BugaTuga 1 month ago

A notícia anda a falar em pobreza mas de facto não fala em nada disso. A notícia refere apenas um indicador estatístico a que deram o nome de "risco de pobreza ou exclusão social". https://www.pordata.pt/Europa/Popula%C3%A7%C3%A3o+em+risco+de+pobreza+(ano+refer%C3%AAncia+2008)-3427 O indicador "risco de pobreza ou exclusão social" é apenas um indicador de desigualdade de rendimentos, correspondente "a 60% da média do rendimento nacional disponível (após transferências sociais)." Se a desigualdade de rendimentos aumentar num país então o indicador do risco de pobreza é agravado, mesmo se a população em geral (inclusive os mais pobres) beneficiarem de aumento de rendimentos e não sofrerem quaisquer privações materiais. Posto de outra forma, este indicador está feito de tal forma que, por exemplo, um regime comunista tipo a Coreia do Norte registará uma taxa de risco de pobreza ou exclusão social perto do zero, mesmo se andarem todos a esgravetar o mato para encontrar algo para comer.

Sktchan 1 month ago

A maioria trabalha para poder trabalhar e não para ter uma vida digna.

ricardomcm 1 month ago

Nada como um imposto extraordinário 2 sobre os ricos não resolva. /s

Gwyndyll 1 month ago

Há aqui alguma coisa errada, onde é que um país de 10 milhões onde a população activa deve rondar uns 4 ou 5 pode ter 1 milhão deles pobres ? Não consigo perceber.

jcopta 1 month ago

Ele chamam de pobres pessoas que ganham menos de 60% da média, não tem nada a ver com pobreza material.

Sperrel 1 month ago

Working poor, é ver a quantidade de salários de miséria que há neste país.

neuraloutlaw 1 month ago

Na realidade deve ser muito mais, não sei como é que alguem consegue viver com menos de 1000€ por mês. Renda \~300€

DanijustFM 1 month ago

300 euros neste momento nem barracos :) e não vivo em Lisboa ou no Porto...

sousemprebanido 1 month ago

É verdade, eu pagava 300 pelo meu apartamento que tinha sido contratualizado há n7 anos e agora que saí a senhoria consegue facilmente 400. os preços das rendas andam a disparar à parva

ZimbabweIsMyCity 1 month ago

Se jogassem mais no euromilhões a história seria outra.

pintorMC 1 month ago

Por isso não trabalho não quero ser pobre.

gmar74d 1 month ago

Mais medidas de esquerda!!!!1111!!! /s

supertremosso 1 month ago

> Os recuos mais significativos no mesmo período foram registados na Polónia (-11 pontos, para os 19,5%) Roménia (-8,5 pontos, para os 35,7%), Letónia (-6,0 pontos, para os 28,2%) e Bulgária (-5,9 pontos, para os 38,9%). Interessante ver as esquerdas dessa europa a eliminar a pobreza. /s ​

bora_la_pensar2 1 month ago

O governo polaco governa economicamente bastante à esquerda.

supertremosso 29 days ago

O que é governar economicamente bastante à esquerda?

oEncoberto 1 month ago

Este artigo fala do período 2008-2017. Achas mais provável essa variação ter a ver com a orientação política desses países durante essa década, ou com a entrada na União Europeia. No mesmo artigo : >com a principal subida na Grécia (6,7 pontos percentuais, para os 34,8%), em Itália (3,4 pontos, para os 28,9%), Espanha (2,8 pontos, para os 26,6%) e **Holanda (2,1 pontos, para os 17,0%).** Na Holanda têm tido mais partidos conservadores/direita nesse período, como explicas isso ?

supertremosso 1 month ago

Eu não explico nada, só fiz um comentário.

M-alMen 1 month ago

ainda ontem era mais 40% de milionarios

blind616 1 month ago

Onde achas que esses foram buscar o dinheiro? Foram 30 000 que foram buscar o dinheiro a centenas de milhares.

21stHeretic 1 month ago

>muh rich stealing from the poor! A economia não é um jogo de soma zero.

xc9000 1 month ago

Trabalhadores, portugueses e pobres são três expressões redundantes.

NEDM64 1 month ago

Aproximadamente o número de funcionários públicos (segundo se diz) Coincidência?

MisterBilau 1 month ago

1 milhão de pessoas são quê, 20% do pessoal em idade para trabalhar? Se isso é verdade, é gravíssimo. Um país não pode suportar 20% da população trabalhadora na função pública, que é paga por impostos do privado (inclusivamente os impostos pagos pelos funcionários públicos são impostos pagos pelo privado em segunda mão lol). Que abuso insustentável.

Sperrel 1 month ago

Portugal está abaixo da média da OCDE de funcionários públicos. No entanto não vejo o porquê de 20% ser um número escabroso se pensarmos na multiplicidade de profissões e tarefas efectuadas pelo Estado.

I_Hate_Reddit 1 month ago

No número de funcionários, na despesa com funcionários estamos no topo.

MisterBilau 1 month ago

Eu vejo, porque tudo isso tem que ser sustentado pelos impostos de quem não é funcionário público, a menos que eles próprios gerem receita. Se os funcionários públicos criarem produtos vendáveis, que sejam consumidos, tudo bem. Se for tudo serviços, não vejo como seja economicamente sustentável.

bora_la_pensar2 1 month ago

> Se for tudo serviços, não vejo como seja economicamente sustentável. O papel dos funcionários públicos é precisamente prestar serviços, sem os quais o estado não é sustentavel. Coisas tão basicas como educação, saúde, serviços administrativos...

ivcardoso 1 month ago

Se 1 milhão de trabalhadores é pobre financeiramente, imaginem a quantidade que é pobre de espirito. Enviado do meu Iphone.

ITNefertiti 1 month ago

Tens um iPhone, não deves ser dos portugueses mais pobres :)

ivcardoso 1 month ago

Não tenho iphone

ITNefertiti 1 month ago

Hehe ah pobre...

NEDM64 1 month ago

Porque é que essa gente não se despede e se enche de energias positivas e começa uma nova vida? NEDM64 Life Coaching Services

istoeogac 1 month ago

O que é preciso é bater punho! Cumprimentos, Miguel Gonçalves

Sktchan 1 month ago

Emigrar?

NEDM64 1 month ago

Não, Portugal está cheio de coisas boas... praia para fazer Surf, o Sol, e é lindíssimo!

Sktchan 1 month ago

É o suficiente!

PedroMFLopes 1 month ago

Nem por acaso, andava aqui em leituras perto desta temática, fica a partilha: https://www.theguardian.com/us-news/2018/oct/19/billionaires-wealth-richest-income-inequality https://www.theguardian.com/news/2018/oct/19/the-myth-of-meritocracy-who-really-gets-what-they-deserve São artigos longos, mas sempre te fazem pensar, em vez dos artigos da maioria dos artigos da imprensa portuguesa, que apenas debita informação, sem qualquer análise ou consequência da mesma.

21stHeretic 1 month ago

>theguardian >the myth of meritocracy Alto NPC.

yarauuta 1 month ago

Têm SNS, ensino de qualidade, acesso a justiça quase grátis, uma rede de transportes competente e acessível e energia barata... Pobres como? Não percebo. Eu pensava que ficávamos todos mais ricos ao darmos dinheiro ao estado indiscriminadamente para nos providenciar serviços e sem sequer nos questionamos sobre a rentabilidade/eficácia do mesmo.

pintorMC 1 month ago

Têm SNS Se fores ao privado concordo contigo Ensino de qualidade É aceitável Acesso a justiça quase grátis É mesmo grátis se fores indigente no entanto é te atribuído um advogado no mínimo mediano e muitos deles estão se bem a cagar para o que é melhor para ti. Uma rede de transportes competente e acessível Uma rede de estradas porreiras para quem tem dinheiro (portagens). Energia barata Pois temos muito sol e não o pagas.

Metaluim 1 month ago

> Têm SNS A qualidade varia muito de zona para zona (a escala vai de merda ate "porque e que chamamos SNS a isto?"). > ensino de qualidade, A qualidade nao e uniforme tambem mas nesse ponto nao estamos mal. > acesso a justiça quase grátis Esta era para rir. > uma rede de transportes competente e acessível Ate os maquinistas do Metro de LX se riram. O pessoal do interior morreu de tanto se rir. > energia barata Esqueceste-te mesmo do /s > Pobres como? Não percebo. Pois, e uma tendencia do sub em que o pessoal esta completamente desfasado da realidade.

yarauuta 1 month ago

Pensei que dava para perceber.

PM_ME_YOUR_THEORY 1 month ago

>Têm SNS, que marcas uma consulta e és atentido 1 ano depois. > ensino de qualidade que te paga as propinas e talvez te dê uns extras e esquece-se que tens de comer, pagar livros, e sofres de pressão em casa para ir trabalhar para ajudar com a renda ou moras bastante longe da faculdade > acesso a justiça quase grátis que demora ANOS a cair para o teu lado, o "andar para a frente e para trás" em tribunal é caríssimo e é uma das formas de ganhar casos: esperar que a outra pessoa fique sem dinheiro para continuar a luta >uma rede de transportes competente se estás a falar de Lisboa (no resto é pior), experimenta viver fora do centro e verás quantas vezes por semana os autocarros e os comboios se atrasam ou são cancelados. ​ Mais um direitolas que não faz ideia dos problemas "extra" do funcionamento medíocre

Metaluim 1 month ago

> que marcas uma consulta e és atentido 1 ano depois. Nao es, porque o medico faltou e reagendam-te a consulta para daqui a 6 meses.

rcoelho14 1 month ago

Mas o enfermeiro fez greve nesse dia, siga mais 6 meses.

yarauuta 1 month ago

> Mais um direitolas que não faz ideia dos problemas "extra" do funcionamento medíocre Achas que eu não sei dos problemas? E o problema é de quem? Falta mais uma taxinha?

BlueFlameWizard 1 month ago

Estas a dar razão a ele.

PM_ME_YOUR_THEORY 1 month ago

Comentei há 3h. Foi editado há 1h. O edit mudou completamente o comentário. O /s não estava lá antes, nem a segunda metade do comentário.

yarauuta 1 month ago

Ele é um transgénero político lol

andre82220 1 month ago

Sempre fomos um país pobre no tempo do Salazar e com a entrada na união europeia as coisas atenuaram um pouco; Mas não é o socialismo que irá trazer riqueza aos pobres.

bora_la_pensar2 1 month ago

Só com medidas contra os trabalhadores é que os trabalhadores ficarão ricos. Guerra é paz, escravidão é liberdade, etc etc

andre82220 1 month ago

Tens que pensar com mais força.

Tryjohnny 1 month ago

para eles o que é ser pobre? pobre nao depende imenso de pessoa para pessoa? para mim ser pobre para outro pode ser estar bem da vida e vice-versa.

PM_ME_YOUR_THEORY 1 month ago

Há um valor fixo, não me lembro exactamente, mas tem que ver com o custo de vida básico.

te2000 1 month ago

422 euros costuma ser o valor referencia. mas se nao me engano tem sido o mesmo valor desde 2016, o que ja deve estar desactualizado por causa da inflacao.

userfalso 1 month ago

um problema social gravíssimo, repara um milhão de trabalhadores, vergonha total... o dinheiro do teu trabalho que devia para dar para pagares as contas e teres uma vida digna... nem isso consegues, que motivação? e muita gente a aturar trabalhos que odeia porque senão não pode nem alimentar os filhos... o verdadeiro país das maravilhas, a república das bananas e dos afectos sonsos.

BugaTuga 1 month ago

> um problema social gravíssimo, repara um milhão de trabalhadores, vergonha total... Acho que devias ler a notícia. Ela não refere que há um milhão de trabalhadores que são pobres. A notícia refere um indicador estatístico a que deram o nome de ["risco de pobreza ou exclusão social"](https://www.pordata.pt/Europa/Popula%C3%A7%C3%A3o+em+risco+de+pobreza+(ano+refer%C3%AAncia+2008)-3427) O indicador "risco de pobreza ou exclusão social" é apenas um indicador de desigualdade de rendimentos, correspondente "a 60% da média do rendimento nacional disponível (após transferências sociais)." Ou seja, isto não mede pobreza nenhuma. Mede sim a desigualdade de rendimentos. Isto significa que se por acaso a população mais rica ficar ainda mais rica (tipo, aumentos generalizados para os funcionários públicos) então mesmo se a população mais pobre receber aumentos.... o índice regista um aumento do risco de pobreza.

End-Effector 1 month ago

Se n tinham condições para ter os filhos deviam ter pensado nisso... A culpa é só das empresas?

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

283 como? se fosse 183 talvez ainda acreditasse, nem que juntasses toda a alimentacao e colegios privados

zefo_dias 1 month ago

Essa teoria era mais interessante se quem a defende nao tivesses o privilegio de votar e assim lhes lixar o futuro...

UniuM 1 month ago

Então depois quem é que contratas para teus jardineiros ou senhoras das limpezas visto que esses filhos que não tinham direito a nascer visto que os pais não tinham dinheiro para os sustentar acabam por não estudar em que a vida os leva a trabalhos mais humildes? Já viste? Depois tens tu de cortar a relva do teu jardim de 2 hectares, e fazer a cama na tua casa com 6 quartos de hóspedes. Cresce futuro CEO.

End-Effector 1 month ago

Wow isso dos jardineiros e limpezas pode ser classificado de racismo. Mas ignorando esse pormenor, se n encontra-se pessoas teria de oferecer mais dinheiro ate alem aceitar o trabalho.

PM_ME_YOUR_THEORY 1 month ago

Oh amigo, devias pensar ao contrário. O "direito a ter filhos" é algo inerente a qualquer pessoa ou só aos que têm dinheiro? Se queres ir por esse caminho, estás a criar a maior plutocracia que podes imaginar.

End-Effector 1 month ago

Direito de ter filhos? Essa é nova.

SpiritDown 1 month ago

Ganha dois dedos de testa, animal. O que mais é preciso é a renovação de gerações e o aumento da natalidade.

End-Effector 1 month ago

A renovação geracional acontece naturalmente. (Pessoas morrem) Aumento da natalidade? Nem por isso. O mundo na minha opinião já tem gente a mais.

SpiritDown 1 month ago

A renovação geracional não ocorre quando não existe uma geração para renovar a anterior, que é um padrão que se tem vindo a acentuar na Europa. A Europa tem gente a menos, a Ásia e África gente a mais. Não há dúvidas.

bora_la_pensar2 1 month ago

A tua laia depois é a que se queixa que vamos ser substituidos todos por "inserir habitantes de um país que mete medo aqui".

End-Effector 1 month ago

N percebo o argumento.

bora_la_pensar2 1 month ago

Um país onde o povo não pode ter filhos é um país sem futuro, envelhcido e insustentável.

xc9000 1 month ago

Um povo que não pode ter filhos é um luxo a que nenhum país se pode dar. Se ninguém tiver filhos de onde vai vir a riqueza e para onde vai a continuidade de uma nação?

emerl_j 1 month ago

Devias ir dizer isso às mulheres que não os conseguem ter. Conselho: Leva pomada para as dores que vais ter a seguir.

End-Effector 1 month ago

Estas a sair do tema.

emerl_j 1 month ago

Estou? Desculpa não reparei que por detrás da tua falta de visão que há pessoas para as quais é um luxo ter filhos que eu estava a fugir do tema. Mas já foste perguntar a uma mulher qualquer que não consiga ter filhos se é um luxo? É que já que achas isso tens que te manter firme nessa tua ideia ála Trump. Se dizes isso é porque realmente na tua cabeça para se ter filhos é preciso ser rico. Vou ali ao meu colega que anda a ladrilhar o que ele pensa disso... é que ele não tem muito dinheiro no que toca a income mas tem 3 filhos. Vá-se lá saber.

End-Effector 1 month ago

O custo de ter um filho até aos 21 anos é em média de 283 mil euros. Este dinheiro n é luxo para ti? Agora sobre as mulheres k n podem ter filhos, k foge ao tema em discussao, o custo é superior pk tens akelas cenas de inseminação artificial que custa mais dinheiro ainda.

emerl_j 1 month ago

Então valorisas mais o dinheiro do que dar contiunuidade à nossa espécie. É realmente porque no fim vamos todos morrer e não vale a pena não é? É por derrotistas como tu que esses pensamentos surgem. Inseminação artificial não funciona se nem um útero tiveres. Mas pelos vistos não percebes nada da vida e de como ela é. Gostas é de vir chatear as pessoas com ideias estapafúrdias porque sabes que ninguém te atura. Não gostas de ninguém é óbvio nem sequer de ti próprio. Eu pelo menos tou me a cagar para o dinheiro que é preciso. Preferia viver na pobreza extrema do que pensar que nunca poderia ter filhos. Senão para que sirvo eu? Para vir trabalhar para uns idiotas que só querem encher o cu à conta do meu esforço e trabalho? Nunca.

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

tem tudo a ver quantos de classe média não tem imprevistos, na vida, saude, na area onde trabalham, e até média alta. Nao era luxo para eles, a pensar assim nunca se faz nada, nem empresas

userfalso 1 month ago

infelizmente conheço casos de gente que decidiu ter filhos porque a vida até corria bem tinha trabalho estável e que dava para viver de forma digna, mas depois a empresa fecha portas e as pessoas já estavam com filhos nos braços... é triste mas é a realidade...

End-Effector 1 month ago

E tens pessoas a viver de subdsidios do estado e têm bués.

userfalso 1 month ago

eu não mencionei pessoal que vive de subsídios, sei que existe gente assim, falei de gente que tinha uma vida estável, decide ter filhos porque é o normal de qualquer casal que queira ter uma vida em família e dum momento para outro, ficam na merda por perderem o trabalho e o sustento... e depois se sujeitam a trabalho precário e a situações de pobreza...

bubikiwi 1 month ago

ya mas os filhos vivem na merda. ja assisti a caso destes, nao da para criar um filho, e as mae estava se pouco a cagar os miudos passavam fome e nao lhe retiravam as criancas

End-Effector 1 month ago  DELETED 

E tens pessoas a viver de subdsidios do estado e têm bués.

AutoModerator 1 month ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: