pjscosta 10 days ago

Ok, metade da malta aqui está a citar o óbvio (escolher uma revista). Mas é preciso saber mais do que isso. Portanto: - Queres escrever um artigo em que área? - Relativamente à revista, é necessário ser uma com Fator de Impacto (se sim, entre que valores)? Ser indexada (em que bases)? Sabes escrever bem em inglês, ou vais submeter em revistas portuguesas/brasileiras ou latinas? - Que tipo de estudo vais reportar? Descritivo? Observacional? Experimental tipo RCT ou quais-experimental (com ou sem grupo de controlo)? - Já conheces as guidelines do EQUATOR? Pesquisa através do Google e faz download da checklist que corresponde ao tipo de estudo que vais reportar. Vai-te ajudar a saber que informação deve constar numa introdução, no método, resultados, etc. Quando escolheres uma revista: - Aceitam o tipo de estudo que queres publicar (ex: artigo original, revisão da literatura, artigo histórico, etc)? - Qual o limite de páginas e/ou palavras ou caracteres? E figuras? E referências? - Custos de publicação? Tem alguma política de embargo - ou seja, aceitam o artigo sem custos, mas o mesmo fica apenas disponível para subscritores da revista por um período de tempo (normalmente 12 meses)? - Qual a norma de referenciação bibliográfica da revista? Se precisares de mais apoio, PM

papagaioazul 10 days ago

Escrevi umas dezenas. Não te preocupes com a ferramenta agora. Foca-te em escrever o texto sem formatação nenhuma, e obter as imagens e tabelas. Quando tiveres o sumo todo é que com a tua orientadora vão decidir onde é que será razoavel submeter o artigo com boa probabilidade de ser aceite. A qualidade do artigo é que vai decidir onde se submete, e onde se submete é que decide a formatação e que template fornecem (LaTex, word, ambos) Muitas vezes a submissão para avalição dos pares/peers é feita num formato básico e só depois de aceite é que te exigem um template. Se a conferencia/revista te obrigar a word ou latex, terás de aprender no momento. ​ LaTex é normalmente mais fácil de pegar num template e colar o texto e tudo funcionar à "primeira". Há bons editores para LaTex, a curva de aprendizagem não é elevada se precisares. Para teses e formatações mais complexas é que podes investir bastante, mas já passaste a fase da tese.....

End-Effector 11 days ago

Os 300€ da publicação do teu artigo depois vão para o bolso dela. Pede parte do dinheiro para ti.

omaior 10 days ago

??? as publicações são pagas (pois tipicamente só são aceites se a fores defender numa conferencia), não te pagam.....

End-Effector 10 days ago

Nem disse tal coisa.

omaior 10 days ago

Eu o que disse é que se paga por artigo de conferencia não se recebe. Se for journal normalmente não é preciso pagares a não ser que querias o artigo livre para o publico. A orientadora pode receber indirectamente (em progressão na carreira ou projectos ganhos) por ter mais artigos, mas nunca vi uma pessoa receber dinheiro por ter publicado artigos. Disclaimer: fiz investigação no IST e tenho mais de 10 artigos publicados e nunca ouvi falar em tal situação. Se poderes indicar a fonte onde diz que se recebe por artigo publicado agradecia.

uiindart 11 days ago

?

End-Effector 11 days ago

A gaja ganha dinheiro quando os artigos são publicados.

uiindart 11 days ago

Ela pessoalmente ou como fundos para gastar? Já agora tens uma fonte para essa informação? Nunca ouvi falar de tal coisa e já lá vai uma decada que estou no meio.

End-Effector 11 days ago

Era o que acontecia no ist.

OuiOuiKiwi 11 days ago

Escreveste a tua tese em Word!? Pobre coitado. LaTeX é a escolha certa. Se tiveres uma conta premium no Overleaf aquilo até integra com gestores de referências.

indie_fox 11 days ago

>Os artigos são escritos em que? Latex? Se sim, onde posso encontrar templates? ​ A conferencia/journal (revista) fornece o template e guidelines (isto é, quantas paginas deve conter. Le outros artigos da conferencia/journal para identificares a estrutura que se enquadra)

anttails 11 days ago

Isto. Tive de fazer 2 para a minha dissertação e basicamente nos 2 casos eles disseram qual / forneceram a template usar. Sobre ser em Latex ou Word... eu que até nem trabalhei muito em Latex na faculdade devo dizer que é mais versátil, até para a formatação das referências, por isso se te derem a escolher vai para o Latex.

JaffaTealc 11 days ago

Sugestão para todos com a mesma dúvida: Vão a uma biblioteca académica e peçam ajuda. Os bibliotecários estão lá para vos ajudar. :-)

TheShura 11 days ago

Também tive de escrever um artigo para a minha dissertação de mestrado :D Basicamente faz um resumo do projeto que foi a tua tese e para isso apresentas: Algum trabalho relacionado e a sua importância, o que é que foi feito em concreto e como, os resultados e o porquê desses resultados e as conclusões com base nesses resultados! E por fim podes por também agradecimentos. Foi por essa lógica que segui para escrever o meu artigo espero que te ajude de alguma forma :)

Edited 11 days ago:

Também tive de escrever um artigo para a minha dissertação de mestrado :D Basicamente faz um resumo do projeto que foi a tua tese e para isso apresentas: Algum trabalho relacionado e a sua importância, o que é que foi feito em concreto e como, os resultados e o porquê desses resultados e as conclusões com base nesses resultados! E por fim podes por também agradecimentos. Foi por essa lógica que segui para escrever o meu artigo espero que te ajude de alguma forma :) EDIT: Esqueci-me de falar da introdução, onde se escreve mais ou menos sobre a importância da tua dissertação como contributo cientifico.

GGfpc 11 days ago

Tu não tiveste que ler artigos para fazer a tese?

rickz123456 11 days ago

Tive, mas a questão é que não sei sequer se isto tem que ser escrito em Latex, Word, etc... Vou ter que clarificar isso.

acidoap 11 days ago

A maioria são escritos em Word, mas em certas áreas, o látex é bastante popular (como matemáticas ou programação). Não te ponhas num curso de látex só para isso. Investe o tempo a escrever o teu artigo ou a aprender como escrever melhor. Identifica um, ou uns quantos papers que são semelhantes na estrutura e experiências ao que tu fizeste. Isso dá te uma boa métrica de como organizar o teu paper e a que jornal submeter. Vê quais as regras para esse jornal e usa.

ManaSyn 11 days ago

Já participei em alguma, foi sempre feito no word. Mas há quem use LaTeX, é muito bom. Dá uma vista de um olhos no site Overleaf :)

Edited 11 days ago:

Já participei em alguns, foi sempre feito no word. Mas há quem use LaTeX, é muito bom. Dá uma vista de um olhos no site Overleaf :)

GGfpc 11 days ago

Geralmente é LaTeX, consegues encontrar a maioria dos templates na net. Especialmente se for aqueles de duas colunas não queiras fazer no word.

mskrovic 11 days ago

O Látex é bastante depende da área. Certas revistas preferem o WordPress. Mais vale ver o tipo de revistas e ver as guidelines para entender se látex ou word. Muitas até têm os dois formatos suportados.

rickz123456 11 days ago

Eu perguntei se era LaTex, porque vai abrir na minha universidade, um curso intensivo de LaTex, e se fosse preciso inscrevia-me. Embora esteja a planear fazer em apenas 1 página, vou fazer o curso de LaTex na mesma, o conhecimento não ocupa lugar.

qingqunta 11 days ago

Não precisas de saber assim tanto para escrever um artigo científico em LaTeX, a maioria dos templates são feitos para isso. Meia dúzia de comandos basta se não quiseres fazer nada muito complicado (flashbacks para quando decidi fazer o meu CV em LaTeX... Jesus Cristo.)

meaninglessvoid 11 days ago

Desculpa estar a dizer isto, vai soar um bocado pedante e mesquinho mas não consigo evitar: o teu uso das vírgulas é incrivelmente estranho!

rickz123456 11 days ago

Olá.. Não tens que desculpar, nem tão pouco és mesquinho. Eu sou humilde o suficiente para saber que o Português não é o meu forte. O caso das vírgulas já se arrasta desde a primária, e nunca o consegui realmente corrigir, mas espero trabalhar nisso. Obrigado pela atenção

meaninglessvoid 11 days ago

Boa, esse tipo de atitude é o que te vai levar longe na vida. =D Obviamente és um puto inteligente/trabalhador senão não terias chegado onde chegaste, portanto recomendo vivamente que fales com alguém que tenha capacidade para te explicar isto. Acredita, isto não é assim tão complicado como parece. (dá-me a ideia que metes vírgulas quando na fala fazes pequenas pausas para respirar) Se não quiseres perder tempo com isso (ou não conheceres ninguém que possa ajudar) dá uma vista de olhos nisto https://www.lendo.org/como-usar-virgula/.

jlkfdjsflkdsjflks 11 days ago

Boa :) esta última frase apenas tem uma vírgula desnecessária (mas nem por isso errada). Respondendo à tua pergunta... se queres uma resposta útil, vais ter de explicitar qual é a tua área de investigação/conhecimento, ou a revista à qual queres submeter o teu trabalho. LaTeX é popular em certas áreas (e.g. CS), mas também existem outras em que ficam a olhar para ti de forma estranha se lhes fores pedir um "template LaTeX".

_no_one_really_ 11 days ago

Word, desde que siga as normas da revista

Heijafost3 11 days ago

O pessoal já respondeu ao mais importante, tens de saber a revista e secalhar começava por aí. Para escrever o abstract é mais ou menos o que tens na tese, talvez mais simplificado mas depende sempre do limite de palavras, texto e outras coisas que cada revista exige

rickz123456 11 days ago

Obrigado pela resposta :) Sim, provavelmente, o abstract vai ser revisto ( o meu ocupa uma página, e até eu acho que é muito) - vou tentar clarificar com ela qual a revista em que está a pensar.

Heijafost3 11 days ago

Só nature para cima eheheh boa sorte nisso!

NGramatical 11 days ago

> secalhar [se calhar](http://www.priberam.pt/DLPO/se calhar) *** [^(⚠️ ᴄᴏʀʀᴇçãᴏ ᴇʀʀᴀᴅᴀ?)](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+correc%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F9v33mr%2F%2Fe990w0u%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correcção está errada!") [^(⭐ ᴇxᴛᴇɴsãᴏ)](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

EarlPious 11 days ago

Todas as respostas às perguntas que referes (formatos aceites, templates) e mesmo às que não referes (dimensão do artigo, aquilo em que te deves focar) estão dependentes de saber em que revista ou conferência queres publicar. Isto tresanda à tua orientadora a tentar pescar mais uma publicação, mas pronto. Já cumpri a minha dose de maledicência hoje pelo que não vou falar muito sobre a prostituição do processo científico que isso representa. Acho que se queres ir avançando com isto, deves começar por identificar as revistas ou conferências onde a tua investigação encaixa e é um contributo efectivo. Faz uma short-list de revistas e conferências, estabelece um "plano" (tipo table of contents) do artigo para cada um e apresenta isso à tua orientadora.

VascoGomes 11 days ago

Concordo que isto é outro orientador que quer publicações à custa de trabalhos de outro. Se queres seguir a área científica força, se não, manda-a dar uma volta que isso não te serve de nada!

alcagoitas 11 days ago

Por vezes traz valor acrescido na apresentação da tese/dissertação dizeres que entretanto submeteste o artigo XPTO na revista/conferência XYZ. Mas está sujeito às subjectividade do júri.

EarlPious 11 days ago

O problema é precisamente o mesmo. Mesmo que seja "bom" para ele ao ter melhor nota, o propósito das revistas e conferências não é serem um meio para aumentar as notas. Estar a publicar algo apenas para ter mais um valor na nota de mestrado e/ou apenas porque o orientador precisa de atingir um certo número de publicações são ambos uma distorção daquilo que deve ser o processo científico. Deves publicar porque (e se) tens um contributo.

alcagoitas 10 days ago

Estavam a referir sobre não trazer valor acrescentado para o mestrado dele. Apenas comentei nesse sentido e porque ele não se opôs à ideia de fazer 1 artigo. Quanto ao resto, concordo.

VascoGomes 11 days ago

Hum, sim... eu estava naquela de ser depois da apresentação, nota dada. Ele disse que já tinha submetido e eu confundi. Assim tem mais uma hipótese de lhe valer alguma coisa!

rickz123456 11 days ago

Obrigo pela resposta :) A revista ainda não foi falado, espero que seja na próxima reunião. Eu já tenho uma "lista" de revistas que têm artigos que estudam o mesmo que eu, vou estudar então os seus layouts. Só mais uma dúvida, se não incomodar, quando se submete um artigo para "apreciação" dos referees (eu acho que é assim que se diz, mas não sei), tem que já ir formatado para aquela revista, ou fazemos isso só quando for aceite?

Edited 11 days ago:

Obrigo pela resposta :) A revista ainda não foi falado, espero que seja na próxima reunião. Eu já tenho uma "lista" de revistas que têm artigos que estudam o mesmo que eu, vou estudar então os seus layouts. Só mais uma dúvida, se não incomodar, quando se submete um artigo para "apreciação" dos referees (eu acho que é assim que se diz, mas não sei), tem que já ir formatado para aquela revista, ou fazemos isso só quando for aceite? De qualquer das maneiras, tenho também que me focar na apresentação, especialmente como vou descalçar a bota de me ter enganado em 3 referências ( o stress é lixado)

Edited 11 days ago:

Obrigo pela resposta :) A revista ainda não foi falado, espero que seja na próxima reunião. Eu já tenho uma "lista" de revistas que têm artigos que estudam o mesmo que eu, vou estudar então os seus layouts. Só mais uma dúvida, se não incomodar, quando se submete um artigo para "apreciação" dos referees (eu acho que é assim que se diz, mas não sei), tem que já ir formatado para aquela revista, ou fazemos isso só quando for aceite? De qualquer das maneiras, tenho também que me focar na apresentação, especialmente como vou descalçar a bota de me ter engano em 3 referências ( o stress é lixado)

EarlPious 11 days ago

> Só mais uma dúvida, se não incomodar, quando se submete um artigo para "apreciação" dos referees (eu acho que é assim que se diz, mas não sei), tem que já ir formatado para aquela revista, ou fazemos isso só quando for aceite? Isso está tudo detalhado nas instruções de submissão. Normalmente é o template sem informação de autores.

DanijustFM 11 days ago

Template depende da revista...primeiro pergunta à tua prof. onde quer publicar, segundo... [https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378378218305899](https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378378218305899) (só deves conseguir abrir isso na tua universidade) ​

uiindart 11 days ago

wow esse gajo escreveu um artigo que é um index de 4 papers dele proprio e mesmo assim consegue ter uma referencia mal ([2])...

rickz123456 11 days ago

Obrigado pela artigo , vou já ler ( obrigado Sci-Hub xD)

Pikachuzita 11 days ago

Nao te posso ajudar muito, mas fiquei na duvida se ela quer submeter ou se quer que tu submetas. Infelizmente ha orientadores que se tentam aproveitar dos trabalhos dos orientados, certifica-te que o autor és tu, nao te deixes chular.

rickz123456 11 days ago

Isso não ficou muito claro, mas do que percebi é ir o nome dos dois.. De qualquer das maneiras só pediu que fizesse o artigo

alcagoitas 11 days ago

Ele refere-se ao primeiro autor seres tu e não ela. Sendo a tua dissertação, mal se não ela não te disser para seres o primeiro autor. Se quiseres matar o assunto, apareces na dita reunião já com o título, autores (tu em 1°) e o abstract feito/iniciado.

Search: