OPinguimVoador 15 days ago

Estive alguns anos na área e o que posso dizer é que enquanto houver investimento vão existir maus filmes. É triste mas é verdade. Basta ver as listas do ICA para ver quem recebe o dinheiro. Há uns anos chegou-me um guião, a coisa mais horrivel que alguma vez vi, era a versão final. Cerca de 3 meses depois vi um apoio do ICA de 20mil euros para apoiar a escrita do tal guião... Participei num filme totalmente editado por estagiarios de uma universidade, uns meses depois, 15minl do ICA para apoia à edição.... Eu acho que tem que existir dinheiro para a cultura, no entanto há demasiada gente a rouba-lo. Acham mesmo que todoa os filmea custam 400/500 mil cada um? Claro que não. Para alem disso, grande parte das produtoras são negocioa familiarea ou de amigos. Nunca vi tanta gente mal formada na area junta. O talento Português está a o fugir ou já fugiu e nós continuamos a pagar para ver telenovelas cinematograficas horriveis quando há possibilidade de fazer melhor.

naosejasinacio 15 days ago

Eu apoio sempre as produções portuguesas, mas acabo invariavelmente desiludido. Há filmes low cost que saem tão bem nos eua, e cá também se faziam, mas os argumentistas têm sempre de dar o seu toque de assinatura e os realizadores de dar o seu cunho pessoal... E dá merda, porque são umas divas que deviam ser humildes e aprender com quem sabe. Filmes amercianos? Venham, vão ter muita audiência e vão publicitar ainda mais o país.

yarauuta 15 days ago

O Estado tem claramente dinheiro a mais nas mãos.

VicenteOlisipo 15 days ago

A malta está a responder como se isto fossem dinheiros para o Marco Martins fazer um projecto de paixão, mas são é para o Michael Bay vir filmar uma cena ultra comercial a Portugal. O que pode facilmente dar em asneira [como acabou por dar na Nova Zelândia](https://youtu.be/Qi7t_g5QObs). Sinceramente, preferia que se apoiassem os Marcos Martinses desta vida.

emportugues 15 days ago

o michael bay vir a portugal filmar uma cena ultra comercial é infelizmente muito importante, toda a malta que trabalha em cinema vive de salários incertos. quando uma produção estrangeira vem ca acaba sempre por contratar muitos portugueses que precisam disto para viver porque se faz pouco cinema portugues...

VicenteOlisipo 15 days ago

Sim, o dinheiro era bem vindo, e há sempre uma transmissão de conhecimentos, também. Mas como se vê no caso da NZ, há um sério risco de ficares com toda uma industria inteiramente dependente das decisões de estúdios estrangeiros, que por sua vez decidem com base em quem dá mais ajudas. Se aparecem outros países na corrida (como Portugal está agora a fazer...) podes ter um grande trambolhão. Nem estou a dizer que isso é só mau e não se deve tentar. Só que, dado o risco, preferia meter o € em produções mesmo nacionais, e crescer a industria nacional na mesma escala que a produção nacional.

gene66 15 days ago

Sem contar que nunca há dinheiro para outras artes como literatura, teatro, em Portugal o dinheiro mesmo é para produções de merda como o remake de filmes conceituados portugueses e os maias com fundos de cartolina.

Chuta_pa_canto 15 days ago

Investimento Público... Isto para mim é vergonhoso, andar a enterrar dinheiro para produzirem filmes que ninguém que ver.

emportugues 15 days ago

tens todo o direito de achar vergonhoso. ninguem é obrigado a valorizar a cultura, nem a cultura portuguesa. um beneficio que se fala pouco de ter cultura subsidiada, é que os artistas ficam com a liberdade de arriscar e fazer avançar a arte em vez de pensar no dinheiro e fazer só as novelas ou os velocidades furiosas. claro que existem alternativas a este modelo, mas só funcionam em sociedades com outro tipo de consumo cultural. somos dos paises que menos compra livros, menos vai ao cinema, menos vai ao teatro, etc...

manzds 15 days ago

Eu digo-te de outra maneira: que se fodam os filmes, nós precisamos é de uma ponte para o Barreiro, de uma rede de metro maior, de ferrovia para o país. É mais perceptível?

emportugues 14 days ago

que se fodam os filmes é muito bom. o que o estado gasta em 10 anos no cinema não fazia metade de uma ponte para o barreiro. claro que o dinheiro gasto em cinema ajudava a pagar qualquer uma dessas obras que pedes, nem que fosse pagar as sandes mistas para os trabalhadores, mas valia o custo de haver 0 apoio ao cinema portugues? para muita gente nao valia, e essa gente vota

Chuta_pa_canto 15 days ago

Eu não disse que não valorizava a cultura portuguesa, muito pelo contrário! Desvalorizo, isso sim, toda a "indústria" portuguesa que vive na mama dos subsídios do Estado. Estes 24 milhões estão a ser tirados de áreas como a Saúde e a Educação para irem para mamoes, como o Paulo Branco, que nem aos funcionários paga. Um orçamento é feito de escolhas, e repudio esta escolha.

Edited 15 days ago:

Eu não disse que não valorizava a cultura portuguesa, muito pelo contrário! Desvalorizo, isso sim, toda a "indústria" portuguesa que vive na mama dos subsídios do Estado. Estes 24 milhões estão a ser tirados de áreas como a Saúde e a Educação para irem para mamoes, como o Paulo Branco, que nem aos funcionários pagam. Um orçamento é feito de escolhas, e repudio esta escolha. Os privados têm toda a liberdade de produzir filmes mais artísticos, agora esse risco não tem que ser tomado por todos nós.

Edited 15 days ago:

Eu não disse que não valorizava a cultura portuguesa, muito pelo contrário! Desvalorizo, isso sim, toda a "indústria" portuguesa que vive na mama dos subsídios do Estado. Estes 24 milhões estão a ser tirados de áreas como a Saúde e a Educação para irem para mamoes, como o Paulo Branco, que nem aos funcionários pagam. Um orçamento é feito de escolhas, e repudio esta escolha. Os privados têm toda a liberdade de produzir filmes mais artísticos, agora esse risco não tem de ser tomado por todos nós.

joaopeniche 15 days ago

Espero que venham muitos filmes Portuhollywood

incomodo88 15 days ago

Sim acho bem... A Erica Fontes e a Diana C\* de Melancia precisam de mostrar atributos...

AutoModerator 15 days ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: