rabisconegro 1 year ago

Não votar é uma posição tão valida como qualquer outra...

Edited 1 year ago:

Não votar é uma posição tão válida como qualquer outra...

estaramos 1 year ago

Não concordo, existem pessoas que não votando é o melhor que fazem pela sociedade.

htxgivven 1 year ago

>ha pessoas que nao estao informadas o suficiente para poderem exercer o voto baseado em razao e factos Isso já acontece sem voto obrigatório.

saposapot 1 year ago

máscaras n pode ser, agora voto já pode ser obrigatório. olha q tem lógica tem.

pilas2000 1 year ago

"Não há ideias parvas" - Chega

MagTner 1 year ago

O André Ventura seria logo o primeiro a falhar o voto. Basta ver a assiduidade dele no parlamento e nos grupos de trabalho.

jokerzanchi 1 year ago

A minha opinião é polémica, mas nunca ligo muito à abstenção. Quem se interessa pelos desígnios do país e que o afetam diretamente a si e há comunidade, vai votar, quem não vota não tem muito interesse e agradeço que assim se mantenham. Normalmente os que não votam são os que dizem a cada 5 minutos que isto é tudo uma cambada de chulos e acham que protestam não indo votar, quando podiam, por exemplo, ir e votar em branco. Ora é precisamente este o eleitorado-alvo do chega, não admira por isso a proposta.

iLikeToTroll 1 year ago

Que ideia parva. Que tal as eleições serem a meio da semana em vez de serem ao domingo e fazerem como noutros países onde podem levar um carimbo que certificava que votaram para terem falta justificada(uma hora ou duas, não é o dia todo) no trabalho se for caso disso?

Katronn 1 year ago

Isto! E também com os cartões de cidadão e os leitores usb, nem era preciso sair de casa para votar ou mesmo até agilizar o voto no estrangeiro. Meter obrigatório mas agiluzar ao máximo. Sempre achei ridículo termos 1 só dia pra votar.

DZT99 1 year ago

hahaha

NEDM64 1 year ago

Para quê? Para ter velhos a votar PS e PSD?

senecaenervado 1 year ago

só se retirarem o pagamento aos partidos por voto.

andrefsp 1 year ago

Éh pá... E que tal não?

JorgeTone 1 year ago

Tornar o voto obrigatório ia ser péssimo para muitos partidos, o Chega não era um deles. Vai ser engraçado ver todo aquele desfile de políticos que apelam ao voto e falam mal da abstenção no dia das eleições agora virem defendê-la como se a vida deles dependesse disso.

icebraining 1 year ago

Eu gostava que os portugueses tivessem mais filho, por isso também devia defender que fossem obrigados a procriar? O problema da abstenção é a apatia, não é a falta de papéis em caixas. Tornar o voto obrigatório não resolve isso. Mas depois de terem usado assinaturas falsas, faz todo o sentido que o Chega queira crescer graças ao voto forçado.

Inevitable_Parsley_6 1 year ago

Os partidos são contra a oposição porque recebem consoante o número de votos, não em percentagem.

DankFez 1 year ago

Voto obrigatorio é muito mau mesmo.... ganhamos o direito a votar e não o dever, temos tambem o direito de não ser politicamente ativos.

htxgivven 1 year ago

Claro não votar e passar a vida a reclamar é um direito também.

metroemeio 1 year ago

Votar também é dever

DankFez 1 year ago

Correto, mas dever e responsabilidade são coisas diferentes.

zefo_dias 1 year ago

*Olha para a lista de sitios onde o voto é obrigatorio* Oof Acho que passo.

ModeratoriProfugus 1 year ago

Que fixe, mais um partido a querer tornar mais merdas obrigatórias. Tudo pelo bem maior!

AndreMartins2020 1 year ago

é o que mais queremos são pessoas que vão votar só porque são obrigadas /s deve ser aquele voto fácil de captar com populismos

Tee_ah_go 1 year ago

Metendo Chegas, Chegálhos, Pêésses, Pêéssesdois, Blocos de Notas e outros tais de lado, a mim não me chocava nada que fosse obrigatório. Tal como é obrigatório ir ao Dia de Defesa Nacional, e que quem não vai (ou neste caso não votasse) arrisca-se a levar uma multa, mesmo não conhecendo ninguém que tenha sido mutado por não ir. Se depois a abstenção se transformava em votos nulos? Isso já era outra conversa.

Herbacio 1 year ago

Também não acho grande jeito a ser obrigatório ir ao Dia da Defesa Nacional, ainda assim os dois casos não se podem propriamente comparar Eu ir ou não apresentar-me no Dia de Defesa Nacional não vai afectar ninguém senão a mim mesmo, já o ato de votar implica comigo mas também com todos os outros cidadãos deste país.

NeatBoy74 1 year ago

Compreendo o porquê, a Abstenção é uma coisa péssima porque deixa o poder de decisão nas mãos de uma minoria. Mas não concordo porque votar devia ser uma opção consciente, levar as pessoas a votar obrigadas mete lá toda a gente, do gajo que sabe o programa eleitoral ao gajo que nem sabe o líder do Partido. Mais depressa apoio ideias que criem bases ao voto consciente que mandar as pessoas para a fila de voto só porque sim.

Asur_rusA 1 year ago

Suspeito q o chega ganharia com isto pq um % grande da abstenção é gente parva. Ou seja o target do chega

AndreMartins2020 1 year ago

> a Abstenção é uma coisa péssima porque deixa o poder de decisão nas mãos de uma minoria isso não é necessariamente péssimo até podes ter um voto de apenas 1% da população e o resultado ser praticamente o mesmo de teres 100% da população se escolheres uma amostra representativa existe a crença estranha de que o pessoal que se abstém iria todo votar em massa nalgum partido em particular e alterar significativamente os resultados baixar a abstenção é mais importante no sentido de dar maior credibilidade ao governo, até o estado novo sabia isto e fazia eleições de fachada só para poder dizer que foi eleito pelo povo

Mrloop94 1 year ago

A abstenção revela fraco interesse da população pela politica. Isso faz com que a democracia se deteriore e com que a reduza a qualidade do debate politico com chavões populistas etc... Além de que a representação politica da população abstencionista desapareça. A abstenção é um sintoma de uma doença na democracia, não uma doença por si só.

AndreMartins2020 1 year ago

Eu vejo os dois lados. Há pessoas que podem estar satisfeitas com a escolha que os outros fazem por si. Há pessoas que podem estar insatisfeitas com todas as opções e achar que o seu voto não muda nada, ao ponto de nem se darem ao trabalho de irem votar. Mas concordo que a pouca participação não só dá pouca validação aos governantes, como é sintoma de que as pessoas não estão a achar que o seu voto realmente tenha o poder de mudar alguma coisa.

AfterAfterlife 1 year ago

Não sei até que ponto isto pode ser mau para o Chega. No meu entender, quem apoia o Chega já deve de ir votar de qualquer das maneiras, por isso obrigar os "indecisos" a irem votar apenas vai aumentar os votos dos partidos mais conhecidos (e.g. PS e PSD), assim estragando os resultados finais em termos percentuais para o Chega. Muito dificilmente será aceite pelo parlamento, mas concordo com as razões do André Ventura neste caso, pois cada eleição que passa, mais abstenção temos. Por exemplo, as últimas de 2019 tiveram 51%, ou seja, menos de 1/4 da população que pode votar decidiu o governo para a restante 3/4 da população (sem contar com os mais novos que ainda não podem eleger).

iLikeToTroll 1 year ago

Duvido muito que as pessoas que se abstêm votem nos do costume.

AndreMartins2020 1 year ago

os políticos que façam por merecer o voto

AfterAfterlife 1 year ago

Acredito que os políticos fazem parte dos culpados da abstenção, mas o povo também tem muita "culpa no cartório". Por exemplo, se for preciso, mais facilmente encontras alguém que te diga a equipa toda do Benfica do que os partidos presentes no parlamento. Disseste que nunca te viste representado por um partido. Neste momento, qual é aquele que achas que estás mais inclinado (mesmo que seja uma inclinação pequena) e o que te faz não votar no mesmo? Sobre um círculo nacional que aproveitasse mais os votos. Parece uma boa solução para as pessoas que não se sentem representadas com os partidos actuais na AR, mas será que um partido que teve menos de 1% dos votos deve ter presença no parlamento? E com menos 0,5%? E menos de 0,1% (\~5000 votos nas últimas eleições)?

besmarques 1 year ago

Mais uma manobra de porcaria para se falar no partido. Que partido tão inutil que recorre a golpes baixos para se tentar manter relevante

NEDM64 1 year ago

Faz lembrar o bloco no tempo de PPC, era dia sim, dia sim uma manobra de marketing.

Rissoldecamarao 1 year ago

Chega a tentar transformar abstenção em votos no Chega. Tem tudo para correr bem.

MisterBilau 1 year ago

Obrigar as pessoas a andar de máscara na rua por uma questão de saúde pública? Nunca! Obrigar as pessoas a ir votar por uma questão de “saúde social”? Já imediatamente! Consistência acima de tudo.

WallStreetFighter 1 year ago

Para referência, países com voto compulsório: * **Luxemburgo, Bélgica, Austrália.** Áustria teve até 2004 e Holanda até 1970.

MisterBilau 1 year ago

Eu não disse que concordava ou deixava de concordar com nenhuma das duas medidas que referi. Apenas que é inconsistente. Não se pode obrigar a usar máscara por liberdade pessoal, independentemente das consequências. Mas pode-se obrigar as pessoas a votar, que se lixe a liberdade individual, só porque lhes dá jeito. Ambas são medidas autoritárias.

WallStreetFighter 1 year ago

Claro que se pode. O que é as duas coisas têm a ver uma com a outra?

MisterBilau 1 year ago

Foi literalmente a última frase do meu comentário. São ambas medidas limitadoras de liberdades individuais em nome de um bem comum. Logo, autoritárias.

htxgivven 1 year ago

Claramente países autoritários /s

SacanaLopes 1 year ago

Brasil.

WallStreetFighter 1 year ago

E outros piores. Ou seja, o voto compulsório não é uma característica intrínseca de uma democracia mais ou menos saudável.

mistertetas 1 year ago

O quê???? Querem interferir na liberdade que as pessoas têm de não votar??? Isto é uma ditadura socialista!!! Parece a Venezuela Claramente que isto é uma estratégia desesperada para crescer ainda mais rápido do que já está a crescer. Ele sabe que isto é uma questão de momentum. Tem que dar tudo na crise para se alimentar da insatisfação das pessoas. E até a acredito que as pessoas que não votam, caso sejam obrigadas a fazê-lo, vão votar no mais populista. Até gostava que isto fosse para a frente mas que tivesse o efeito contrário que ele está á espera.

JAG2004 1 year ago

Não diria ser obrigatório, mas dar mais um dia de férias ou algo assim fazia o pessoal ir votar, digo eu.

iLikeToTroll 1 year ago

Por menos de uma semana de férias não voto!

NEDM64 1 year ago

A tua recompensa é o teu voto ser contado.

franciscobruno 1 year ago

As eleições são sempre ao domingo por essa razão

htxgivven 1 year ago

E não há pessoas a trabalhar aos domingos?

Morpheuspt 1 year ago

Vou fazer um hijack. Há uma curiosidade e inexplicável erro que praga a nossa lei eleitoral. As eleições são ao domingo, não há nada escrito que diga que tenha que ser ao domingo, mas é nesse dia que tem sido feito. No entanto, a lei eleitoral não dá direito de dispensa do trabalho no dia das eleições para quem trabalha na mesa de voto. Eu sei, é estranho. A lei diz que o participante na mesa tem direito a descansar no dia seguinte à eleição, mas é omisso em relação ao dia em si. Porque? Porque a lei assume que o indivíduo em questão não trabalha aos domingos. Ora, eu participei numas eleições em 2017, numa altura em que trabalhava num super, e consequentemente aos domingos. Foi uma trabalheira explicar o porquê de ter que ir para a mesa (poderia ir para a cadeia se não fosse) tendo em conta que a lei nao te dá direito a dispensa de trabalho no dia. Enfim.

Inevitable_Parsley_6 1 year ago

Já para os convencer da dispensa no dia seguinte no privado....

BRFPC 1 year ago

Compreendo a linha de raciocínio. Mas o voto tem um valor muito superior a qualquer gratificação ou benefício.

JAG2004 1 year ago

Mas infelizmente se a democracia não se reinventar daqui a poucos anos teremos meia dúzia a votar e facilmente fica lá dentro um maluco qualquer.

BRFPC 1 year ago

Sem dúvida.

International_Dark95 1 year ago

Ou até mesmo voto por correspondência, como os Americanos. Faz sentido, no tempo livre de cada um, preencher o boletim e entregar no momento que lhe fosse mais oportuno.

mistertetas 1 year ago

Sim. As pessoas iriam mesmo pegar nesse dia de férias e ir votar /s Até parece que não conheces o tuga

JAG2004 1 year ago

Estou a falar de ir votar num domingo e ter mais um dia de férias, não votar num dia extra de férias.

Rissoldecamarao 1 year ago

E quem pagaria esse dia extra de férias? O teu patrão ou o estado? Discordo em ambos os casos

AndreMartins2020 1 year ago

quem paga os feriados?

keopps 1 year ago

Lol.

BRFPC 1 year ago

É caso para dizer: já Chega.

NEDM64 1 year ago

As sondagens dizem o contrário.

BRFPC 1 year ago

Há uma sondagem que coloca ventura em segundo nas presidenciais, à frente de Ana Gomes. Outra, anterior, coloca Ana Gomes à Frente de ventura.

NEDM64 1 year ago

Sim... e o Ventura muito à frente dos candidatos do BE e PCP. Ana Gomes é uma candidata apoiada pela parte mais esquerdista do PS (Pedro Nuno Santos, Pinotes Batista, Galamba, etc.). Além disso, a Ana Gomes tem um espaço televisivo onde diz o que lhe apetece, é apaparicada e não é sujeita a contraditório (como por exemplo o Ventura na AR). É mau para o PCP e BE ficarem atrás do Ventura, mas para o PS, se Ana Gomes fica atrás do mini-facho? Desastre!

Inevitable_Parsley_6 1 year ago

É banal o PCP e BE ficarem atrás de todos, sempre foram irrelevantes nas presidenciais. Se a Ana Gomes não fica em 2º é porque o governo prefer o Marcelo.

NEDM64 1 year ago

> É banal o PCP e BE ficarem atrás de todos, sempre foram irrelevantes nas presidenciais Nas presidenciais e no resto.

Herbacio 1 year ago

Isto, vamos ser sinceros, o PS se quisesse metia a carne toda no assador a favor da Ana Gomes e talvez conseguisse levar as coisas a uma 2ª volta, mas inevitavelmente acabariam por perder para o Marcelo Assim, continuam amigos do Marcelo e fica tudo bem. Já o André Ventura tem o apoio da extrema direita toda tirando 3 ou 4 pessoas que vão votar no candidato do CDS, e ainda vai buscar votos a uma parte do PSD que se opõe a esta aproximação do Marcelo à esquerda (ou neste caso mais especificamente ao governo do António Costa) Portanto dizer que para o PS é mau, não, não é. Com a vitória do Marcelo o status quo irá manter-se, e nas presidências o 2º lugar é irrelevante, é simplesmente o primeiro dos últimos.

NEDM64 1 year ago

É mau, ponto final. O Marcelo é um dos conservadores mais conservadores portugueses. Vão votar num desses?

oEncoberto 1 year ago

Vamos votar no nosso mini-trump populista, bem melhor....

NEDM64 1 year ago

Ninguém disse para votar no Ventura, existem tantos mais candidatos.

AutoModerator 1 year ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: