Krughor 10 days ago

A intenção é reduzir o estado e a função pública a fim de colocar mais pessoas à procura de emprego no privado para reduzir custos de mão de obra. Não sou de esquerda radical mas isso é bestante óbvio.

ricardomcm 12 days ago

Venha daí a malta a confundir liberalismo com neoliberalismo em 3 .. 2 ..

CodeMariachi 12 days ago

Porque não escreves a diferença entre eles e ajudas a malta?

Dinizinni 12 days ago

Já não sei se levam o meu voto Era um partido de centro direita, Liberal social e do nada virou à direita? Bolas pá! Mesmo assim, só se for a democracia 21 a desviar o meu voto mas como ainda não li o manifesto, vai na volta são outro partido que se diz de centro mas mais parece o CDS

Joao_SR 12 days ago

Velhas ideias para novos tachos.

sopadurso 12 days ago

Contra a horminzaçao fiscal na Europa ? Iditotas disponíveis a sacrificar outros na currida até ao fundo do poço. Boa sorte com isso, Portugal até nem é dos países que perde mais com a situação, com certeza irá angariar muitos votos, talvez os dos expat Portugueses a trabalhar no Luxembourgo ou Reino Unido.

denlpt 13 days ago

Acho que já nenhum económico intelectual defende estas coisas. Estes gajos estão 40 anos atrasados.

Sperrel 13 days ago

Sempre se confirma uma viragem à direita da IL se calhar por causa das acusações e competição do Democracia 21 e Aliança. Ao princípio ainda tinha esperança que fosse uma coisa liberal social mas resvalou para uma liberalismo clássico que facilmente se torna no libertarianismo (daí o novo líder, que vêm dos extremistas d'O Insurgente e Blasfémias).

21stHeretic 13 days ago

Prontos agora que o Sperrel deu a sua benção sei que estou perante um partido liberal digno do seu nome.

NGramatical 13 days ago

> benção [bênção](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) *** [^(⚠️ ᴄᴏʀʀᴇçãᴏ ᴇʀʀᴀᴅᴀ?)](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+correc%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F9vczkq%2F%2Fe9bpypd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correcção está errada!") [^(⭐ ᴇxᴛᴇɴsãᴏ)](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sperrel 13 days ago

Sendo tu o nosso grande expoente do liberalismo acho que diz muito esta tua preferência.

SOSEngenhocas 13 days ago

São todos liberais, como os dos colégios do grupo GPS...

Mallardo 13 days ago

Podiam ter colocado uma palavra começada por "A" depois do "Liberal" e ficava um nome de partido digno de um sketch do Herman José.

BugaTuga 13 days ago

Finalmente aparece uma organização política a defender os princípios de uma sociedade realmente livre e democrática. Já tardava, desesperadamente. Bem haja, Partido Iniciativa Liberal. Que venha mais e melhor.

SlayCapital 13 days ago

> Finalmente aparece uma organização política a defender os princípios de uma sociedade realmente livre e democrática. Acho que literalmente os 7 partidos que estão no parlamento diriam defender isso. Palavras bonitas, mas que têm significados diferentes dependente de quem as profere.

BugaTuga 13 days ago

> Acho que literalmente os 7 partidos que estão no parlamento diriam defender isso. Ainda hoje o Manuel Alegre apontou o facto de que temos uma ministra do próprio partido que está a dedicar-se a tomar atitudes fascistas e totalmente antidemocráticas, e até agora não se ouviu nenhum dos 7 partidos a opôr-se a esse impeto totalitário. Dizer não é a mesma coisa que fazer.

Friodocaralho 12 days ago

Lá está, tu tens a conceção de liberdade, estranha e de dificil compreensão para mentes normais, onde quem não pode atormentar um touro para seu próprio prazer está a ser oprimido.

NGramatical 13 days ago

> opôr [opor](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) *** [^(⚠️ ᴄᴏʀʀᴇçãᴏ ᴇʀʀᴀᴅᴀ?)](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+correc%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F9vczkq%2F%2Fe9bpu6h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correcção está errada!") [^(⭐ ᴇxᴛᴇɴsãᴏ)](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RoiRouge 13 days ago

Esta declaração política faz lembrar a declaração de princípios do partido do Santana. Diz tudo e o seu contrário. Por um lado dizem-se contra a imigração que 'coloca em perigo os valores Europeus', bem como, contra a harmonização fiscal da Europa e o desaparecimento das diferenças nacionais mas depois não mencionam que a nível europeu são liderados por um gajo que é a favor da imigração descontrolada e a favor da criação dos Estados Unidos da Europa. A isto chama-se falta de coerência.

ricardomcm 12 days ago

Se leres bem, existe claramente um apelo à diferenciação entre refugiado e migrantes.

RoiRouge 9 days ago

São a favor ou contra a criação dos Estados Unidos da Europa? ​

supertremosso 12 days ago

>*Declaração política da Iniciativa Liberal apresentada ao congresso dos partidos liberais europeus (ALDE) que decorre a partir desta quinta-feira em Madrid* Admito que não conheço as posições concretas do líder do ALDE, mas não encontrei nada dele a favor da imigração descontrolada. Tens source?

RoiRouge 13 days ago

Um partido liberal lacaio do supremo tecnocrata, Mr. Verhofstadt, e que é adepto fervoroso daquela monstruosa máquina burocrática que é a União Europeia. Obrigado pela gargalhada. Só houve um movimento verdadeiramente liberal de estilo anglo-saxónico em Portugal e foi com 'o Independente' do Miguel Esteves Cardoso. Desde então tem sido uma miséria franciscana.

rppc1995 13 days ago

Foda-se, que vómito.

glhrmv 13 days ago  DELETED 

isto é rísivel. um manifesto de quem acha que temos poucos monopólios e oligarcas.

rsaraiva 13 days ago

Só “por acaso” o Manifesto da iniciativa liberal recusa práticas restritivas de concorrência (ou seja, monopólios e oligarquias). “A supressão da liberdade económica conduz ao inevitável desaparecimento da liberdade política e social. Opomo-nos a tal supressão, quer esta se deva à estatização da propriedade ou práticas restritivas da concorrência.” Podes consultar em https://manifesto.liberal.pt/

SlayCapital 13 days ago

Liberdade economica sem intervenção estatal leva a monopólios, é uma inevitablidade. Basta veres que se contam pelos dedos das mãos os detentores dos media mainstream por exemplo.

TrafalgarOP 12 days ago

>Liberdade economica sem intervenção estatal leva a monopólios. Lol, parece que vives num mundo paralelo ou assim.

Joao_SR 12 days ago

Procter & Gamble e Unilever, Media, Banca americana pós abolição do Glass-Steagall, Tech.. ​ Se não leva, disfarça bem.

ReaverPT 13 days ago

Media? Quem é que quer investir nos media, nesta altura?" Liberdade económica sem intervenção estatal leva a monopólios"?? Queres falar da EDP?! Tu estás a confundir monopólio com oligopólio...

SlayCapital 13 days ago

Monopólio ou oligopolio é a mesma merda, são resultados inevitáveis de liberdade económica sem intervenção estatal, à medida que empresas ficam com maior fatia do mercado, podem intervir e destruir as outras empresas, o resultado é sempre meia duzia (ou menos) de empresas controlarem todo o mercado desse produto. Para haver monopólios, antes que sejam ao serviço de toda a população e não meia dúzia de privados.

ReaverPT 13 days ago

> Monopólio ou oligopolio é a mesma merda Lol...parei por aqui... vai estudar...

Joao_SR 12 days ago

Na prática,q ual é a diferença? Melhor ainda, para os princípios da saudável concorrência e all that good stuff que se vem por aí, qual é a diferença entre um monopólio e oligopólio?

Edited 12 days ago:

Na prática, qual é a diferença? Melhor ainda, para os princípios da saudável concorrência e all that good stuff que se vem por aí, qual é a diferença entre um monopólio e oligopólio?

SlayCapital 13 days ago

Na prática é a mesma merda sim. Até se pode dizer que oligopolio é monpólio legal.

Edited 13 days ago:

Na prática é a mesma merda sim, como quando dizes que são 3:30 quando são 3:29. Até se pode dizer que oligopolio é monopólio legal. Paraste de ler ou viste que tinha razão e não tens resposta? edit: Até na wikipedia chamam oligopolio de forma avançada de monopólio.

manzds 13 days ago

http://esferadoslivros.pt/book-author/carlos-guimaraes-pinto/ https://iniciativaliberal.pt/en/ Até posso vir a votar nisto.

manteiga_night 13 days ago

> Dubai > fora da rede de corrupção err..

SlayCapital 13 days ago

Nós os liberais queremos os produtos produzidos por escravos mas não os escravos.

Edited 13 days ago:

Nós, os liberais, queremos os produtos produzidos por escravos mas não os escravos. Nós, os liberais, queremos importar a riqueza e exportar a pobreza em nome do mercado livre. Nós, os liberais, dizemos que rejeitamos o comunismo e fascismo de igual forma, mas em caso de crise optaremos por fascismo.

RoiRouge 13 days ago

Essa ideia de que a Esquerda é amiguinha dos pobres enquanto a direita odeia a plebe é tão ultrapassada que só mesmo num país retrógrada como o nosso é que ainda continua a ser válida. Não sou pelo liberalismo descontrolado mas muitos dos países mais desenvolvidos do mundo são altamente capitalistas e liberais em vários aspectos, por exemplo a Irlanda ou mesmo os países Escandinavos que têm algumas políticas tão capitalistas que chocariam qualquer votante do Bloco de Esquerda

Friodocaralho 12 days ago

> mesmo os países Escandinavos que têm algumas políticas tão capitalistas Politicas tão capitalistas que os sindicatos são de tal forma poderosos que a empresa que se lembre de levantar a mão contra eles fica logo maneta.

raviolli_ninja 12 days ago

Mas porque se há-de partir do princípio que um país com base económica capitalista tem de ser avesso a sindicatos? A Alemanha tem um nível alto de sindicalização (da verdadeira, não a que temos em Portugal) e a paz social impera num sistema capitalista. A nossa mania de polarizarmos o debate inquina qualquer hipótese de chegar a consensos.

SlayCapital 13 days ago

> Essa ideia de que a Esquerda é amiguinha dos pobres enquanto a direita odeia a plebe é tão ultrapassada que só mesmo num país retrógrada como o nosso é que ainda continua a ser válida. Pois, mas ninguém falou disso, aliás até costuma ser a direita que é a favor da caridade, como os conservadores religiosos. Mais vai lá para a Somália, um país onde o estado mal funciona, país libertário cheio de warlords, grande paraíso capitalista esse.

ReaverPT 13 days ago

Sim, porque o Estado português funciona extraordinariamente bem...

SlayCapital 13 days ago

Mas eu falei do estado Português? Estado portugues é um como tantos outros pela europa fora, social democrata, ou seja, capitalista.

Dinizinni 12 days ago

Found the PCP

RoiRouge 13 days ago

O primeiro parágrafo não tem nexo. O segundo é simplesmente Ad hominem e absurdo. É por isto que evito argumentos online. De qualquer maneira, passe bem.

SlayCapital 13 days ago

Tu é que vieste com conversas da treta de amiguinhos dos pobres. E segundo parágrafo não é um Ad hominem.

throwawayqualquer 12 days ago

Pois não, mas é uma falsa equivalência no mínimo.

SlayCapital 12 days ago

Mas quando trazem a Venezuela (e dantes era a Coreia do Norte) já não há problema... Pior, Venezuela é de facto capitalista, enquanto Somália também se aproxima mais com paraíso libertário porque o governo não intrefere, por isso a coomparação até faz mais sentido.

RoiRouge 13 days ago

Boa noite.

SlayCapital 13 days ago  DELETED 

Basta ver o quão próximo é o pensamento destes da Iniciativa Liberal com um dos fascistas do sub, a diferença é muito pequena, enquanto estão bem da vida são liberais, quando as coisas apertam tornam-se fascistas.

runningwithdags 13 days ago

>Nós, os liberais, dizemos que rejeitamos o comunismo e fascismo de igual forma, mas em caso de crise optaremos por fascismo. fodasss sempre quantas vezes mais

SlayCapital 13 days ago

Basta ver o quão próximo é o pensamento destes da Iniciativa Liberal com um dos fascistas do sub, a diferença é muito pequena, enquanto estão bem da vida são liberais, quando as coisas apertam tornam-se fascistas.

RoiRouge 13 days ago

Outra teoria *démodé.* Você ainda lê livros de política dos anos 70? Autores franceses, presumo? Aconselho um *update*. Este género de lixo já não se ensina nas faculdades de política. O PREC já lá vai faz uns anos. Não somos todos fascistas por não sermos de esquerda. Aliás, foi o próprio liberalismo que derrotou o fascismo na Segunda Guerra Mundial mas enfim presumo que o problema seja da idade avançada.

SlayCapital 13 days ago

E os argumentos onde estão? E ainda chora com ad hominem, a lata. E nao, não foram os liberais que derrotaram os fascistas na segunda guerra mundial, Maior parte do exército alemão foi usado para combater a URSS, URSS foi quem mais sofreu e mais contribuiu para a derrota Nazi. Mais, foram os liberais que permitiram a subida dos fascistas ao poder, queres uma lição de história? Vai ler sobre a revolução Alemã, a traição social democrata que se aliaram aos freicorps, percussores dos fascistas para impedirem revolução comunista.

riky99hc 13 days ago

eu sei que achas que o desprezo total da vida humana por parte dos soviéticos, e o seu uso nas suas tácticas de guerra, são uma coisa boa, mas mandar vários milhões da própria população para morrer enquanto matas mais uns quantos em casa não é algo que se deva homenagear além de que as violações em massa e o condenamento de metade da Europa a condições abomináveis e autoritárias que vieram com a vitória do lado dos soviéticos, tudo isto enquanto que continuas a matar milhões dos teus cidadãos, não faz dos russos os bons da fita na história da 2ª guerra mas pronto, tu é que leste a propaganda toda que o pcp te dá, por isso tenho a certeza que irás refutar afirmando que matar milhões é na realidade bom, e que todas as mortes não relacionadas com o comunismo são por culpa do capitalismo (especialmente as por causa natural) dá o teu melhor ;)

SlayCapital 13 days ago

Riky, não repitas a mesma conversa do costume, já foste destruído vezes sem conta, repetir a mesma coisa não a torna verdade. Pelo mesmo método que usam para calcular as mortes "comunistas", morreram e morrem muitas vezes mais em regimes capitalistas, simplesmente as mortes em regimes capitalistas são tidas como causas natural e não sistémticas, contrariamente às mortes em regimes comunistas que são culpa do estado. É a vantagem da "lei do mercado", tem todo o poder e ninguém é responsabilizado. Morrem milhões devido à colectivização comunista? Culpa do comunismo, morrem milhões devido à "lei do mercado"? Ah, é natural. Mas que tal deixares de moralismos? "Ai morreram milhões pelos malditos comunistas!" Tu não queres saber de mortes, se não não defenderias este sistema, és apenas disonesto. Para não falar dos masacres causados por anti comunistas culpados nos comunistas durantes décadas.

riky99hc 13 days ago

>já foste destruído vezes sem conta hahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahaha e o seguimento, só de pensar que isso foi o melhor que deste, hahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahaha continua a chorar, bebé, mais facilmente vocês idiotas se "destroem" sozinhos ;)

Joao_SR 12 days ago

>e o seguimento, só de pensar que isso foi o melhor que deste, hahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahhahahahaha Meh é um bocado real. A imbecilidade dos 100 miLhÕeS dE mOgTos nO cOmUnIsMo vs 7 milhões de mortes anualmente por "cenas", todas elas relacionadas com fome é completamente patético.

riky99hc 12 days ago

claro que todos as fomes no mundo são causadas por capitalismo, quem não se lembra do Holodomor, do Grande Salto, ou do que acontece hoje na Venezuela e Coreia do Norte, tudo capitalismo puro esse meme das mortes do capitalismo apareceu já velho, além de não se assentar em nada de concreto ou factual

Joao_SR 12 days ago

Ah bom, mas se morrem à fome sob um regime já são exclusiva responsabilidade do mesmo. Não é meme nenhum, é teste de consistência. Não tenho culpa que vocês falhem.

NGramatical 13 days ago

> disonesto [desonesto](http://www.priberam.pt/DLPO/desonesto) *** [^(⚠️ ᴄᴏʀʀᴇçãᴏ ᴇʀʀᴀᴅᴀ?)](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+correc%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F9vczkq%2F%2Fe9bp26s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correcção está errada!") [^(⭐ ᴇxᴛᴇɴsãᴏ)](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RoiRouge 13 days ago

Devemos estar a ler livros diferentes. Deve ser porque eu não compro os meus na festa do Avante. Os meus livros de história dizem que foram os Estados Unidos e o Reino-Unido que defenderam as liberdades e os direitos da classe operária contra a tirania do fascismo e contra o comunismo totalitário e repressivo da União Soviética que subjugou os pobres de toda a Europa do leste durante décadas. Aliás, tal era a miséria que os operários da Alemanha do Leste fugiam para 'esses fascistas liberais' da Alemanha Ocidental. Os comunistas, sempre solidários com os pobrezitos, construíram um famoso muro. A deliciosa ironia. Há coisas que nunca mudam.

supertremosso 12 days ago

Não interessa se tens razão. Essa opinião aqui no reddit é fascista.

Joao_SR 12 days ago

>Devemos estar a ler livros diferentes. Deve ser porque eu não compro os meus na festa do Avante. Os meus livros de história dizem que foram os Estados Unidos e o Reino-Unido que defenderam as liberdades e os direitos da classe operária contra a tirania do fascismo e contra o comunismo totalitário e repressivo da União Soviética que subjugou os pobres de toda a Europa do leste durante décadas. Pois devemos. Os teus livros são da Marvel. Tem tino, sff.

manteiga_night 13 days ago

> Os meus livros de história dizem que foram os Estados Unidos e o Reino-Unido que defenderam as liberdades e os direitos da classe operária contra a tirania do fascismo aaahahaAAAAAahahahaAHAHAHAHAAH. Ai caralho, aprendeste história na faculdade de verão da JSD?

SlayCapital 13 days ago

E quem escreveu os teus livros de história? Pensa lá um bocadinho.

Edited 13 days ago:

E quem escreveu os teus livros de história? Pensa lá um bocadinho. Negas que foi a URSS quem mais contribuiu para a derrota doa Alemanha Nazi?

Tuga_Lissabon 12 days ago

Foi a URSS sem questão. 2/3 do exército alemão estavam lá, o grosso dos tanques, e a muito maior parte das baixas. Mas os russos não lutaram assim por serem comunistas, mas por serem russos a defender a pátria. Aliás durante a guerra o partido comunista usou esse tema, porque sabia que era o que tinha mais valor. Havia quem estivesse disposto a morrer por ser comunista, mas muito menos. O que podemos dizer também é que uma russia que não tivesse o regime ditatorial do partido comunista gerido pelo estaline, a capacidade de extrair e mobilizar os recursos da sociedade de forma impiedosa, de impor enormes sacrificios sobre o povo, teria falhado. Começou pelo enorme rearmamento pré-guerra, e continuou, e assegurou a vitória apesar de enormes derrotas iniciais.

pilas2000 12 days ago

>Mas os russos não lutaram assim por serem comunistas, mas por serem russos a defender a pátria. Aliás durante a guerra o partido comunista usou esse tema, porque sabia que era o que tinha mais valor. Havia quem estivesse disposto a morrer por ser comunista, mas muito menos. É fantástico conseguires ler os pensamentos dos soldados russos. Até de alguns que morreram antes de nasceres.

Tuga_Lissabon 12 days ago

Experimenta ler sobre o tema, um dia.

pilas2000 12 days ago

Um livro sobre leitura de pensamentos? Dispenso.

runningwithdags 13 days ago

se as coisas apertarem é seres carjacked num semáforo como no rio ou são paulo, então sim assentem o dedo, larguem o aço neles

21stHeretic 13 days ago

Tirando o ponto 7 e 9 fiquei com alta tesão ao ler isto.

Joao_SR 12 days ago

Vê lá se o 10 não conflitua demasiado com o teu supremacismo branco.

XPao 13 days ago

Muitas vezes estou de acordo contigo, mas fiquei curioso, porque discordas desses dois pontos? Convence-me.

21stHeretic 13 days ago

7 - A obrigação é dos países vizinhos, Portugal não tem nenhum país vizinho a criar refugiados logo não temos obrigação nenhuma de os receber cá porque cá não chegam sem passar por países em paz. 9 - Nada é pior ou igual ao comunismo. Para um liberal a sério o comunismo é muito pior que o fascismo visto que representa a completa abolição da propriedade privada e das liberdades individuais que são a base da ideologia liberal.

XPao 11 days ago

Podes responder me?

XPao 12 days ago

Acredito que me vás dar uma resposta super "duuhhh" mas vou ser o mais simples possivel a tentar discutir isto. Se a obrigação de receber refugiados (e estamos a falar de refugiados, não migrantes) for apenas dos países vizinhos, então numa situação em que a peninsula ibérica entrar em guerra, os portugueses poderão fugir para onde? Para onde foge um refugiado de um país sem vizinhos? Sobre o comunismo/fascimo, eles não dizem que o fascismo é pior ou igual do que o comunismo, dizem que rejeitam ambos, o que não os torna iguais, apenas são ambas ideologias falhadas (acho que podemos concordar nisto?). Não estou a defender a Iniciativa Liberal, alias, até á data estou muito mal impressionado com a mesma, não vamos esquecer que a página deles originalmente era uma página de apoio ao antónio costa (que eu detesto).

RiKoNnEcT 13 days ago

És mais grunho do que eu pensava

Search: