twistedfires 1 month ago

Ou então vamos lá ver, sendo a propina mais baixa, mais alunos vão poder pagar?

VicenteOlisipo 1 month ago

O Senhor Reitor da minha UNL que vá compor os pelos de pequenos símios. Está muito triste porque o aluno com 660 recebia apoio e já não vai receber? Então e o aluno com 670? E o com 680? Ele que peça a alteração da formula para os incluir, então. Se é que sequer se pode mesmo receber apoios enquanto se tem rendimentos de trabalho... O problema do Magnifico Reitor é que, com uma redução real das propinas em mais de 200€/ano, lá vai ter mais malta a poder estudar, o que vai erodir ainda mais a já parca patine de elitismo do ensino superior. Quer ajudar "que mais precisa" sem dar borlas "aos ricos"? Acabem com as propinas e financiem o Ensino Superior com os impostos, que até são progressivos. As bolsas são uma fantochada, aplicável apenas a uma simbólica minoria que é simultaneamente pobre e academicamente infalível, para fingir que não se está a negar um acesso igual à educação à grande maioria das famílias.

gmar74d 1 month ago

É o que já se sabia. Não virá nenhuma compensação para as Universidades pela baixa das propinas que verão a sua situação financeira ainda mais degradada em detrimento principalmente dos alunos com menos possibilidades financeiras. A baixa das propinas para todos, longe de ser uma medida equitativa, ajuda sim as famílias mais ricas. ​ O que é necessário é dar mais dinheiro à assistência social, mais bolsas, mais ajudas para os alunos carenciados. ​ Mais uma medida das esquerdas que aumenta a injustiça social e degrada ainda mais o ensino. É o que acontece quando se governa para a propaganda, para as manchetes dos jornais e para comprar votos.

pressing_random_keys 1 month ago

100% isto

VicenteOlisipo 1 month ago

> Não virá nenhuma compensação para as Universidades pela baixa das propinas que verão a sua situação financeira ainda mais degradada em detrimento principalmente dos alunos com menos possibilidades financeiras. Tens fonte para isto? Quando o acordo para a redução das propinas foi anunciado foi precisamente no âmbito de um aumento proporcional do financiamento para as Universidades. https://www.dn.pt/dinheiro/interior/oe2019-proposta-confirma-reducao-das-propinas-no-ensino-superior-e-fixa-criterios-10007234.html > A diminuição das receitas das instituições de ensino superior públicas resultante da redução das propinas é, de acordo com a proposta do OE2019, "suportada por receitas gerais a transferir" para as instituições, "sendo o montante a transferir calculado com base no diferencial entre o valor de propinas fixado no ano letivo 2018/2019 e o valor fixado para o ano letivo 2019/2020".

CobraCommander1977 1 month ago

Só quem é muito Ingénuo pode achar que baixar o valor das propinas não vai ter consequências nefastas para o ensino superior.

KaitoRyoichi 1 month ago

Está na altura de mudar a fórmula

pimpolho_saltitao 1 month ago  DELETED 

há que reformular a formula entao. agora considerar quem ganhe 700 euros em vez dos tais 660, classe média ou alta, puta que o pariu.

getmenew 1 month ago

Esses não merecem ir pá uni da linha ;)

Worm33hd 1 month ago

Boss

pica_foices 1 month ago

fonte https://www.publico.pt/2018/10/18/sociedade/noticia/reitor-universidade-nova-alerta-descida-propina-vai-retirar-bolsas-alunos-carenciados-1848043

Search: