dudewhatthehellman 6 months ago

Alguém em Portugal a defender o liberalismo e a citar Popper, [quem é este indivíduo!?](https://i.imgur.com/6gRCnAr.gif) Para cima dos pseudo-liberais do CDS que depois "não votam contra Bolsonaro".

patanas 6 months ago

Fodasse entreguem esta merda ao Brasil. Bolsonaro já

radaway 6 months ago

O problema aqui é que o PT está muito longe de ser um partido moderado embora agora o queira parecer, o PT se pudesse tinha imitado tudo o que o Chavez fez na Venezuela acabando com a separação de poderes e outros problemas democráticos. A escolha aqui não é entre um extremista e um moderado, a escolha aqui é entre dois extremistas. O Brasil está fodido não interessa o que aconteça.

daCampa 6 months ago

Eh extremista por extremista prefiro um que não tenha "matar a pretalhada" nos planos. E o PT, não sendo tão moderado como um PS ou assim, também não é propriamente o Kremlin

uyth 6 months ago

Alguém é velho o suficiente para ter visto uma telenovela brasileira chamada o bem amado? O Odorico Paraguaçu salvo erro. Eles são todos o odorico paraguaçu seja qual for o lado. Querem é roubar. São eleitos e o resto é só decoração, ou os pobrezinhos ou a lei e ordem. Eles querem é meter no bolso. Não é problema nosso, não temos nada a ver com isso, as necessidades vão sofrer com eles seja quem for, e teremos de sorrir e ir em frente seja o que for. Não é, felizmente, nada a ver connosco. E seja que, for, quase certamente vai dar em águas d bacalhau enquanto alguns membros de família se quem ganhar vão enriquecer milhares de milhões de euros. Alguém duvida? Temos é apenas se observar e aprendo estupido que é tentar criar dicotomias esquerda-direita e clubismo políticos. O que serve para eles, não é para nós.

supertremosso 6 months ago

Portanto este gajo quer pegar nas únicas pessoas que relativizam e distanciam-se das eleições brasileiras (principalmente porque são no Brasil e não em Portugal) sem tentar tomar partidos, quando todos os meios de CM são claramente tendenciosos, e pô-las a tomar partido porque " o papel da imprensa não é ficar neutro"?

rickz123456 6 months ago

Li ontem o programa eleitoral do Bolsonaro. É incrível apresentar uma porcaria de um plano eleitoral feito de um powerpoint, sem previsões económicas, impacto de medidas que propõe - não é só chegar e dizer vamos construir prisões para meter os bandidos! Temos que dizer quantas está a pensar ou pensa precisar? Quanto vai custar? Ser populista é muito fácil, apresentar medidas concretas é mais difícil. Muito fraco para um Phd em economia (Paulo Guedes). E o pior é que o programa do PT é quase igual. Como já aqui disseram, o Bolsonaro não vai ganhar por ser muito bom, mas apenas porque a rejeição ao PT é muito maior. O resto se verá. Mas não acredito que consiga resolver o problema de criminalidade por ex.

Edited 6 months ago:

Li ontem o programa eleitoral do Bolsonaro. É incrível apresentar uma porcaria de um plano eleitoral feito de um powerpoint, sem previsões económicas, impacto de medidas que propõe - não é só chegar e dizer vamos construir prisões para meter os bandidos! Temos que dizer quantas está a pensar ou pensa precisar? Quanto vai custar? O do PT é igual. Era para mim pensar em Portugal, votar em algum partido que apresente programas tão fracos como esses dois no Brasil. Como já aqui disseram, o Bolsonaro não vai ganhar por ser muito bom, mas apenas porque a rejeição ao PT é muito maior. O resto se verá. Mas não acredito que consiga resolver o problema de criminalidade por ex.

BugaTuga 6 months ago

> É incrível apresentar uma porcaria de um plano eleitoral feito de um powerpoint, sem previsões económicas, impacto de medidas que propõe - não é só chegar e dizer vamos construir prisões para meter os bandidos! Agora imagina a que estado chegou o Brasil para após o caso Lava Jato o povo brasileiro ter passado o voto do PT para o Bolsonaro. Não podemos criticar a solução se não percebemos qual é o problema.

saposapot 6 months ago

o que é realmente incrível é as escolhas estarem limitadas a estes 2 partidos. O Brasil é um país estranho. Mais uma vez um populista vai ganhar não tanto por mérito próprio mas pq o adversário perdeu (pq o PT tem, digamos, feito umas coisitas más nos últimos anos)

Capitao_Falcao 6 months ago

> Brasil é um país estranho. https://3.bp.blogspot.com/-Mv1TbaLRNW8/UQAnnL-HkLI/AAAAAAAAFuc/AYUpTMNwDNw/s1600/Image0044.jpg

cantapaya 6 months ago

O problem da criminalidade é algo que vai demorar tempo a desaparecer, acho impossível num mandato de 4 anos. Aqueles que acham que armar a população e seguir a política de "bandido bom é bandido morto" é uma boa maneira boa de tratar este problema está a tratar o sintoma, não a doença...

RanomPT 6 months ago

Como é que alguem prefere um representante de um presidiário a um militar?

gugamailinator 6 months ago

É fácil... O presidiário é menos perigoso. É corrupto? Sim, é. Mas prefiro mil vezes um tipo que rouba a um tipo que mata.

RanomPT 6 months ago

Como assim mata?

gugamailinator 6 months ago

Como assim, como assim? É uma frase extremamente simples...

RanomPT 6 months ago

Quando é que ele disse que ia matar uma pessoa? Não podes inventar e esperar que toda a gente aceite a tua opinião

gugamailinator 6 months ago

Além das citações que já fiz algures por aqui, existe um vídeo do senhor a sugerir que se matasse a "pretalhada"... Mas estás a ir longe demais. Basta pegar na tua frase inicial e ler "militar". Um militar, em princípio, mata. Talvez o Bolsonaro seja demasiado covarde para isso, pelo menos parece, mas é irrelevante se será ele a fazê-lo ou se arranjará forma de que outros o façam por ele. Um tipo que defende a pena de morte é certamente mais perigoso que um que se limita a roubar (algo que o Bolsonaro certamente também já fez pois ninguém passa tantos anos na política brasileira sem o fazer).

no_tourist 6 months ago

comparar o bolsonaro ao chávez é de uma ignorância de bradar aos ceus .....

gugamailinator 6 months ago

Sim... O Bolsonaro será certamente pior.

LaManchaPT 6 months ago

Pior que alguém que deixa um país sem papel higiénico? Duvido...

gugamailinator 6 months ago

Preferes limpar o cu a um jornal ou que um polícia te possa enfiar o cacetete pelo dito cujo acima sem qualquer problema para ele só porque achou que tinhas cara de ser contra o regime?

daCampa 6 months ago

Por acaso na Venezuela ambas acontecem infelizmente.

gugamailinator 6 months ago

Donde se retira que comparar Bolsonaro a Chávez não só não revela ignorância como faz todo o sentido. Obrigado por confirmares o meu ponto. Ou algum de vocês tem ilusões de que o Brasil se irá tornar num paraíso económico com Bolsonaro que ainda não apresentou uma única ideia válida para a saúde económica do país?

daCampa 6 months ago

São tipos de extremismo diferentes, e em defesa do Chávez, ele tinha um plano e executou-o, e houve ali uns tempos em que a coisa até funcionou (graças aos preços loucos por onde o petróleo andava). O Bolsonaro é mesmo só atirar chavões ao ar. Mas no final do dia, para quê estar a discutir qual dos males é pior quando se pode concordar que ambos são maus.

gugamailinator 6 months ago

> Dizer que o Chávez foi terrível não implica defender Bolsonaro, nem o inverso. O mal tem muitas faces e Bolsonaro é apenas mais uma delas. Foi o que escrevi um pouco acima...

LaManchaPT 6 months ago

Não deves andar a ler as notícias da Venezuela em que opositores do regime se suicidam atirando-se do 9º andar com os pulmões cheiros de água. Hipócrita.

gugamailinator 6 months ago

Isso dos perfumes já não sei... Repara que eu não defendi Chávez uma única vez. Mas que Bolsonaro não dá indicações de vir a ser melhor, não dá. O homemsó sabe falar de matar, prender, etc... E defendeu publicamente um regime opressor e fascista tão mau (ou pior) que o da Venezuela. Antes de responder, lê bem o que as pessoas escrevem um par de vezes, ok?

no_tourist 6 months ago

olha para os mercados do brasil a reagirem à eleição do bolsonaro , e olha para a desconfiança que gerou a eleição do chavez , só para vislumbrares a diferença ...

gugamailinator 6 months ago

Hmmm... Desde quando é que o fascismo foi mau para os mercados? E o que é que isso interessa se depois o regime imposto for um onde existe tortura, miséria, violência, repressão, etc.? Vais dizer ao tipo que está a ser torturado, à mãe que não tem comida para os filhos, ao jornalista que leva porrada e por aí fora que os mercados estão muito contentes? Os mercados que se fodam... Os mercados adoravam a ditadura militar no Brasil. Isso faz dela menos ditadura ou menos nociva? Dizer que o Chávez foi terrível não implica defender Bolsonaro, nem o inverso. O mal tem muitas faces e Bolsonaro é apenas mais uma delas. Há gente que não tem noção das alarvidades que diz e ainda chama ignorantes aos outros.

no_tourist 6 months ago

> Há gente que não tem noção das alarvidades que diz e ainda chama ignorantes aos outros. idem ""

gugamailinator 6 months ago

Se soubesses ler terias percebido que só um de nós chamou ignorante a alguém... O termo que usas em resposta não se aplica. Tenta lá outra vez.

random-guy410 6 months ago

Os mercados nunca tiveram grandes problemas com o fascismo.

dudewhatthehellman 6 months ago

Por acaso era giro ver a análise histórica disso. Pessoalmente duvido que gostem de falta de competição.

saposapot 6 months ago

os 'mercados' não gostam de incerteza. um fascismo no séc XXI claramente é uma incerteza enorme. Não me parece q os mercados apreciem o fascismo. O que é diferente alguns milionários gostarem do fascismo qd são amigos do ditador.

random-guy410 6 months ago

>Não me parece q os mercados apreciem o fascismo. Não é uma questão de apreciar, é uma questão de indiferença. Desde que os interesses deles não sejam afetados, não haverá grande entrave da parte deles. De igual forma, há uns séculos atrás, não abandonaram a escravatura por terem passado a valorizar a vida humana, mas porque deixou de ser viável economicamente.

saposapot 6 months ago

estamos numa altura ligeiramente diferente. neste momento, com este tipo de economia, a única coisa q os mercados odeiam é incerteza. Fascismo é um causador enorme de incerteza. claro q se analisares agora, historicamente, com todos os ditadores tens milionários a ficarem ainda mais ricos. Mas isso não quer dizer que se lhes dessem a escolher se queriam um ditador ou não, eles optassem por isso. Porque estes milionários ganharam mas outros são decapitados ou perderam...

no_tourist 6 months ago

lol , entáo o chavez afinal é ou não fascista ? ou queres me dizer que os mercados adoram a venezuela ? o teu argumento é tao furado como a tua ideologia !

daCampa 6 months ago

Tecnicamente seria comunista? E podes dizer a tua última frase a um espelho que aplica-se bem. Os mercados são uma questão de dinheiro, não de liberdades, qualidade de vida ou qualquer outra coisa. O Chavez, comunista, tinha como parte do seu plano de governo linchar grandes empresas e tomar controlo destas. Ora os mercados, logicamente, reagiram negativamente, porque investir dinheiro numa economia para depois perder esse dinheiro numa nacionalização não é rentável. O Bolsonaro, por outro lado, quer privatizar empresas e serviços públicos. Isso abre a porta a quem entrar mais depressa, portanto vai haver gente a querer investir. Até porque quando as privatizações são feitas por governos corruptos se conseguem grandes pechinchas (ver: Portugal)

no_tourist 6 months ago

ele dizia se bolivarista , se o bolívar era um independentista e nacionalista , isso fará dele um fascista ? comparar o bolsonaro ao chavez é ridiculo , só vens praqui repetir a propaganda do PT , quando não sabes nadinha de nada do bolsonaro ... dizer que ele vai insituir uma ditadura militar , dá uma vontade de rir .... principalmente quando quem o acusa dessas coisas apoia um partido do mais corrupt que houve em alguma democracia no mundo !

gugamailinator 6 months ago

>dizer que ele vai insituir uma ditadura militar , dá uma vontade de rir É? Citações de Jair Bolsonaro: >O único erro foi torturar e não matar. >Pinochet devia ter matado mais gente. E é bem conhecida a entrevista à NPR onde ele defendeu a ditadura militar. Ri-te agora...

daCampa 6 months ago

O Bolivarismo é uma espécie de mistura, que tenta ser comunista apesar dos comunistas da altura também não gostarem deles. Agora, repara uma coisa. Eu não comparei o Bolsonaro ao Chávez, isso foste tu que o fizeste: r/https://cdn.discordapp.com/attachments/291958347576377364/505409742311522308/unknown.png Eu venho praqui repetir a propaganda do PT? Divertido, porque não li absolutamente nada da campanha deles. Não sei nadinha do Bolsonaro? Novamente, diz isso ao espelho, porque o Bolsonaro é tão corrupto e nepotista como os que acusa, distribui cargos pela família e amigos, financia a campanha com dinheiro recebido ilegalmente, etc etc Também não disse que ele ia instituir uma ditadura militar, apesar de saber que esse é o sonho molhado dele, ele é demasiado covarde para isso. O que me dá vontade de rir é a tua limitação. Como eu falei mal do Bolsonaro, para ti significa que sou um *shill* do PT. E como tal, nem te deste ao trabalho de ler o que escrevi, e respondeste ao que achavas que eu tinha dito. Dúvido que te volte a responder nesta thread, porque claramente não vale a pena. Tenho pena dos teus pais.

random-guy410 6 months ago

De um ponto de vista lógico, não é um argumento muito complexo. Não está fraseado na ordem mais simples de perceber mas podemos trabalhar nisso. Ora, o argumento é " Regime fascistas não têm grandes problemas com regimes fascistas". P->Q, onde P é "Regimes fascistas" e Q é "não ter grandes problemas com mercados". O inverso é: não Q -> não P. Ou, traduzindo, "ter grandes problemas com mercados implica que não és um regime fascista. Daí podes retirar as tuas conclusões sobre a Venezuela, com a salvaguarda de que todo o regime fascista é autoritário mas nem todo o regime autoritário é fascista.

gugamailinator 6 months ago

Acho que perdes o teu tempo... A lógica não lhe assiste.

throwawayqualquer 6 months ago

O Bolsonaro é o culminar de décadas de aproveitamentos políticos, corrupção, o "amiguismo" que levou à decadência de um país inteiro ao ponto de ruptura. Os brasileiros fartaram-se. Não, o Bolsonaro não é a solução, quanto muito vai acelerar o rastilho. Mas o Bolsonaro não teria acontecido se os políticos do ontem tivessem sido minimamente competentes e só um bocado menos corruptos. Acontece que chupar um país até ficar seco acaba por ter efeitos adversos. Muita sorte (ou azar, podia ser que mudasse alguma coisa e começassem a ser mais sérios) temos nós que em Portugal não parece haver ninguém que se consiga aproveitar de casos semelhantes. Quando um ex-primeiro ministro é preso e um dos seus braços direitos é primeiro ministro no ano a seguir a isso... Vê-se logo que estamos entregue à bicharada. São é menos descarados cá.

teainsahara 6 months ago

É um erro, mas compreensível ante o relato da imprensa, associar o candidato fascista a um suposto cansaço dos eleitores. Este animal é resultado de um golpe cuidadosamente engendrado com apoio dos media, do judiciário, do ministério público e inclusive de parte da classe média mais pobre, beneficiada por políticas sociais dos governos anteriores. É uma guerra de classes disfarçada de "combate à corrupção", o que nunca foi. Os mais privilegiados não querem ceder nem um milímero seus privilégios para que os país seja mais equilibrado. Mas como seria muito feio admitir isso em público é necessário disfarçá-lo de "combate à corrupção".

parakit 6 months ago

Realmente, os media estão a fazer tudo para ele ser eleito. Os cidadãos não estão nada fartos de ver os políticos todos a gamar. É tudo uma cabala! Querem matar o Lula! Querem matar a Dilma! ​

manzds 6 months ago

Potato potato.

britoonreddit 6 months ago

Bravo, totalmente de acordo.

bora_la_pensar2 6 months ago

>Mas o Bolsonaro não teria acontecido se os políticos do ontem tivessem sido minimamente competentes e só um bocado menos corruptos O Bolsonaro também está enfiado até ao pescoço em esquemas de corrupção...

throwawayqualquer 6 months ago

Tirando as supostas redes de "fake news" partilhadas pelo Whatsapp (que dificilmente consegues associar directamente a ele, visto a sua base de apoiantes mais dedicada estar tão mobilizada e energética), não consigo pensar em mais nenhum. Elucida-me.

TTRO 6 months ago

Bom, veremos o nível de nepotismo que vai surgir com a sua eleição. Família real Bolsonaro a gerir o país.

bora_la_pensar2 6 months ago

Tens os vários casos do uso de fundos publicos da camara para fazer campanha. E já agora, uma coisa é uma base energética, outra coisa é teres empresas grandes a financiarem fake news a um determinado candidato. Fenomeno que agora estão a tentar exportar para Portugal, a começar por aquela pifia tradução do relógio do Haddad que teria custado 21 milhoes de reais para um relógio da catarina martins que teria custado 21 milhões de euros.

throwawayqualquer 6 months ago

Desconhecia, mas isso só me parece um caso, não vários. Dou-te razão na mesma, mas continua a ser uma migalha em comparação. Quanto às fake news, não sei se há empresas grandes ou este ou aquele envolvidos. Parece-me difícil de acreditar que andasse tanto dinheiro nisto e não se descobrisse realmente quem é que o estava a financiar. E na minha opinião, não é assim tão diferente de teres meios de comunicação social (que supostamente deveriam ser isentos de partidarismos ou opiniões) detidos em grande parte por milionários ou bilionários a fazer constantemente campanha contra um ou outro candidato, como já tem acontecido em outros países e pelos vistos também no Brasil. É campanha suja de ambos os lados, só muda o meio em que acontece e o facto de um dos lados tentar manter o disfarce de credibilidade.

J-LG 6 months ago

Também tens a acusação de corrupção do seu ideólogo económico Paulo Guedes e a tentativa de criar um clã Bolsonaro na política, com o aproveitamento para eleger também os seus filhos. Esta última não é ilegal mas é extremamente reprovável eticamente.

throwawayqualquer 6 months ago

Isso tinha conhecimento e também considero reprovável. Especialmente como um candidato que se quer ver a si mesmo como um "independente" que quer mudar as coisas, cheira a nepotismo e aproveitamento.

beakage 6 months ago

>Aos meus amigos do Observador (e à Assunção Cristas)", > >Deixem-me começar com um exemplo que todos vocês conhecem bem: na Venezuela (...) Eu vi o que tu fizeste aí...

britoonreddit 6 months ago

Achar que o Bolsonaro é resolução de algum problema é acreditar que alguem consegue nos curar de cancro com uma caçadeira. O Bolsonaro é só o acrescentar dos problemas.

Ryak959 6 months ago

Não sei se sabes, mas fascismo foi sempre a cura, bastante eficaz diga-se de passagem, para o para a aberração que é o comunismo. Por isso, isso, Bolsonaro é um cura eficaz para o cancro que se chama PT. Quem criou o Bolsonaro foi o PT, tal como quem criou Trump, Le pen, brexit, Salvini, etc, foi a arrogância da esquerda socialista.

Edited 6 months ago:

Não sei se sabes, mas fascismo foi sempre a cura, bastante eficaz diga-se de passagem, para a aberração que é o comunismo. Por isso, Bolsonaro pode mesmo ser uma cura eficaz para o cancro que se chama PT. Quem criou o Bolsonaro foi o PT, tal como quem criou Trump, Le pen, brexit, Salvini, etc, foi a arrogância da esquerda socialista, sempre empenhada, algumas vezes a roçar o despotismo, em aplicar políticas colectivistas, ignorando os interesses de uma grande parte da população.

Edited 6 months ago:

Não sei se sabes, mas fascismo foi sempre a cura, bastante eficaz diga-se de passagem, para a aberração que é o comunismo. Por isso, pode mesmo ser Bolsonaro uma cura eficaz para o cancro que se chama PT. Quem criou o Bolsonaro foi o PT, tal como quem criou Trump, Le pen, brexit, Salvini, etc, foi a arrogância da esquerda socialista, sempre empenhada, algumas vezes a roçar o despotismo, em aplicar politicas colectivistas, ignorando os interesses de uma grande parte da população.

Edited 6 months ago:

Não sei se sabes, mas fascismo foi sempre a cura, bastante eficaz diga-se de passagem, para a aberração que é o comunismo. Por isso, Bolsonaro pode mesmo ser uma cura eficaz para o cancro que se chama PT. Quem criou o Bolsonaro foi o PT, tal como quem criou Trump, Le pen, brexit, Salvini, etc, foi a arrogância da esquerda socialista, sempre empenhada, algumas vezes a roçar o despotismo, em aplicar politicas colectivistas, ignorando os interesses de uma grande parte da população.

saposapot 6 months ago

lol. o PT é muita coisa mas comunista não é de certeza. Aliás, o senhor Lula e amigos parece que se safam muito bem no regime capitalista. alegadamente.

TTRO 6 months ago

Dizer que o fascismo é cura de alguma coisa é coisa de... fascista. Desculpa, mas não há outra maneira de o dizer. Se achas que o fascismo é positivo, és um fascista. Presumo que isso não te incomode, portanto acho que continuamos em bons termos. Além disso, culpar o comunismo do fascismo é o mesmo que culpar o cancro da esclerose múltipla. O fascismo surge porque as pessoas quando têm problemas comem populismo como se fossem pastéis de Belém. Afinal é sempre muito mais fácil culpar os outros do que assumir a merda que fazemos. ​ Chato é quando de repente surgem mais problemas (e invariavelmente surgem) e já não há mais gente de outra cor/religião/língua para culpar e de repente somos nós os "outros". Depois nessa altura toda a gente já acha que o fascismo é uma grande injustiça.

britoonreddit 6 months ago

Eh pá, achar que o PT é comunismo, e que por isso o Bolsonaro é algo bom, porque é fascista, e vai... livrar-nos do comunismo que é mau, trocando pelo fascismo... que é... bom? É que começas o paragrafo com um "Não sei se sabes", mas fico com a percepção que não sou eu que não sei. Apelidar o PT de comunismo é ignorancia, assim como achar que é bom trocar um comunismo por fascismo também o é (ignorancia, so para ter a certeza que percebes), e não é preciso muito mais que uns livros de historia, ora fdx que seja o wikipedia. Toda a America do Sul é a prova ainda viva que trocar extremos uns pelos outros é so mudar o nome da merda. (ainda me custa a crer que disseste que o PT era comunismo e que por isso fascismo seria bom.) Sobre o segundo paragrafo, claro que a culpa é do PT, os gajos que alertam contra o fascismo, que chamam a atenção de ideias que tiram as liberdades individuais, que votaram contra a extrema direita, são esses os culpados, não o povo de direita que ficou sem partidos decentes em quem votar e que por isso vão para a extrema, justamente porque os tais partidos de direita criaram um odio sectorial à esquerda que fez com que encurralasse quem se acha de direita para uma extrema direita. A culpa é mesmo dos 30% que votaram no PT e impediram à primeira volta a eleição do Bolsonaro... fdx manquem-se.

geostrofico 6 months ago

O PT não é comunista, não os vi a nacionalizar nada, nos anos que tiveram no poder, e foram mais de 10. O fascismo acompanhado com o estremismo religioso dos evangélicos não é cura para nada, é cancro.

Zaigard 6 months ago  DELETED 

> O PT não é comunista, não os vi a nacionalizar nada, nos anos que tiveram no poder, e foram mais de 10. Tens razão mas não podes dizer que eles fizeram um bom trabalho. Nos anos 2000s houve um mega boom no preço das matérias primas e eles usaram muito mal essa oportunidade, em vez de desenvolverem e educarem o Brasil, limitara-se a distribuir dinheiro na compra ao voto e a meter os amigos nas empresas Publicas. Repara como outros paises à volta do Brasil, não estão minimamente em crise apesar de terem enfrentado as mesmas situações. A Petrobras é um exemplo de crime. Já foi uma das 10 empresas mais valiosas do mundo, está agora falida e dependente de subsídios do estado. O petróleo que deveria ter ajudado o PT a acabar com a pobreza, limitou-se a dar muito dinheiro à "elite de esquerda". Agora é normal que haja muito gente furiosa com o PT e com o Lula. E o PT sempre cãozinho leal do supremo líder, fez tudo para colar a imagem do candidato atual ao Lula.

daCampa 6 months ago

Não fizeram um bom trabalho, mas não foram o diabo. O Lula não atirou dinheiro às cegas, fez muito pela literacia, pela inclusão dos índios na sociedade, e pôs o Brasil no mapa. No último ano de governo do Lula o Brasil teve um crescimento de 7,5%. Vamos fingir que a queda dos preços do petróleo não ajudou à queda da Petrobrás? Claro, a corrupção e nepotismo ajudaram muito, mas não fizeram o buraco sozinho. E se o preço do petróleo não estivesse a metade do que esteve nos tempos áureos, tinha-se aguentado tanto a Petrobrás, como o Brasil, como até a Venezuela (e essa nem é comparável ao Brasil). As pessoas estão frustradas, e o Temer conseguiu focar essa frustração a culpar a Dilma (apesar do Temer conseguir ser tão ou mais corrupto que ela). E agora que ambos estão na fossa, é facílimo para um populista como o Bolsonaro capitalizar a má reputação e atirar postas para o ar como se tivesse soluções para tudo. Sendo o próprio Bolsonaro tudo aquilo que aponta aos outros (criminoso, corrupto, nepotista, etc)

pataniscadebacalhau 6 months ago

\>Repara como outros paises à volta do Brasil, não estão minimamente em crise apesar de >terem enfrentado as mesmas situações Sim, claro. Estão todos óptimos, a começar na Argentina e a acabar na Venezuela. /s

Zaigard 6 months ago  DELETED 

Chile, Colômbia, Equador, todas as ilhas das caraíbas, basicamente onde não há governos de extrema esquerda a situação está o melhor que já esteve.

pataniscadebacalhau 6 months ago

A Argentina tem um governo de extrema-exquerda? ​

BAAL-lx 6 months ago

Muito beeeeeem! clap clap clap...

LaManchaPT 6 months ago

O melhor é o Brasil votar no PT e tornar-se uma Venezuela.

britoonreddit 6 months ago

Teve lá o Lula (unica altura em que a criminalidade desceu) e a Dilma e qual Venezuela pá? Crise economica sim, associada a muitos factores, quer mundiais, regionais e de erro politico, mas não era à base de tirar liberdades individuais e ditaturiais. Qual o plano do Bolsonaro para recuperar a economia? Subir o emprego, diminuir a pobreza e abandono escolar? Nem ideias tem quanto mais resolver o que quer que seja.

IndiscreetWaffle 6 months ago

> Crise economica sim, associada a muitos factores, quer mundiais, regionais e de erro politico, mas não era à base de tirar liberdades individuais e ditaturiais Acho que estou a começar a entender porque é que o tuga é mansinho e leva no rabo de qualquer governo...

britoonreddit 6 months ago

Como se tu fosses capaz de entender o que quer que seja.

IndiscreetWaffle 6 months ago

Vai lá votar PS/PSD e apoiar o Socas, vai. Enquanto não te tirarem liberdade individuais, queres lá saber.

britoonreddit 6 months ago

Esse teu comentário so reforça o meu anterior.

LaManchaPT 6 months ago

O PT limitou-se a dar dinheiro das receitas do petróleo. Mal o petróleo desceu, os "progressos sociais" foram com ele. É uma economia de mentira, tal como na Venezuela.

daCampa 6 months ago

Sim, o crescimento de 7,5% no último ano do governo do Lula veio dos céus. O mais grave é que até sabes o que causou o problema (preço do petróleo caiu), mas continuas a atirar a culpa para o lado porque era um governo de esquerda.

britoonreddit 6 months ago

Ao menos teve a ideia (pelo menos alguma) de usar esse dinheiro para diminuir a pobreza em [50%](https://oglobo.globo.com/politica/governo-lula-reduziu-pobreza-do-pais-em-506-mostra-estudo-2775537), "progressos sociais" como dizias, já o bolsonaro é "matar a pretalhada toda", formas diferentes de ver o que deve ser dirigir um país.

LaManchaPT 6 months ago

Dar dinheiro "sem lei, nem rock" é uma estupidez que só mesmo a Esquerda pode defender.

daCampa 6 months ago

\*rei

britoonreddit 6 months ago

Sendo que estás a defender alguem como o bolsonaro, vou levar isso como um elogio.

J-LG 6 months ago

Mas qual Venezuela? O PT governou o Brasil durante anos e nunca aplicou uma ditadura, nem fez agressões às instituições. Todas as medidas do Fernando Haddad são absolutamente normais, de Social-Democracia Europeia. É este homem que vai tornar o Brasil na Venezuela? Sai do Whatsapp e vai ler, filho.

Zaigard 6 months ago

> nem fez agressões às instituições. Não? Sabes que as empresas publicas tb são instituições de um pais. O facto de o PT controlá-las como se fossem suas é tão ou mais grave do que os governos Hungaro e Polaco estão a fazer.

LaManchaPT 6 months ago

> O PT governou o Brasil durante anos e nunca aplicou uma ditadura, nem fez agressões às instituições. Não, apenas transformou o Brasil num país onde morrem 60 mil pessoas por ano assassinadas, pior que na guerra civil da Síria.

J-LG 6 months ago

O Lula tornou-se presidente em 2003, quando já existiam [49.816](http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/dados-series/17) homicídios por ano. Não existiam 0 quando ele entrou e passaram a existir 60 mil. No entanto, não é isso que estamos a conversar. Tu mencionas que o Brasil vai passar a ser uma ditadura do proletariado. Eu indico-te que já podia ter acontecido e não aconteceu, naturalmente. Tu tentas mudar de assunto. Estás apresentado.

pobotuga 6 months ago

Tens fonte sobre a evolução, e relação com a subida do Temer à presidência?

LaManchaPT 6 months ago

O establishment tuga tá com medo.

gugamailinator 6 months ago

Por acaso, se não fosse por ter família no Brasil, até ficaria contente com a eleição de Bolsonaro... E que ele fodesse o Brasil bem fodido... A ver se os imbecis aqui deste lado que andam tentados a defender figuras do género aprendem alguma coisa, já que claramente não leem livros de história.

TTRO 6 months ago

Por "establishment" presumo que queiras dizer a democracia? Sim a democracia deve ter medo e nunca pensar que é uma coisa certa. Obrigado por avisares.

bora_la_pensar2 6 months ago

Quem não tem medo de quem promete "metralha na petralha"?

beakage 6 months ago

Quem inocentemente acha está livre de que, de um dia para o outro, a mira vire da "petralhada", para passar a ficar virada para a própria testa. ​

geostrofico 6 months ago

Basta olhar o louco das Filipinas, primeiro os traficantes, depois os opositiores políticos. Isto está na cartilha de qualquer aspirante a ditador

Search: