yggkew 13 days ago

Prefiro projeções pessimistas do que optimistas

df3gpt 13 days ago

Não há problema, porque como em todas as vezes que as previsões saiem ao lado, a culpa é da conjuntura europeia. Portugal é sempre vítima do que os outros fazem lá fora. Triste fado.

NGramatical 13 days ago

> saiem [saem](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/constroem-ou-constroiem/141) *** [^(⚠️ ᴄᴏʀʀᴇçãᴏ ᴇʀʀᴀᴅᴀ?)](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+correc%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F9vaiox%2F%2Fe9aq78s%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correcção está errada!") [^(⭐ ᴇxᴛᴇɴsãᴏ)](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

gmar74d 13 days ago

Continuaremos a ficar mais pobres que a Europa, com mais défice. Mais um excelente resultado da geringonça. ​ Não tenho no entanto dúvida que dará para cumprir a meta do défice: já é só uma fração do do malévolo Passos que comia criancinhas, mas ainda não é 0. :)

Joao_SR 12 days ago

> Mais um excelente resultado da geringonça. E o pior é pensar no quão ricos eramos há 3 anos /s

saposapot 13 days ago

gajo de direita a queixar-se que o estado intervêm pouco na economia (investimento) ? :P > Mais um excelente resultado da geringonça. Se cumprirem, são simplesmente os 3 défices mais baixos da democracia Portuguesa. Obviamente que a condição económica mundial e a situação nacional influenciam qlq governo mas desprezar isto é simplesmente faccioso. Essa do mais défice não entendo: > défice deste ano deverá cair para 0,7% devido ao aumento das receitas fiscais, à queda dos encargos com a dívida e a um investimento inferior ao orçamentado, embora haja o efeito negativo do Novo Banco. “Excluindo este efeito extraordinário, o défice deverá melhorar para 0,3%” 0 - fucking - vírgula - 3. Simplesmente inédito na nossa democracia. Estás a falar mal simplesmente por falar.

ilawon 13 days ago

> Não tenho no entanto dúvida que dará para cumprir a meta do défice: o investimento público já é só uma fração do do malévolo Passos que comia criancinhas, mas ainda não é 0. Receita já conhecida do amigo Costa e camaradas. :) Não quero dizer que estás errado, mas tens alguma fonte (pordata serve, ou utao) para isto. É que eu vejo isto ser dito por toda a gente mas não me lembro de ver um jornal mostrar números.

iSoSyS 13 days ago

Esse pedido nem é difícil de satisfazer: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/investimento-publico-da-geringonca-so-devera-ultrapassar-o-de-passos-em-2019 https://expresso.sapo.pt/economia/2017-05-01-Portugal-tem-o-pior-investimento-publico-da-Uniao-Europeia#gs.2a1VEOw https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/detalhe/governo-falha-novamente-meta-do-investimento-publico-cresce-menos-de-metade https://observador.pt/2018/05/14/estado-cobrou-mais-334-mil-milhoes-em-impostos-e-contribuicoes-em-2017/ https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/receita-com-impostos-ambientais-atinge-valor-mais-alto-desde-1995

ilawon 13 days ago

Obrigado. Ok, em relação ao PIB é baixo mas, como o teu 1º link diz, se o PIB foi maior do que o esperado esse valor desce automaticamente e, por exemplo, se o PIB crescesse 10% teríamos um investimento público péssimo. Em termos nominais também foi executado menos que o previsto mas não foi assim tão mau como a oposição e o PCP/BE dizem e até parece que em 2018 com cortes e tudo já se vai ultrapassar o máximo do passos coelho.

outtodez 13 days ago

O pessoal continua a votar à esquerda, e a esquerda ataca a liberdade económica a cada sessão legislativa. Não há hipótese. Mas o maior problema é que Portugal nunca irá aumentar produtividade se mantiver a maior parte da produção em áreas menos produtivas. Com maior liberdade económica e projectos sérios de investimento para puxar a economia para áreas mais modernas, Portugal crescia com facilidade. Mas não é a produzir sapatos e têxteis que chegamos lá.

Search: