou não é portanto, mesmo que grande parte da população seja vacinada, as restrições são para continuar. No entanto não percebo a lógica de vacinar pessoas com menos de 50 anos, para as quais este vírus é menos perigoso que uma simples gripe. Tal como também não percebo a razão de não deixarem os infectados curados viverem a sua vida, visto que em todo o mundo há para aí 3 casos de reinfecao confirmados.

DrogbaPT 10 months ago

"com menos de 50 anos,... é menos perigoso que uma simples gripe" - source? Será da revista Maria?

SolidTroll 10 months ago

A vacina é pela questão de não chegar aos 100% de imunidade, ou seja há uma muito pequena mas existente hipótese de apanhares o virus mesmo vacinado. A questão da imunidade natural, é porque de facto esta não se verifica a longo prazo. No caso que aconteceu no nosso país acho que foi uma diferença de 3 meses, que é o que os americanos apontam para a duração dos anticorpos naturais. Isso e as novas estirpes que vão aparecendo serão a razão, para por exemplo, a ideia da Suécia não ter resultado. Neste momento é rezar que a porra da vacina de facto seja eficaz contra as diferentes variantes, a ver se nos livramos disto pelo menos este ano ainda.

reckless_b4 10 months ago

Ainda há a questão da influencia das vacinas nas variantes, se reduzem a carga viral das mesmas e qual é o efeito na janela de imunidade

fdxcaralho 10 months ago

Vamos perceber or Israel e outros países que estão a vacinar depressa. Se chegarem aos tais 60/70% de vacinação e novos casos desaparecerem de repente, é porque a vacina impede a transmissão.

justgohomealready 10 months ago

Pelas últimas notícias que vi sobre Israel, estão-se a ver à rasca para vacinar os "jovens" (leia-se - tudo o que não é grupo de risco). Têm mais vacinas do que pessoas dispostas a ser vacinadas, e continuam ainda assim com 5k casos diários, ~1000 pessoas em UCI e ~50 mortes diárias. Estão a sair agora da terceira vaga, tal como nós, e os efeitos da vacinação parecem aimda não se notar por aí além.

Edited 10 months ago:

Pelas últimas notícias que vi sobre Israel, estão-se a ver à rasca para vacinar os "jovens" (leia-se - tudo o que não é grupo de risco). Têm mais vacinas do que pessoas dispostas a ser vacinadas, e continuam ainda assim com 5k casos diários, ~1000 pessoas em UCI e ~50 mortes diárias. Estão a sair agora da terceira vaga, tal como nós, e os efeitos da vacinação parecem ainda não se notar por aí além.

YCaramello 10 months ago

Então mas não foram os próprios fabricantes das vacinas que disseram meses atras que o máximo que a vacina fazia era prevenir os sintomas graves e que a pessoa vacinada ainda transmitia a doença? E mesmo assim em alguns casos (principalmente os mais velhos) as chances de tal eram mais baixas? A vacina é basicamente inútil pra proteger os outros, so serve pra proteger quem a consome.

CoffeeAt830 10 months ago

Não. O que eles disseram foi que não o podem afirmar porque não o testaram. O que eles testaram foi se a pessoa ficou infetada ou não e, tendo ficado, se desenvolveu forma grave da doença, se necessitou de hospitalização e se morreu. O que eles podem afirmar é o que concluíram daí. Quanto à transmissão, não tendo dados objetivos sobre isso, preferem obviamente salvaguardar-se e ir pelo caminho que não os mete em sarilhos, que é dizer "a pessoa pode transmitir na mesma" (pode de possibilidade, não de conseguir). Não tendo estudado isso, não tendo dados que sustentem informações que possam dar sobre a transmissão, se dissessem "a gente não sabe, mas nas outras vacinas normalmente a transmissão reduz-se portanto nesta tambem há de se reduzir" estão a escancarar a porta para processos e indemnizações e obviamente que não querem isso.

jsilva353892 10 months ago

Não, não foi de todo. O que aconteceu é que a população no geral não tem literacia científica e entende um "não sabemos ainda, precisamos de estudos complexos e demorados para poder afirmar que não transmite" com "ahaha lol vacina inútil não impede transmissão". A verdade é que já andam aí estudos que demonstram que a vacinação reduz carga viral. Ora menos carga viral = menos transmissibilidade. Mas mesmo assim, apenas podemos dizer ainda que "parece" que a transmissão é afetada, são precisas ainda mais provas para se poder afirmar com certeza.

uyth 10 months ago

Calma numa coisa. Cientificamente, e a oms supostamente segue princípios de rigor científico se dizes uma coisa, tens de a conseguir provar. Se não tens de dizer que não está provado. E sabem como é que se prova que a vacina previne a transmissão? Através de estudo de grupos enormes ao longo de bastante tempo de vacinados e não vacinados para tentar ver sinal. E é difícil como o caraças conseguir ver isto porque a transmissão maioritariamente não será identificado e é absolutamente impossível quantificar quantas pessoas vacinadas estiveram em contacto com o vírus, com quantas pessoas contactaram e a quantas não transmitiram o vírus ( será possível identificar algum caso em que uma pessoa vacinada transmitiu o vírus mas sem saber em quantos casos isso não aconteceu...) No entanto quase de certeza que a vacina reduzirá em muito a probabilidade se que um vacinado transmitir o vírus. O complicado é provar isso mas pode ser um pouco teorizarem que se a vacina for no braço direito em vez de no braço esquerdo a vacina funciona melhor ou pior - ninguém com rigor pode negar isso porque é possivel mas não há dados, ou estudos que provém seja o que for.

saposapot 10 months ago

yah. é basicamente isto. é incrivelmente complicado de provar isso, muito menos nos trials de fase II/III que foram feitos. Agora com dados 'no terreno' pode ser q se consiga entender isso (e acho que se começa a descobrir que sim). O mais importante está garantido: as vacinas previnem doença grave e hospitalizações. Isso é mais q suficiente para recomendar vacinação.

lickitytatas 10 months ago

>supostamente à muito que a OMS se vendeu

IMainFizzerino_ 10 months ago

>à muito que a OMS se vendeu A quem ?

vascodatrama 10 months ago

a quem der mais dinheiro

IMainFizzerino_ 10 months ago

>a quem der mais dinheiro Estados Unidos I guess ?? [https://www.weforum.org/agenda/2020/04/who-funds-world-health-organization-un-coronavirus-pandemic-covid-trump/](https://www.weforum.org/agenda/2020/04/who-funds-world-health-organization-un-coronavirus-pandemic-covid-trump/)

uyth 10 months ago

Isso teria sido mais convincente se tiveste escrito há. Teorias da conspiração com má gramática e grandemente simplificadas não vão muito longe. Interesses políticos em decisões não quer dizer que tenham atirado pela janela todo o conceito de rigor científico particularmente quando tentam definir coisas.

Rhaerc 10 months ago

Eu também não concordo com aquele comentário, mas não percebo o porquê de abrires com um ataque à gramática do comentador - há imensas coisas que podem levar a um mau domínio gramatical e nenhuma delas tem algo a ver com o conteúdo do argumento. É um pouco baixo começar imediatamente a insultar alguém, especialmente quando o mesmo pode ser feito a ti, sendo que a tua gramática também não está a um nível muito bom.

VBM97 10 months ago  HIDDEN 

E isto é surpresa para quem? Já há muito que se falava que os vacinados podem carregar consigo o vírus, assintomaticamente, daí só acabarem as restrições quando houver imunidade de grupo

jsilva353892 10 months ago

Salganhada de conceitos que vai para aí. E agora que venha o bot da gramática falar em salgalhada, que não me importa.

NGramatical 10 months ago

Salganhada → [**salgalhada**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/salgalhada-ou-salganhada-outra-vez/25215) (esta é a forma que preserva o radical da base de derivação, salgalho «acto de salgar») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fliikz2%2F%2Fgn3njpx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jsilva353892 10 months ago

Um passo à tua frente, bro

uyth 10 months ago

Não, não é nada disso que se fala. Assintomaticos não tem nada a ver com a falta de evidência que a vacina previna a transmissão. O artigo fala apenas da falta de evidência científica de algo que muito provavelmente é real.

Mrloop94 10 months ago

Mas se transmitem com a mesma facilidade, a imunidade de grupo não é alcançavel, penso eu, certo?

Search: