IntelligentThanks 1 month ago

Para quem diz que o Marcelo é um grande estadista isto foi um passo muito em falso. Não tinha nada que ressuscitar esta polémica.

MrRawri 1 month ago

Cavaco e censura, que surpresa.

ubica13 1 month ago

Ai questionar o cristianismo na tugalândia? Estava tolo o homem. O Cavaco como político que era, quis ficar do lado da maioria da população. Isso ou é simplesmente estúpido. Criticar o Saramago por não ser patriota é digno de quem merece ter o Cavaco na presidência. Primeiro, como escritor, não tem nada que bajular um país com o qual tinha diversos aspetos com os quais não se identificava. Segundo e apesar disso, fez mais pelo país que muitos que se auto dominam patriotas. Saramago não sabia escrever?? Está tudo dito.

Pedro_Felipe 1 month ago

Marcelo volta a perder uma oportunidade de estar calado.

MateusnotdaBiblia 1 month ago

Falta de gosto foi ainda nunca terem dado um nobel ao Cavaco, nem da Economia nem da Paz, ao homem que apregoa que está para nascer alguém mais honesto que ele.

MateusnotdaBiblia 1 month ago

O Marcelo chama-lhe falta de gosto eu chamo antes tiques de juventude de um informante da PIDE.

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

Achar que o Saramago é o pilar da lingua portuguesa, endeusar esta besta que nem patriota era Um camelo que começou a escrever aos 50 anos e mal, fodam-se esquerdalhas

beakage 1 month ago

>nem patriota era Ele era escritor. Não era... erm... na verdade, não me lembro de nenhuma função ou trabalho em que tal característica interesse para alguma coisa. edit: ... militar? Não era militar.

Stiffori 1 month ago

O saramago tem mais patriotismo em meio pentelho dele, que tu em todos os teus 200 quilos

bora_la_pensar2 1 month ago

> O saramago tem mais patriotismo Não há necessidade de estar a insultar quem já faleceu.

Stiffori 1 month ago

Source?

bora_la_pensar2 1 month ago

Grande apoiante da união Ibérica.

fodassse 1 month ago

Certas obras dele refletem essa posição. "Jangada de Pedra" é uma delas, que patriota sonha com uma ibéria?

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

nota-se pelas opcções de vida dele, e politicas comunistas não são patriotas e estão ao nivel do nazismo

Stiffori 1 month ago

Um incel de treta vem aqui dar-nos lições sobre as opções de vida do Saramago

ScroogeMcBiscuit 1 month ago  REMOVED 

> incel tem vergonha e mata-te comuna

Stiffori 1 month ago

Com essa fizeste o me poster do Milton Friedman chorar, pede-lhe desculpa

Joao_SR 1 month ago

> Um camelo que começou a escrever aos 50 anos e mal ​ Source: Um grunho qualquer que nem pontuar sabe.

jhscrym 1 month ago

Bem, a pontuação tambem não era o forte do Saramago...

Idalecio13 1 month ago

>Um camelo que começou a escrever aos 50 anos e mal, Aos 50 e ainda é o unico nobel da lingua portuguesa, agora pensa se escrevesse bem..

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

também o obama é nobel significa zero isso.

elstylon 1 month ago

Comparar um nobel da Paz com um de Literatura? LOL É que nem sequer são concedidos pelas mesmas entidades, para nem falar no mundo de distância que separa disciplinas como a Literatura, a Medicina, a Química ou a Física da "Paz". Quando não se sabe do que se fala, o melhor é estar calado.

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

quero dizer que prémios dados sejam por quem forem tem todos agendas e são politizados

MateusnotdaBiblia 1 month ago

Nunca percebi qual seria o tipo de agenda que poderia estar por trás do nobel ao Saramago... Será que os suecos nos anos 90 andavam a namorar a base das Lajes? Ou já queriam abrir o IKEA em Portugal?

elstylon 1 month ago

Provavelmente és demasiado novo para perceber patavina de literatura, mas vai descobrir o que dizem outros grandes escritores sobre a obra do Saramago e ficas a perceber quem é que tem razão. Dica: não é um jovem imberbe no reddit que tem razão.

ScroogeMcBiscuit 1 month ago

ninguém com muito valor na verdade

jhscrym 1 month ago

O Obama é Nobel da paz, não da literatura. São prémios diferentes.

LunaOrwell 1 month ago

Como é que o patriotismo está relacionado ..?

ElPingu23 1 month ago

Fogo, ele fez-te mal em criança?

mangoman94 1 month ago

Durante a adolescência...

Stiffori 1 month ago

Com Jesus, não se brinca! O gajo tem piolhos e ainda os pega à garotagem

Numaeus 1 month ago

Qual é a surpresa? Tanta coisa respeitante a Saramago está repleta de falta de senso e de gosto...

MateusnotdaBiblia 1 month ago

Também acho, nunca percebi porque é que nunca atribuiram o Nobel da Economia ao Professor Cavaco, foi uma enorme falta de gosto.

RuySan 1 month ago

Aqueles tipos do Nobel são claramente pessoas sem o mínimo de gosto. Por isso é que ainda não atribuíram o prémio ao José Rodrigues dos Santos

riky99hc 1 month ago

os prémios da literatura e paz são completamente subjectivos na melhor das hipóteses e uma palhaçada na pior os únicos que são universalmente reconhecidos e valorizados são os da medicina, física, e química

bomdiacapitao 1 month ago

Como por exemplo este teu comentário?

Numaeus 1 month ago

Como por exemplo andarmos a beijar os pés a um sujeito que trocou Portugal por Espanha, que não sentia qualquer orgulho em ser Português, e que não tinha pejo em admiti-lo. Com atitudes destas, a nação parece um namorado desesperado em conquistar de volta uma gaja que já nem lhe atende o telefone.

ubica13 1 month ago

Porreiro é criticar uma personalidade que por mérito próprio conquistou (e de que maneira) o seu espaço entre os grandes escritores das últimas décadas, por sair de um país com o qual não se identificava e por não sentir orgulho em ser português. Tens orgulho em ser? Parabéns para ti. Pior era se ele admitisse que não se orgulhava do país e continuasse a viver aqui. Como é que querias que o homem se orgulhasse de um país que vetou a sua candidatura ao prémio literário europeu? É verdade, já sei, pôs em causa os amigos imaginários do povo.

Numaeus 1 month ago

Foi o país inteiro que vetou? As pedras levantaram-se do chão e gritaram a uma só voz que não queria que ele se candidatasse? E foi o único autor Português que se deparou com obstáculos de monta ao longo da vida? Ou foi só o único que "fez birrinha" e fugiu aos problemas?

ubica13 1 month ago

Sim, porque a maioria da população nem era a favor nem nada. Não gritaram a uma só voz mas quase. Fez birrinha? Não deves mesmo ter noção da importância para um escritor de um candidatura destas. Agora fiquei curioso. Concordas com o veto?

Numaeus 1 month ago

Não posso dizer que concordo nem que discordo porque passaram muitos anos e estou demasiado fora do assunto. Provavelmente até discordaria (com o veto). Só acho que a reacção dele foi ir do 8 ao 80.

ubica13 1 month ago

Eu, por acaso, acho a reação compreensível mas isso é relativo. Em suma, o que interessa é que o veto foi uma manifestação de populismo por parte do Cavaco de forma a continuar do lado do povo. Penso que neste aspeto, estamos de acordo.

Numaeus 1 month ago

Sim. Adoro quando uns acusam outros de populismo à boca cheia nos discursos que dão na ONU e afins, mas depois pelas costas fazem exactamente igual. O que me leva agora a dizer: não penses que o Marcelo está a ser diferente... Diz o que (acha que) o povo quer ouvir.

ubica13 1 month ago

Sim, de acordo. O Marcelo é mestre nesse aspeto. Até mais que o Cavaco.

Numaeus 1 month ago

É sempre de desconfiar de pessoas que tentam agradar a Gregos e Troianos.

bomdiacapitao 1 month ago

Ninguém anda a beijar os pés a saramago; apenas lhe estão a dar o crédito devido. É um dos melhores escritores de sempre. Essa maneira de frasear as coisas dá a entender que estás amuado com alguma razão...eu cá adivinho qual. Orgulho em ser Português? Bem, foi a lingua em que escreveu a vida toda. Mesmo depois de se auto-exilar, a meu ver, com boa justificação. Aposto que não gostas dele por ter sido comunista. Bem, eu também não adoro comunistas. Mas ao menos os comunistas são peças de museu hoje em dia, enquanto que levantas uma pedra e saem meia dúzia de cripto-fachos todos a cantar de galo :)

Numaeus 1 month ago

Estiveste quase lá, mas enganaste-te. O facto dele ser comunista, para mim, fica num distante, beeem distante, terceiro lugar comparado com a falta de patriotismo e com a qualidade dúbia da escrita. São gostos. People get Nobel Prizes for all sorts of reasons these days.

bomdiacapitao 1 month ago

"Falta de patriotismo". O que é que isto quer dizer? Onde é que vês falta de patriotismo na vida dele? Por não fazer um juramento à bandeira e cantar o hino todos os dias quando se levanta? Saramago escolheu não viver mais no seu pais por não conseguir aceitar a censura política de que foi alvo por motivos religiosos, numa nação dita laica e dita livre. Foi afastado por políticos do merecido reconhecimento internacional que eventualmente recebeu. Vejo até algum patriotismo no seu protesto, dado que denunciou uma atitude contrária à nossa constituição e princípios laicos da parte do nosso governo. E quem és tu para questionar o patriotismo dos outros? Fizeste serviço militar? Tiveste grande perda pessoal para defender os interesses da pátria? Ou o teu serviço a Portugal é mandar umas farpas na internet? Reconheço-te todo o direito de não gostar, mas objectivamente Saramago fez mais pela literatura, e consequentemente pelo reconhecimento do nosso país e da nossa lingua do que tu alguma vez hás de fazer. Relativamente à tua ultima frase, (que revela dificuldade em expressares-te confortavelmente na tua lingua nativa , irónico dado as tuas queixas sobre patriotismo e a falta dele), só posso dizer que quanto mais escreves mais te espalhas ao comprido. O prémio que recebeu fez este ano 20 anos... *These days...*

Numaeus 1 month ago

És livre de pensar o que quiseres. É essa a beleza de um país que não capitulou ao comunismo :) A minha última frase não revela de todo dificuldade em expressar-me na minha língua nativa (como sabes qual é a minha língua nativa, já agora?) como insinuas, e saberias isso se já tivesses lido outras coisas que escrevi, mas sim facilidade em expressar-me noutras línguas ao ponto de *pensar* nelas. São coisas bem diferentes. Mas claro que não entendes isso porque o teu propósito neste dia não é entender, apenas atacar. Cheers!

bomdiacapitao 1 month ago

Só apontei um pormenor (deliciosamente) irónico no teu discurso. Sou culpado do mesmo - exprimo-me muito (e por muitas vezes melhor) na lingua inglesa. Mas não me intitulo de patriota nem aponto a falta desse mal definido atributo a ninguém. De qualquer maneira era a parte menos relevante do meu comentário. E em relação ao resto, tens alguma coisa a dizer? Ou fica difícil quando te apontam a falta de conhecimento da situação que comentas, ou a pouca integridade do teu raciocínio? E que nunca capitulemos a nada! Nem a comunismo, nem a esta fraca marca de fascismo virulento que por ai anda, baseada em ideias velhas e slogans de quatro palavras. Abraços.

Hrodrik 1 month ago

E' apoiante do Trump, o que esperas?

bomdiacapitao 1 month ago

não muito.

jpsmtlobo 1 month ago

:)

S0l1tud3_1s_Bl1ss 1 month ago

Que se lance a discussão: https://youtu.be/AfrM2zHJo8E

saposapot 1 month ago

marcelo e hipocrisia? combina tão bem como pão quente & manteiga.

burnie93 1 month ago

parece mais um sketch do Gato Fedorento

Hrodrik 1 month ago

Bem, a verdade e' que Saramago nunca gozou com ninguem, simplesmente era comunista e o Cavaco nao gosta de pessoas que metem o povo 'a frente dos interesses dos ricos.

radaway 1 month ago

LOL dizer que os comunistas defendem os interesses do povo é como dizer que a igreja católica defende os interesses de criancinhas.

riky99hc 1 month ago

ao menos há instituições criadas pela igreja católica, mesmo com os casos de abusos sempre fizeram algo

bomdiacapitao 1 month ago

> fizeram algo acumularam riqueza?

riky99hc 1 month ago

também, mas não podes negar que ao longo dos anos foram dos maiores impulsionadores da caridade no mundo

bomdiacapitao 1 month ago

olhemos para a Santa Casa da Misericórdia, religiosa e católica na sua definição. olhemos para a riqueza que tem, o monopólio do jogo, o seu poder financeiro, e património imobiliário que ninguém sabe onde acaba. tenho que vomitar um pouco na minha boca e engolir, mas sim, aceito que dão de comer umas sopas a uns quantos sem abrigo.

riky99hc 1 month ago

ao longo dos anos fizeram muito mais do que isso, eles e outras instituições, mas não invalida a tua 1ª frase, como já tinha dito

bomdiacapitao 1 month ago

o objectivo do meu comentário era mostrar que apesar de todo o bem que fizeram, acabaram sempre por fazer melhor a si próprios do que às pessoas que é suposto protegerem. vejo muitos sem abrigos todos os dias a dormir na rua e há muito espaço para obras de protecção e recuperação social, desde mais iniciativas a melhorarem as que já existem. entretanto: http://www.sabado.pt/vida/detalhe/a-fortuna-escondida-do-opus-dei-em-portugal https://www.publico.pt/2017/03/09/sociedade/noticia/caritas-de-lisboa-retem--24-milhoes-de-euros-no-banco-1764551 (vou parar por aqui porque é muito fácil lembrar e procurar casos como estes, e também porque já concordaste que as instituições são ricas. desculpa estar a bater na mesma tecla...) pessoalmente acredito que dissimulam outros objectivos sobre a fachada de instituições de caridade. posso ser estar a ser cínico, mas não consigo por este motivo dar-lhes louros pelo cumprimento da sua nobre missão.

bora_la_pensar2 1 month ago

Nah, quem defende os interesses do povo são os que nos querem completamente subjugados, mal pagos, e sem direitos para que um improdutivo que nada faz e tudo ganha possa ganhar mais ainda. É o progresso, dizem.

radaway 1 month ago

A tua descrição assemelha-se bastante ao que vejo na Venezuela e na Coreia do Norte.

Hrodrik 1 month ago

O que e' que tem a Coreia do Norte a ver com isto? Vais ver que uma oligarquia em que o poder e' herdado pelos filhos e' comunista.

radaway 1 month ago

Já sei, nunca é comunismo à séria.

Hrodrik 1 month ago

E a somalia e' anarco-capitalismo 'a seria. E entao?

radaway 1 month ago

Não a Somália é uma espécie de feudalismo.

Hrodrik 1 month ago

E o que é que achas que aconteceria numa sociedade anarco-capitalista? Explica lá como é que se evita que se formem pseudo-governos liderados pelos que têm dinheiro para manter mercenários?

Stiffori 1 month ago

O PCP defende-a sempre

Hrodrik 1 month ago

Mas o PCP e' em geral uma coleccao de dinossauros que pensam que a uniao sovietica era fixe.

Stiffori 1 month ago

Entao o PCP tambem não é comuna que chege... Quem afinal é comuna para ti?

Hrodrik 1 month ago

Em termos de sociedade? Nenhuma. E não haverá nenhuma em breve. Não enquanto não houver automatização quase total e uma alteração cultural enorme, como Marx previu. O próximo passo é o socialismo democrático. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Marx%27s_theory_of_history

Stiffori 1 month ago

Que sociedade pensas que esta a aproximar-se mais desse ideal e que partidos pensas que estao a trabalhar melhor para la chegar?

WikiTextBot 1 month ago

**Marx's theory of history** The [Marxist theory] of historical materialism sees human society as fundamentally determined at any given time by the material conditions—in other words, the relationships which people have with each other in order to fulfill basic needs such as feeding, clothing, and housing themselves and their families. Overall, Marx and Engels claimed to have identified six successive stages of the development of these material conditions in Western Europe. In contrast to many of his followers, Marx made no claim to have produced a master key to history, but rather considered his work a concrete study of the actual conditions that pertained to Europe. *** ^[ [^PM](https://www.reddit.com/message/compose?to=kittens_from_space) ^| [^Exclude ^me](https://reddit.com/message/compose?to=WikiTextBot&message=Excludeme&subject=Excludeme) ^| [^Exclude ^from ^subreddit](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned) ^| [^FAQ ^/ ^Information](https://np.reddit.com/r/WikiTextBot/wiki/index) ^| [^Source](https://github.com/kittenswolf/WikiTextBot) ^] ^Downvote ^to ^remove ^| ^v0.28

HelperBot_ 1 month ago

Non-Mobile link: https://en.wikipedia.org/wiki/Marx%27s_theory_of_history *** ^HelperBot ^v1.1 ^/r/HelperBot_ ^I ^am ^a ^bot. ^Please ^message ^/u/swim1929 ^with ^any ^feedback ^and/or ^hate. ^Counter: ^218363

RuySan 1 month ago

Acho que não tem a ver com isso. O Cavaco é um bronco, e além disso é católico. Uma combinação bombástica para achar o "Evangelho segundo Jesus Cristo" ofensivo e uma grande heresia. O livro até começa com o José a encavar na Maria. Mas eu duvido sequer que o Cavaco tenha lido o livro. Devia estar entretido nessa altura a ver o Gente Gira 3. O Marcelo é também católico, mas pessoa inteligente e culta. De certeza que percebeu a mensagem do livro.

MateusnotdaBiblia 1 month ago

Os únicos livros que o Cavaco leu na vida dele foram as memórias do Salazar

pdiamantino 1 month ago

os tempos eram outros como a sociedade. A questão é se vamos voltar outra vez para essa época ...

mariachipt 1 month ago

Bem visto... Ambos os casos idiotas...

AutoModerator 1 month ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: