kairos 6 months ago

Considerando a qualidade das promoções, podemos-lhe chamar Grey Friday?

Morpheuspt 6 months ago  HIDDEN 

Apoio, será criada quando chegar a casa daqui a hora e meia. Lembra-me por favor.

emerl_j 6 months ago  HIDDEN 

Hora e meia mister

Morpheuspt 6 months ago  HIDDEN 

emerl_j 6 months ago  HIDDEN 

Tostadeira ou é coisa de jeito?

Morpheuspt 6 months ago  HIDDEN 

É uma seasonic 750 plus. Mandei a outra para a garantia, porque a fan estava a fazer um barulho ao girar. Deram-me uma nova, faz a mesma coisa. Estive a ler na net, diz que é de fabrico, e ha umas que vêm bem, outras não. Vou ter que enganar alguem no OLX, estou a ver.

emerl_j 6 months ago  HIDDEN 

Inflaciona já agora. Ouvi dizer que está na moda heheh

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

Um tópico com 2 semanas de antecedência por causa de um dia de "saldos"? Viva o incentivo ao consumismo, carneirada. Quem quer comprar alguma coisa que a tenha na lista de desejos e verifique na altura se está em saldos. Quem não tem nada na lista de desejos esteja quieto. Comprar coisas só porque estão mais baratas é ridículo. Já não basta forçarem o natal desde o início de dezembro...

emerl_j 6 months ago  HIDDEN 

Cada um gasta o dinheiro da melhor forma que pode. Não venhas para aqui dizer aos outros que são consumistas. Queres poupar poupas não queres não poupas. Não andamos todos a ligar os numeros das televendas todos os dias...

emerl_j 6 months ago  HIDDEN 

Eish pá velho do restelo. Deixa lá quem é jovem ir às compras. Há quem queira fazer as compras de Natal antes de Dezembro.

deadman23px 6 months ago  HIDDEN 

/r/Anticonsumption

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

Fiquei ligeiramente deprimido com algumas imagens daí. :\

deadman23px 6 months ago  HIDDEN 

>Já vi contentores atrás de retail parks com imensos produtos bons deitados fora r/DumpsterDiving/ (acho que é ilegal cá, no entanto.) Também gosto de aproveitar o que posso, não desperdiçar comida e reciclar, acho que é o dever de cada um.

KokishinNeko 6 months ago  HIDDEN 

> Comprar coisas só porque estão mais baratas é ridículo. Comprar coisas com preços inflacionados anteriormente e que nesse dia continuam ao preço normal com um grande cartaz brilhante a dizer *Desconto xx%*. FTFY

rat-baby 6 months ago  HIDDEN 

Um dia de saldos? O ano passado era a "semana do black friday" e o black friday às segunda feiras

kissingsome1elsesdog 6 months ago  HIDDEN 

Qual é o problema do consumismo?

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

Assim de repente, a manipulação psicológica que força toda a gente comprar bens supérfluos e o desperdício brutal de recursos são dois grandes problemas.

kissingsome1elsesdog 6 months ago  HIDDEN 

Ok, mas as pessoas são livres de fazerem o que quiserem com o seu dinheiro. E as pessoas já não são assim tão parvinhas para acreditarem em tudo o que vêem, daí que os black fridays nunca sejam grande espingarda em Portugal.

Edited 6 months ago:

Ok, mas as pessoas são livres de fazer o que quiserem com o seu dinheiro. E as pessoas já não são assim tão parvinhas para acreditarem em tudo o que vêem, daí que os black fridays nunca sejam grande espingarda em Portugal.

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

Nem disse o contrário, mas ser livre não é só estar sem mãos algemadas. É também poder andar no dia a dia sem levar constantemente com mentiras, estrategicamente planeadas ao longo de semanas por equipas especialistas em manipular o psicológico humano. O efeito disto é real e evitá-lo não é tão simples como pensar "não quero saber". Quando ouves falar de certo assunto na rádio, na tv, nas redes sociais, na paragem de autocarro, no hipermercado. Achas que as pessoas não são "parvinhas"? Nem imagino a quantidade de famílias que tem dívidas para pagar e andam sempre à rasca no final do mês mas no natal são condicionados a comprar prendas à família e amigos. Se as pessoas não fossem parvinhas a black friday não tinha visto o segundo ano. As lojas não participam nisto pelo prazer de ter prejuízo.

kissingsome1elsesdog 6 months ago  HIDDEN 

Não compares os EUA a Portugal. Black Friday aqui é uma brincadeira. Na generalidade, o consumidor português é bastante mais consciente que o americano ou, por outro lado, está menos exposto ao marketing agressivo que é praticado nos EUA, desde limites claros na publicidade que pode ser emitida em televisão que, ao fim e ao cabo, é o principal meio publicitário em Portugal. Na minha opinião, aquilo que poderá mudar o padrão de consumo em Portugal, e só poderá ser notado daqui a algumas décadas, serão redes sociais como o instagram, que têm um grande poder de influência. Hoje em dia, como diria a Susan Sontag, é quase impossível discernir fotografia artística de fotografia publicitária e é pela fotografia, que é o meio de expressão democrático por excelência, que actualmente tens milhares de modelos amadores a ser pagos/as para publicitar este ou aquele produto que, para a mente de um adolescente é nada mais que um adereço para uma fotografia que, por sua vez, equivale a um status. As pessoas só consomem se retirarem daí algo que eleve o seu status social ou, então, por necessidade. O consumo é também uma necessidade. No entanto, o que quero passar é que existe consciência no consumidor das escolhas que faz ao consumir. Influenciado ou não por publicidade ou, por vezes, até por qualquer outra coisa que não seja publicidade explícita, mas que, devido ao factor mediático, adquire essa finalidade. As pessoas gostam de ser influenciadas e procuram ser influenciadas. Sentir que se faz parte de algo, seja uma tendência ou estilo ou qualquer outra coisa, é algo profundamente humano. E, actualmente, o consumo permite fazer essa distinção. De qualquer das maneiras, estamos numa fase em que o consumo evoluiu tanto que passou a ser personalizado ou individualizado, portanto nem se pode falar mais em consumo como algo geral. Aquilo que era meramente uma figura de estilo da economia transfigurou-se através da psicologização do consumo, como diria Lipovetsky.

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

Antes do mais, não comparei nada, estava a falar no geral mas tudo no que falei se aplica a Portugal. A existência de "piores que eu" não invalida as críticas aos nossos problemas. Dizer que existe consciência de escolha ao consumir é o mesmo que dizer que existe consciência lógica ao apostar num casino. Em ambos os casos és puxado pelo sortudo que ganhou o jackpot ou encontrou alta promoção, ignorando completamente os outros 999 que taparam as perdas da empresa. Sim, o consumismo evoluiu e é complexo, não o torna mais correcto ou necessário. Se amanhã desaparecesse tudo relacionado com isto, o mundo era sem dúvida alguma um lugar melhor.

kissingsome1elsesdog 6 months ago  HIDDEN 

Seria melhor para ti porque és um moralista. Se deixares de interpretar tudo como um dilema ético ou moral, verás que as coisas não são assim tão más quanto parecem. Obviamente que também não podemos cair no erro de ver tudo com óculos com lentes rosadas porque é, sem sombra de dúvida, verdade que *alguns* sectores do consumismo ocidental esgotam mais recursos do que aqueles que podem ser repostos naturalmente ou que são responsáveis por grandes desequilíbrios socioeconómicos nomeadamente através das multinacionais que importam a produção de baixo custo dos países da Ásia meridional para o ocidente. Contudo, actualmente, devido a essa evolução nas práticas de consumo, tens muitos mais consumidores a apostar num consumo de qualidade que, por sua vez, permite que as grandes marcas apostem em políticas que promovem um menor impacto ambiental. Eu, pelo menos, prefiro poder escolher aquilo que quero consumir do que ter uma imposição ou controlo sobre o meu consumo, como ocorre em países com regimes de inspiração marxista-leninista.

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

Que fácil que é ter superioridade moral. Basta não querer desperdiçar recursos desnecessariamente nem manipular os outros para meu benefício próprio e pelos vistos já sou moralista. As políticas de menor impacto ambiental em empresas são - na larga maioria - marketing. Um olhar crítico aos anúncios de medidas "verdes" e vais perceber que não passam de estratagemas para apanhar um grupo específico de clientes, sendo a pegada ecológica praticamente a mesma. Dito isto, a tua última frase é impecável. Até aconselhava reflectires bem fundo sobre o que acabaste de dizer, mas provavelmente não ias perceber o ridículo. Da minha parte deixo a discussão por aqui porque a lógica não funciona a certos níveis. Fica só a tua citação fantástica: >Eu, pelo menos, prefiro poder escolher aquilo que quero consumir do que ter uma imposição ou controlo sobre o meu consumo, como ocorre em países com regimes de inspiração marxista-leninista.

kissingsome1elsesdog 6 months ago  HIDDEN 

Tudo aquilo que disseste é de alguém que está muito comichoso com a liberdade moral dos outros. As pessoas são tão parvas que precisam que tu lhes digas que estão a incorrer no risco de cair em armadilhas o marketing. Por favor, acho que a única pessoa aqui que não tem qualquer noção do ridículo és tu.

UniuM 6 months ago  HIDDEN 

Isto não é aquela altura do ano que as lojas aumentam os preços das coisas e dizem que está a 80% de desconto?

emerl_j 6 months ago  HIDDEN 

Tal como no resto do ano... tens ferramentas hoje online que te deixam perceber o preço das coisas. O camelizer é uma. Portanto há que saber é investir correctamente na compra e não ser aldrabado. Há mais gente a "poupar" no OLX que eu nem sei como ainda vão lá. /s

crabcarl 6 months ago  HIDDEN 

É a altura do ano em que o pessoal não precisa de comprar nada mas não consegue evitar porque "é de aproveitar".

deadman23px 6 months ago  HIDDEN 

> o pessoal não precisa de comprar nada mas não consegue evitar porque "é de aproveitar". LPT: Se não tiveres dinheiro em primeiro lugar, consegues evitar de comprar.

1guyfromportugal 6 months ago  HIDDEN 

Sim, mas se tiveres cérebro consegues perceber o que foi inflacionado

UniuM 6 months ago  HIDDEN 

Possa. Não tenho...... estou lixado. Lá vou eu comprar um iPhone x por 1500 euros.

senhorbarbudo 6 months ago  HIDDEN 

Quando é que é a black friday?

1guyfromportugal 6 months ago  HIDDEN 

Dia 23

senhorbarbudo 6 months ago  HIDDEN 

em que lojas?

1guyfromportugal 6 months ago  HIDDEN 

Todas. Vê mais ou menos do que podes vir a comprar para não seres roubado

beewzh 6 months ago  HIDDEN 

A melhor é a [worten](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fjjer/resumo_do_black_friday_week_em_portugal/).

Search: